
Em território nacional é possível encontrar, além de uma rica fauna cheia de espécies, uma flora extremamente diversificada. Uma árvore chamada mangabeira dá um fruto muito delicioso e benéfico para a saúde: a mangaba. Mas é a própria planta que é excelente nos casos de doenças mais graves, sendo muito conhecida pela sua enorme ajuda no combate à pressão alta, quando administrada corretamente e acompanhada por um médico.
A mangaba e suas curiosidades
- É também chamada de mangaba-ovo;
- Pode ser matéria prima na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa;
- Sergipe é o maior produtor de mangaba no Brasil;
- Os índios nomearam a planta de “mangabeira” e consequentemente as frutas de mangaba;
- O látex da árvore é utilizado para confeccionar uma borracha rosada;
- Mesmo sendo nativa do Brasil, a mangaba pode ser encontrada em boas condições no Paraguai e leste do Peru;
- Quando o interesse é para tratamentos medicinais, é a casca da árvore da mangaba quem é vendida em pedaços nas lojinhas de produtos naturais;
- É mais fácil a ocorrência da planta no cerrado, caatinga e litoral do Nordeste.
O chá de mangabeira
Estudos de pesquisadores revelaram que na dose correta, a mangabeira é muito indicada no combate à pressão alta, até mesmo mais eficiente que os remédios. O chá dessa planta ainda é indicado para casos de colesterol alto e diabetes. Sendo feito através das folhas ou de seu tronco, o chá de mangabeira contém propriedades que inibem a produção das substâncias causadoras da hipertensão e ainda é considerado um vasodilatador muito eficiente.
Como fazer o chá
Em uma panela, adicione duas colheres de sopa das folhas ou pedaços do tronco em meio litro de água. No caso das folhas, desligue o fogo assim que começar a levantar fervura. Tampe a panela e deixe a infusão abafada por cerca de 10 minutos. Coe e beba de 1 a 3 xícaras ao dia.
Todo cuidado com a saúde
Mesmo sendo cheia de benefícios, a mangabeira pode ser perigosa e fazer mal para os indivíduos hipertensos quando ela não é administrada na dose certa. Para evitar complicações, vá a um médico confiável que possa lhe prescrever com cuidado a dosagem certa desse chá.