Chá de salsa emagrece mesmo? Descubra!

Essa bebida ajuda a desinchar e quase não possui calorias. Entenda melhor a seguir

O chá de salsa (salsinha) é uma das opções mais conhecidas de chá para emagrecer. Mas será que isso é verdade mesmo? Neste artigo você vai descobrir todo o potencial dessa planta verde, que é usada tanto na culinária quanto na medicina natural. Aprenda também como fazer as melhores receitas de chá e como tomar a bebida da forma correta.

Essa bebida, por incrível que pareça, é conhecida como uma das melhores e mais saudáveis opções de chás que existe! Está impressionado(a)? É porque você ainda não viu todos os benefícios que você vai conseguir ao consumir esse chá.

Começando com uma prévia do poder dessa bebida, já adiantamos: é uma das melhores para purificar, limpar e melhorar os rins! Então se está procurando uma bebida que ajuda a emagrecer, a manter a boa saúde e ainda recupera os danos renais, pode cessar as buscas! Você já encontrou!

Aliado das dietas de perda de peso, tratamentos renais e um potente amigo da saúde da mulher, o chá de salsa tem poderes incríveis. Por isso, preste bem atenção neste artigo e confira como transformar esse ingrediente comum que é a salsa em um potente chá!

Chá de salsa emagrece?

Na verdade, o chá de salsa ajuda a desinchar, e não a emagrecer em si. O chá ajuda em dietas de emagrecimento porque tem efeito diurético, quase não possui calorias e melhora o funcionamento do fígado.

Ramo de salsa verde

A salsa, ou salsinha, é uma hortaliça rica em nutrientes podendo ser usada em forma de chá (Foto: depositphotos)

Trocar as bebidas quentes bastante consumidas no Brasil, como café e chocolate quente, por chá de salsa pode ser um diferencial para emagrecer mais rápidoSem contar que o chá de salsa é capaz de eliminar o líquido retido no corpo, o que ajuda a eliminar medidas na região do abdômen e combate a celulite.

Para que serve o chá de salsa?

Além do emagrecimento, a lista de benefícios do chá de salsa (ou salsinha) é imensa. Aqui separamos os melhores e principais efeitos dessa bebida para o organismo humano. Confira para que serve o chá de salsa:

  • Limpa os rins
  • É anti-inflamatório
  • Melhora as defesas do corpo
  • Alivia dores da cólica menstrual
  • Previne doenças cardíacas
  • É diurético
  • Combate o mau hálito
  • Melhora a digestão
  • Trata e previne a anemia
  • Fortalece unhas, cabelos e pele
  • É antioxidante
  • Previne o câncer

Veja também: Chá de salsa: para que serve esta bebida

Benefícios deste chá

Mas é claro que vamos te explica o porquê de cada benefício dessa bebida. Veja com detalhes como o chá de salsa age em favor da sua saúde.

Limpa os rins

Em primeiro lugar, o chá de salsa faz muito bem para os rins. Essa é uma das suas maiores qualidades. É um chá muito indicado para auxiliar no tratamento de doenças renais, como pedra nos rins e infecções urinárias.

É anti-inflamatório

Os distúrbios inflamatórios podem ser tratados e aliviados com o chá de salsa. Isto porque essa planta possui vitamina C, que ajuda na prevenção de doenças inflamatórias.

Melhora as defesas do corpo

O chá de salsa contém a vitamina C e vitamina A presentes na planta. Essas propriedades são muito importante para aumentar a defesa do organismo e prevenir diversas doenças. A vitamina C também ajuda a acelerar a cura de feridas e reforçar os ossos e dentes.

Alivia dores da cólica menstrual

As mulheres que sofrem com a cólica menstrual têm um grande aliado: o chá de salsa. Devido ao seu efeito relaxante e calmante, essa bebida ajuda a diminuir dores por todo o corpo. Em relação a cólica em si, seu efeito se dá pela ação antiespasmódica.

Previne doenças cardíacas

O chá de salsa também consegue afastar os riscos de desenvolvimento das doenças do coração. Esse efeito é resultante da ação do ácido fólico em sua composição, que ajuda no controle da homocisteína.

A homocisteína é um composto químico que, em grande quantidades no corpo, pode levar a doenças cardíacas como ataque do coração, aterosclerose e derrame.

É diurético

O chá de salsa estimula o funcionamento dos rins, como já citado antes. Ele também melhora a circulação de um modo geral e elimina toxinas do corpo através da ação diurética.

É um ótimo chá para ser tomado durante tratamentos de infecção urinárias, pois expulsa os micro-organismos presentes na bexiga.

Combate o mau hálito

Esse é um daqueles benefícios escondidos, que pouca gente sabe. O chá de salsa traz a clorofila da planta em sua composição. Isso ajuda a manter o hálito fresco e agradável.

Melhora a digestão

Essa bebida estimula a produção de saliva e de enzimas essenciais para a digestão. Ambas diminuem a acidez no estômago e previnem problemas como azia e estufamento.

Trata e previne a anemia

A salsa contém ferro e vitamina C, nutrientes essenciais no tratamento da anemia. Esses componentes também são ótimos para combater a fadiga e o cansaço.

Fortalece unhas, cabelos e pele

A clorofila presente na composição do chá de salsa ajuda também a fortalecer e nutrir os cabelos, unhas e a pele em geral.

É antioxidante

Esse chá também atua na proteção e reversão dos danos oxidativos nas células. Esse problema acarreta no envelhecimento precoce e doenças de origem celular, como Parkinson e Alzheimer. Use o chá regularmente para evitar essas doenças.

Previne o câncer

A salsa possui uma substância chamada miristicina, que ajuda a inibir tumores malignos, que resultam em câncer. Uma vez que a salsa é considerada um alimento quimiopreventivo, o chá dessa bebida é indicado para quem tem histórico de câncer na família e ex-pacientes da doença.

Veja também: Benefícios da salsa para saúde do organismo

Como fazer chá de salsa

Em uma panela, coloque 2 xícaras de água e espere ferver. Quanto atingir a ebulição, desligue o fogo e adicione o equivalente a 4 colheres (de sopa) de salsa (ou salsinha). Tampe e deixe por 10 minutos. Beba sem açúcar.

Essa é a versão básica do chá. Bem simples, não é? Mas a verdade é que seu sabor não é tão apreciado por todos os paladares. Isso porque estamos acostumados a tomar chás mais saborosos, como o de hortelã e canela.

Mas não se preocupe se esse for problema, mais abaixo vamos te ensinar várias receitas deliciosas que, na verdade, são truques para melhorar o sabor deste chá. Assim, você vai poder inclui-lo na sua dieta sem problemas.

Antes, porém, vamos te mostrar como tomar essa bebida da forma correta. Confira:

Como tomar essa bebida da forma correta

O chá de salsa é um potente aliado da boa saúde, mas muita gente o consome da forma errada. Todo chá possui horários e modos de consumo específicos que melhoram o seu aproveitamento no corpo humano, e com o chá de salsa não é diferente.

O melhor horário para tomar o chá de salsa é pela manhã. Use o chá para quebrar o jejum. De estômago vazio, o organismo vai absorver rapidamente os nutrientes e propriedades medicinais desse chá.

E graças ao seu efeito diurético, em cerca de meia hora, o corpo já vai ter adquirido todos os benefícios.

Receitas de chá de salsa

Muita gente faz careta ao pensar no sabor deste chá, mas convenhamos: seria pedir demais que um chá tão poderoso como esse ainda por cima fosse super gostoso. Mas brincadeiras à parte, o chá de salsa pode ser gostoso sim! E aqui vamos te ensinar como deixar a bebida deliciosa e nutritiva.

Esse tópico foi feito especialmente para aquelas pessoas que não gostam do sabor do chá de salsa (ou da salsa em si), mas querem os benefícios que a bebida oferece. Pode ficar tranquilo(a)! Vamos te mostrar receitas que neutralizam o sabor da planta, mas mantêm todos os benefícios.

Chá de salsa com limão

Limão amarelo inteiro e em rodelas

O limão consegue melhorar o sabor desse chá (Foto: depositphotos)

Essa é aquela dica básica e simples para disfarçar o sabor da salsa e transformar esse chá em uma bebida suave e refrescante.

Receita: Coloque 1 litro de água em uma panela para ferver. Após isso, desligue o fogo e adicione 5 ramos de salsa. Tampe e deixe por 10 minutos. Em seguida, adicione o suco de 1 limão, coe e beba. Se preferir, adoce com 1 colher (de sopa) de mel.

Chá de salsa e casca de abacaxi

Abacaxi fatiado

O abacaxi é doce, compondo chás dispensa a adição de açúcar e adoçantes (Foto: depositphotos)

Entre as receitas do chá de salsa, a mais nutritiva é o chá de salsa com a casca do abacaxi. Essa mistura resulta em um chá mais doce e cítrico, que reduz bastante o sabor puro da salsa.

Receita: Em uma panela, coloque 2 xícaras de água e espere ferver. Adicione a casca lavada de meio abacaxi e deixe em fervura por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a fumaça cessar. Depois adicione 3 colheres (de sopa) de salsa, tampe e deixe por mais 5 minutos. Coe e beba sem açúcar.

A casca do abacaxi já vai trazer doçura a bebida, mas se você não achar suficiente, adicione 1 colher (de sopa) de mel. Não use açúcar, porque assim o chá vai perder nutrientes.

Veja tambémSuco de salsa emagrece e é rejuvenescedor

Chá de salsa com canela

Canela em pau ao lado do pó da canela

A salsa e a canela conseguem aumentar o metabolismo (Foto: depositphotos)

Outro alimento bastante eficiente para disfarçar o sabor da salsa é a canela. Além de melhorar o sabor (para aqueles que têm o paladar mais difícil), a canela traz para o chá outros benefícios. Melhorar o metabolismo e higienizar o organismo são alguns deles.

Receita: Em uma panela com 2 xícaras de água quente (sem ter atingido o ponto de fervura), adicione 1 pau de canela e 2 colheres (de sopa) de salsa. Misture bem e desligue o fogo. Tampe e deixe por 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

Essa também é uma das opções em que não é recomendado adoçar o chá de jeito nenhum. O uso de açúcar, adoçante e até mesmo mel vai acabar “cortando” vários efeitos positivos do chá.

Chá de salsa com gengibre

Raiz de gengibre e algumas rodelas cortadas

Unidos, gengibre e salsa consegue aumentar a queima calórica (Foto: depositphotos)

Essa é a melhor opção para quem quer usar o chá para emagrecer. Isso porque o chá de salsa já é muito pouco calórico, mas quando preparado com gengibre, aumenta a queima de calorias do corpo.

Receita: Coloque 3 xícaras de água em uma panela e espere esquentar. Antes de atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione 4 colheres (de sopa) de salsa e 1 pedaço de gengibre (entre 3 e 4 cm). Tampe por 10 minutos, em seguida coe e beba.

Nessa receita, você pode substituir o gengibre inteiro pelo gengibre em pó. A quantidade equivale a mais ou menos 1 colher (de sopa). Também é preferível que não se use nada para adoçar esse chá, uma vez que vai diminuir o efeito emagrecedor.

Quantas vezes tomar o chá?

Até 3 vezes ao dia. Como qualquer chá natural, o excesso de consumo pode ser um tiro pela culatra. E em vez de beneficiar, o exagero pode prejudicar a saúde. Dessas 3 vezes em que tomar o chá, separe 2 xícaras pela manhã (jejum e antes do almoço) e 1 xícara durante a tarde (antes do lanche da tarde).

Chá de salsa aborta?

Pode-se dizer que sim, pois aumenta as chances de um aborto espontâneo. Se você pesquisar um pouco sobre chás abortivos, vai ver o chá de salsa em quase todas as listas. Isto se deve ao fato de que a salsa afeta diretamente o útero, sendo um alimento que age nos espasmos uterinos.

O chá de salsa provoca espasmos e leve irritação no útero. No fim da gravidez, pode induzir ao parto. Já no início da gestação, pode provocar aborto. A ação espasmódica no útero é benefício para mulheres que sentem cólica, pois alivia a dor, mas em mulheres grávidas o chá oferece mais riscos do que vantagens.

De todo modo, mesmo que esteja com a gravidez saudável, não faça uso do chá de salsa. Isso vai diminuir os perigos para a gestação e para o bebê. Veja abaixo outras contraindicações dessa bebida.

Veja também: Gestantes devem ter atenção com os chás que podem causar o aborto

Contraindicações

O chá de salsa não é recomendável para diabéticos, uma vez que diminui o nível de glicose no organismo. Diabéticos fazem uso de remédios que já tem esse efeito, por isso, o chá de salsa pode ser um exagero e causar hipoglicemia.

Não exagere no uso do chá de salsa, pois pode causar sangramento vaginal, mal-estar, dores na região do abdômen e vômitos.

Salsa e cheiro verde são a mesma coisa?

Não. O cheiro verde é um tempero preparado com a salsa e cebolinha. Em alguns locais, o cheiro verde ainda tem na composição o coentro, que também é uma planta usada na culinária.

Sendo assim, apesar de conter a salsa, o cheiro verde é um tempero e não uma planta em si. Para fazer o chá, sempre use apenas a salsa, limpa e fresca.

E a salsa e salsão?

Salsa e salsão não são a mesma planta, mas são parentes. Ambas pertencem à família da umbelíferas, mas são diferentes entre si. O salsão é o conhecido aipo, que geralmente encontramos o seu caule verde na culinária.

Enquanto a salsa é aquela plantinha verde que encontramos em receitas e molhos. Apesar de terem o nome parecido, ambas as plantas não devem ser confundidas, pois têm propriedades bem diferentes.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.