Chás para despertar! Confira receitinhas que podem substituir o café

Se por algum motivo o café não pode entrar no seu dia a dia, não se preocupe, saiba que existem chás que ajudam a espantar o sono

Todo mundo tem aquele dia que levantar da cama é um verdadeiro sacrifício. Mas esperar a hora em que a preguiça e o sono resolvem passar é algo impensável, e mesmo com indisposição a vida exige que você deixe o cansaço de lado e siga em frente.

Para ajudar a dar disposição e energia para enfrentar um dia de trabalho ou estudo, muita gente recorre ao famoso cafezinho. Ele é uma verdadeira paixão nacional e é considerado a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água.

Mas existem também aquelas pessoas que não se agradam muito do gosto do café ou ainda não podem consumi-lo por questões de saúde. Se por algum motivo o café não pode entrar no seu dia a dia, não se preocupe, saiba que existem chás que ajudam a despertar e espantar aquele sono fora de hora. Confira algumas receitinhas a seguir:

Importante! Ter preguiça, falta de disposição ou um sono no meio do dia são coisas que acontecem com praticamente todo mundo. Mas fique atento caso esses sintomas persistam e se tornem rotineiros em sua vida. Procure sempre a opinião de um especialista da área e trate do problema com acompanhamento de um profissional.

Cuidado! É importante também prestar atenção no tipo de chá que você consome, principalmente se você não pode tomar café devido a cafeína, pois alguns desses chás para despertar também possuem o mesmo componente.

Chás para despertar

Chá de gengibre

Chás para despertar! Chá de Gengibre

Foto: depositphotos

Rico em vitaminas A, B, C e D, zinco, magnésio, selênio, potássio e outros nutrientes, o chá de gengibre, além de trazer diversos benefícios terapêuticos, emagrecer e fortalecer o sistema imunológico, também é uma excelente saída para quem deseja despertar.

Ingredientes

-1 colher (de sopa) de gengibre picado;
-200 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente o gengibre. Deixe no fogo por aproximadamente dez minutos e depois desligue. Abafe a bebida até que ela esfrie. Antes de consumir o chá, coe e adoce como preferir.

Chá preto

Chás para despertar! Chá Preto

Foto: depositphotos

O chá preto é uma bebida que, assim como o café, possui cafeína, sendo uma das melhores opções para quem deseja se manter acordado. O chá preto também possui teofilina, composto que possui relação com a cafeína e que está presente somente no chá. A bebida ainda ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, previne contra doenças como o câncer, faz bem para pele e cabelo, fortalece os ossos e beneficia o sistema digestório e nervoso.

Ingredientes

-2 colheres (de sopa) do chá verde;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Adicione as colheres de chá verde na água e ferva. Depois de pronto, desligue o fogo e abafe a bebida por cerca de três minutos. Coe antes de consumir.

Chá de mostarda, erva doce e canela

Chás para despertar! Chá de Mostarda

Foto: depositphotos

A mistura é uma conhecida receita natural para quem deseja se manter acordado por mais tempo. Além de fornecer energia para o corpo, esse chá ainda é rico em diversos nutrientes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

-1 colher (de sopa) de semente de mostarda;
-1 colher (de sopa) de erva doce;
-1 colher (de sopa) de canela;
-200 ml de água.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes junto com a água fervida. Abafe o recipiente até que a bebida esfrie um pouco e depois consuma.

Chá de guaraná

Chás para despertar! Chá de Guaraná

Foto: depositphotos

O pó de guaraná é frequentemente usado em receitas que prometem aumentar os níveis de energia do corpo, devido à grande dosagem de cafeína que possui, chegando a ser maior que a presente no café. O produto natural também pode ser utilizado em forma de chá para o mesmo fim, se tornando um dos poderosos chás para despertar.

Ingredientes

-1 colher (de sopa) de semente de guaraná;
-400 ml de água.

Modo de preparo

Amasse as sementes de guaraná, com a ajuda de um moedor, até que virem pó. Coloque uma pequena quantidade de guaraná em um infusor ou filtro de papel e acrescente a água já fervida. Deixe tampado por aproximadamente 10 minutos, retire o infusor e consuma.

Chá de malva

Chás para despertar! Chá de Malva

Foto: depositphotos

A bebida natural auxilia no tratamento de doenças respiratórias e na cicatrização de ferimentos como aftas. Além disso, o chá de malva é uma ótima opção para quem deseja retirar a sensação de cansaço e fraqueza corporal, estimulando o organismo a produzir energia física e mental.

Ingredientes

-2 colheres (de sopa) de folhas de malva;
-300 ml de água.

Modo de preparo

Pique as folhas de malva e adicione-as em um recipiente com água. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver por cerca de dez minutos. Depois de passado o tempo, desligue o fogo e deixe a bebida abafada por alguns minutos. Coe o chá antes de consumi-lo.

Chá de alcaçuz

Chás para despertar! Chá de Alcaçuz

Foto: depositphotos

Essa bebida também entra na lista dos poderosos chás para despertar. O chá doce é uma bebida que ajuda a dar bastante disposição. Apesar de ser livre de cafeína, o chá de alcaçuz é um tônico adrenal que aumenta consideravelmente a energia do organismo.

Ingredientes

-30g de alcaçuz;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e deixe ferver por cerca de dez minutos. Depois abafe o recipiente até que ele esfrie, coe a bebida e consuma.