Chá de noz-moscada – Benefícios da infusão

Essa semente tem ação medicinal e pode ser usada como chá ou óleo essencial

Você conhece os benefícios do chá de noz-moscada? A verdade é que poucas pessoas sabem que esse alimento, geralmente usado como tempero, também serve para produzir um chá bastante saudável. Aqui você vai descobrir tudo sobre esse uso.

A noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma árvore que pode chegar alcançar 20 metros de altura, nativa da região da Indonésia e que é cultivada em região de clima tropical e úmido do mundo inteiro.

Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz-moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos, sendo bastante utilizada no preparo de diversas receitas culinárias. Além disso, esta semente também é usada medicinalmente e traz muitos benefícios para a nossa saúde, na forma de chá.

Diferente do que muitos pensam, a noz-moscada não é uma noz. Trata-se da semente de uma fruta que se parece com o damasco. Na medicina, se faz uso do óleo e do chá dessa semente. Na culinária, usa-se mais as raspas dessa especiaria como tempero.

Quais os benefícios do chá de noz-moscada?

Devido às suas propriedades medicinais, o chá de noz-moscada é indicado para tratar diversas condições de saúde, dentre as quais estão as seguintes: cólicas intestinais e de estômago; asma; arrotos; soluços; flatulências; fraqueza de estômago; dores reumáticas; inflamações. O chá da especiaria também serve para melhorar a digestão, acabar com a insônia e amenizar as dores de dente, além de atuar como estimulante e afrodisíaco.

Sementes de noz-moscada

O chá de noz-moscada melhora a digestão e evita a formação de gases intestinais (Foto: depositphotos)

Veja abaixo a lista completa de benefícios presentes no chá de noz-moscada:

  • Melhora a digestão
  • É fonte de nutrientes
  • Diminui a ansiedade e ajuda a dormir melhor
  • Alivia cólicas menstruais e dores musculares
  • Combate os gases e as flatulências
  • É antifúngico
  • Faz bem para a pele
  • É tônico capilar
  • Combate o câncer
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Aumenta o apetite sexual

Melhora a digestão

Em primeiro lugar, vale destacar a ação digestiva do chá de noz-moscada (1). O consumo dessa bebida ajuda a facilitar a digestão, além de aumentar o apetitePor isso, se estiver sem apetite ou com a digestão difícil, tome uma xícara de chá de noz-moscada, pois pode ajudar. Também é indicado em caso de gases e azia, graças ao seu efeito carminativo (2).

É fonte de nutrientes

A noz-moscada é uma especiaria que possui alguns nutrientes importantes para a saúde. Por exemplo, é uma boa fonte de potássio, fósforo e cálcio. Possui também algumas vitaminas, mesmo que pouco, como as vitaminas B9 (ácido fólico) e A (3).

Além disso, a noz-moscada é fonte de minerais como o manganês e o cobre, que são usados pelo organismo como cofatores das atividades de enzimas antioxidantes. Estes são responsáveis por potencializar seu efeito anticancerígeno, por exemplo.

Veja também: Descubra as propriedades e para que serve a noz-moscada

Diminui a ansiedade e ajuda a dormir melhor

Devido a compostos como a miristicina e elemicina, a noz-moscada atua no sistema nervoso central, proporcionando leve efeito sedativo e ansiolítico (2). Vale ressaltar também que faz os músculos relaxarem, o que ajuda a descansar melhor e “chamar” o sono mais facilmente.

Alivia cólicas menstruais e dores musculares

Pouca gente sabe, mas a noz-moscada possui uma boa ação analgésica, que ajuda a combater principalmente as dores das cólicas menstruais e dores musculares em geral (1, 2).

O efeito analgésico é causado graças a compostos presentes na composição da noz-moscada. Apesar de ser uma vertente medicinal mais aproveitada através do óleo de noz-moscada, o chá também pode ajudar bastante. Vale a pena fazer o teste.

Combate os gases e as flatulências

Como já falamos acima, o chá de noz-moscada pode ser de grande ajuda quando o assunto é se livrar dos gases e flatulências. Trata-se de um alimento carminativo. Isto é, atua como antiflatulento, combatendo a formação e facilitando a expulsão de gases intestinais (2).

A sensação de inchaço causado pelo surgimento dos gases é horrível, isso ninguém pode discordar. No caso das flatulências, é simplesmente terrível estar em um ambiente público e sentir dificuldade de segurar a saída desses gases, que podem causar dor e sensação de mal-estar.

Sendo assim, para se livrar desse problema, procure um médico e reforce o tratamento indicado com o uso do chá de noz-moscada. Dessa forma, você unirá opções recomendadas pelo especialista com a medicina natural.

É antifúngico

Alguns estudos comprovam que o óleo de noz-moscada é uma substância com ação antifúngica. Ou seja, capaz de eliminar fungos externos ou internos no organismo. Em específico, a noz-moscada age contra os seguintes fungos: Aspergillus flavus, A. ochraceus, A. niger, A. glaucus, Fusarium oxysporum, F. semitectum, Colletotrichum musae e C. gloeosporioides (4).

Apesar do fato de que chá não possui a mesma concentração alta das substâncias antifúngicas que o óleo essencial de noz-moscada, ele ainda pode ser usado para acelerar o tratamento de doenças causadas por fungos. As principais são as doenças respiratórias.

Inclusive, também pode ser usado para lavar partes externas do corpo onde há presença de fungos. Isso pode ajudar bastante a se livrar do problema.

Faz bem para a pele

O chá e o óleo de noz-moscada são muito usados para beneficiar e melhorar a qualidade e saúde da pele. Em sua composição, há nutrientes que ajudam a eliminar a flacidez, rugas e promovem o rejuvenescimento das células (1).

Esses benefícios podem ser adquiridos através da ingestão do chá ou mesmo na aplicação externa da infusão (ou óleo) em regiões específicas da pele. Geralmente são as áreas do rosto, pescoço e mãos.

Lavar os pés com o chá de noz-moscada também ajuda a eliminar as famosas rachaduras nos calcanhares e na sola do pé em geral. Isso se deve a sua ação emoliente (2). Um produto emoliente é aquele capaz de amolecer ou suavizar regiões da pele. É sinônimo de “hidratante”.

É tônico capilar

Além da pele, a infusão de noz-moscada também faz muito bem para os cabelos (2). Esse benefício surge através do consumo do chá ou mesmo da lavagem dos cabelos com a infusão morna.

As propriedades da noz-moscada agem como fortificante dos fios, além de prevenir o excesso de oleosidade e proteger o couro cabeludo de problemas como irritações e caspa. Também age como suave hidratante.

Combate o câncer

Estudos recentes apontam que a noz-moscada possui substâncias capazes de combater o câncer. Isso acontece devido a ação antioxidante de compostos fitoquímicos presentes em sua composição (5).

Mas isso não é realmente algo tão novo assim. Há muito tempo já se desconfiava sobre a ação antioxidante dessa especiaria. A noz-moscada sempre mostrou atividade antioxidante, melhorando a saúde dos vasos sanguíneos e inibindo o crescimento de células prejudiciais, como as cancerígenas.

Melhora a circulação sanguínea

O chá de noz-moscada também ajuda a melhorar a circulação do sangue através dos vasos e artérias do corpo. O eugenol, presente na composição da especiaria, apresenta propriedades que relaxam a musculatura, promovem a vasodilatação e a melhora da circulação sanguínea (1).

Aumenta o apetite sexual

Por fim, mas não menos importante, a noz-moscada é classificada como uma especiaria afrodisíaca. Ou seja, aumenta o apetite sexual e ajuda em alguns tratamentos de saúde sexual (1, 2, 6).

Quem tem a vida sexual ativa sabe que existem períodos em que o sexo fica mais “difícil” de praticar ou mesmo surge a indisposição sexual. Isso é absolutamente normal. É causado por vários motivos, como estresse, ansiedade, má alimentação ou mesmo doenças como depressão.

O consumo do chá de noz-moscada pode ajudar nesse aspecto. A especiaria contém ativos que estimulam o interesse sexual e ajudam a manter uma performance sexual saudável. Nos homens, ainda pode ajudar no tratamento da impotência.

Como preparar o chá de noz-moscada?

O preparo do chá de noz-moscada é bem simples, na verdade. Siga as instruções abaixo para fazer o melhor chá natural utilizando essa especiaria.

  1. Em uma panela, adicione 1 xícara de água e espere ferver.
  2. Ao atingir a fervura, desligue o fogo e adicione ¼ de noz-moscada ralada.
  3. Misture e deixe tampado por 5 minutos (ou 10, se quiser mais forte).
  4. Em seguida, coe e adoce com 1 colher (de chá) de mel, se preferir.

Para aproveitar melhor todas as propriedades da noz-moscada, o indicado é ralá-la antes de preparar o chá. A posologia é de 1 xícara deste chá pela manhã ou antes de dormir, nos casos de insônia.

Usar como tempero também traz benefícios?

Sim, a noz-moscada também fornece benefícios para a saúde quando usada como tempero. Contudo, as características e propriedades saudáveis são menores quando a noz-moscada é usada na culinária. Também depende muito do tipo de receita.

Por exemplo, se você usar a noz-moscada ralada para temperar uma receita muito gordurosa, os ingredientes prejudiciais da receita vão superar os benefícios da noz-moscada, o que pode cancelar os efeitos positivos.

Contudo, a noz-moscada é considerada um tempero saudável, com propriedades benéficas para o organismo. Mesmo assim, se quiser usar para obter seus benefícios medicinais, é mais recomendado usar o chá ou mesmo o óleo essencial.

Veja também: Trate a labirintite naturalmente com o chá de noz-moscada

Onde comprar noz-moscada

A noz-moscada é um tempero conhecido, usado em muitas receitas. Por isso, não é tão difícil de encontrar. Geralmente, é possível adquirir a noz-moscada em grandes supermercados e lojas de temperos e produtos naturais.

É mais encontrada em forma de pó e raspas, mas é possível encontrar a noz-moscada inteira também. Mesmo que encontre a semente em si, nunca use-a inteira. A noz-moscada deve ser usada em pó ou ralada, seja na medicina alternativa quanto na culinária.

Precauções e contraindicações

O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes e nem por crianças menores de 2 anos de idade. Em grandes quantidades, o consumo desta especiaria pode ocasionar efeitos adversos à saúde, incluindo intoxicação e alucinações.

O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas. O consumo excessivo pode incluir outros sintomas como náusea, tontura, palpitações, sudorese e, em casos graves, até o coma.

As preparações culinárias que incluem a noz-moscada dificilmente atinge o limite máximo recomendado, que é de até 2 colheres (de chá) para um indivíduo adulto, mas também depende do peso, idade e susceptibilidade individual.

Referências

(1) ANANIEVA, Lyudmila. Óleos Essenciais para sua Saúde e Beleza. Canadá: Kobo Editions,2017.
(2) EM CASA, Enciclopédia Especial Plantas. Plantas que curam. Brasil: On line Editora.
(3) Self Nutrition Data. How to make healthy pumpkin spice fro-yo at home. Disponível em: https://nutritiondata.self.com/facts/spices-and-herbs/195/2. Acesso em: 28/11/2018.
(4) VALENTE, Vânia Maria Moreira. Caracterização de antifúngicos em óleo essencial de noz-moscada. 2005. Disponível em: http://alexandria.cpd.ufv.br:8000/teses/agroqu%C3%ADmica/2005/194456f.pdf. Acesso em: 28/11/2018.
(5) CASTRO, Helena de. Vamos Desintoxicar: Com refeições que purificam o organismo. Brasil: Editora Melhoramentos.
(6) WILSON, Maycon. Acabar Ejaculação Precoce e Ansiedade: com Alimentos Naturais. Canadá: Maycon Wilson, 2018.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.