Chás para dores musculares

As dores musculares podem resultar da acumulação de altos níveis de estresse ou da prática excessiva e desregrada de atividades físicas. Ao sentir estas dores, é muito comum que as pessoas recorram aos medicamentos disponíveis no mercado. No entanto, estes remédios podem causar efeitos secundários negativos.

Chás para dores musculares

Foto: Reprodução

Uma boa alternativa é o uso de remédios caseiros, como o preparo de chás. Existem algumas ervas que são conhecidas por possuírem propriedades terapêuticas que podem auxiliar na prevenção e no alívio das dores musculares. Veja a seguir:

Chás para tratar dores musculares

Erva doce

Por ter ação calmante e antiespasmódica que ajudam o músculo a relaxar, o chá de erva doce é ótimo para tratar as dores musculares.

Ingredientes:

– 5g de erva doce;
– 5g de canela em pau;
– 5g de sementes de mostarda;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a água para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e reserve. Junte os outros ingredientes em outra panela e jogue a água ainda quente por cima deles, deixando repousar por 5 minutos. Deixe esfriar e coe. Beba 2 xícaras deste chá ao dia.

Carqueja

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, anti-reumáticas e tônicas que reduzem a contração do músculo e evitam o inchaço, o chá de carqueja é excelente para auxiliar na redução da dor muscular.

Ingredientes:

– 20g de folhas de carqueja;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Após esse período, deixe esfriar, coe e beba 4 xícaras do chá ao dia.

Louro

Além de ser um bom relaxante muscular, o chá de louro também auxilia nos casos de má digestão.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de folhas de louro;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e depois jogue sobre as folhas de louro, deixando-as em infusão durante algum tempo. Caso prefira, adoce o chá com mel. Este chá deve ser tomado antes das refeições.

Suco de alho-poró, maçã, cenoura e gengibre

Ingredientes:

– 1 talo de alho-poró;
– 2 maçãs;
– 1 cenoura;
– Um pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até obter uma mistura bem líquida. Caso a consistência não fique muito líquida, acrescente um pouco de água ou algumas pedras de gelo.