Pular para o conteúdo

Chá marroquino: conheça suas propriedades e como prepará-lo

Que tal aprender a preparar essa deliciosa iguaria marroquina repleta de benefícios na sua casa? Confira a seguir como fazer

Cada país possui sua própria cultura, seja nos costumes, música ou até mesmo na culinária. Enquanto aqui, no Brasil, o café é a segunda bebida mais consumida, perdendo apenas para a água, no Marrocos, a bebida mais consumida é o chá, sendo o mais popular o chá verde pólvora, seguido do chá a base de menta. Também muito consumida é a bebida que une os dois sabores desses chás. No ocidente essa mistura de ervas ficou conhecida como chá marroquino.

Muito além de uma bebida, o chá marroquino é uma tradição que demonstra hospitalidade e apego aos costumes passados de geração para geração, pois além de ingerirem a bebida após cada refeição, o chá sempre é oferecido para visitas.

Que tal aprender a preparar essa deliciosa iguaria repleta de benefícios na sua casa? Confira a seguir os benefícios dos principais componentes da receita e aprenda a preparar o chá marroquino.

Chá marroquino: conheça as propriedades e como preparar essa bebida

Foto: depositphotos

Benefícios do chá verde

Queridinho daqueles que buscam emagrecer, o chá verde é extraído das folhas da mesma árvore que também serve para fazer os chás preto, branco e oolong. Grande fonte de substâncias antioxidantes, a bebida também ajuda a retardar o envelhecimento das células e combate agentes nocivos à saúde, como os radicais livres, que são os responsáveis pelo surgimento do câncer.

Ele também auxilia no equilíbrio das taxas de colesterol e açúcar no sangue, prevenindo uma série de problemas como doenças cardiovasculares e diabetes.

Benefícios da menta

Popular por dar sabor a chicletes e cremes dentais, a menta possui propriedades analgésicas que há muito tempo vêm sendo utilizadas para tratar dores. Além disso, as folhas de sabor refrescante são ótimas aliadas para um bom processo digestivo; ajudam a diminuir o congestionamento das vias respiratórias; amenizam náuseas e enjoos; fortalecem o sistema imunológico; tratam doenças do trato respiratório e contribuem para uma boa saúde bucal.

Chá Marroquino

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 punhado grande de folhas de menta fresca;
  • 3 colheres (de chá) de folhas de chá verde;
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar.

Modo de Preparo

Os ingredientes usados na receita marroquina são as folhas de chá verde pólvora, também chamado de chá verde chinês e um tipo de menta típica do marrocos. Caso não tenha acesso a esses ingredientes, basta trocar pelo chá verde e menta que encontramos facilmente em casas de chá ou lojas relacionadas. O modo de preparo que vamos mostrar aqui é o tradicional feito no Marrocos, mas nada impede que o mesmo seja adaptado.

Coloque as folhas de chá verde em um bule e ferva a água em outro recipiente. Quando a água entrar em ponto de ebulição, pegue aproximadamente 250 ml (medida de uma xícara de chá) e despeje no bule onde estão as folhas de chá verde. Deixe a mistura descansar por cerca de um minuto, adicione o líquido em uma xícara e reserve. Coloque mais 250 ml de água fervente dentro do bule, mexa-o em movimentos circulares por alguns segundos e descarte essa água.

Pegue a primeira xícara que estava reservada, coloque o líquido novamente no bule, acrescente as folhas de menta, o açúcar e cerca de 500 ml de água. Leve o bule ao fogão e deixe ferver em fogo baixo, isso irá fazer o açúcar caramelizar e dar um sabor único a bebida. Quando entrar em ponto de ebulição, desligue o fogo, sirva uma das xícaras e a derrame de novo dentro do bule. Repita esse movimento de três a quatro vezes. Esse movimento cria uma espécie de espuma, característica do chá marroquino.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.
Voltar para o topo