Chá de hortelã emagrece mesmo? Descubra!

O chá de hortelã é uma bebida rica em sais minerais, vitaminas, fibras e proteínas

Na maioria das vezes quando se fala em chá de hortelã o que logo vem à cabeça são os benefícios que ele pode apresentar para a saúde. Entre os principais, destaque para sua ação analgésica e antiespasmódica.

Porém, o que pouca gente sabe é que o chá de hortelã também pode ajudar no processo de emagrecimento. Para isso, é necessário que o paciente siga algumas recomendações específicas, até porque, o chá de hortelã não é fonte milagrosa.

Assim, o mais recomendado é, antes de fazer uso do chá de hortelã, ou de qualquer outro chá natural, o médico deve ser consultado. Isso garantirá mais segurança no tratamento, já que os riscos de problemas passam a ser mínimos.

Chá de hortelã para emagrecer

Emagreça eficazmente usando o chá de hortelã

Chá de hortelã ajuda a emagrecer e é muito potente (Foto: depositphotos)

Embora pouco conhecida quando o assunto está relacionado ao emagrecimento, o chá de hortelã pode ser um verdadeiro aliado. Para comprovar esse poder, preste atenção no que será desvendado do chá de hortelã a partir de agora!

Calorias

O primeiro ponto que se deve levar em consideração é a quantidade de calorias existentes em uma xícara de chá de hortelã. Em uma porção de 235 ml, você encontra 2 calorias.

A título de comparação, um copo de suco de laranja natural, por exemplo, apresenta 94 calorias. Dessa forma, é possível que se faça a substituição de uma bebida pela outra sem qualquer dano para a saúde.

Fibras

O chá de hortelã também é uma bebida rica em fibras. No corpo, esse nutriente promove uma sensação de saciedade. Ou seja, você demora mais tempo para sentir fome, o que também é reflexo no tamanho do prato.

Comendo menos e demorando mais para sentir fome, você acaba ingerindo menos gordura e o seu metabolismo também passa a funcionar com mais gana. O principal benefício disso tudo é o controle do apetite.

Sensação de bem-estar

Para se conquistar o peso ideal, seja em qual for a dieta, é preciso que você esteja bem. Desta forma, o chá de hortelã pode contribuir para isso. Sabe porquê? Ele ativa os seus sentidos através do olfato.

O estresse causa uma alteração dos níveis do hormônio cortisol no organismo. Em outras palavras, isso pode prejudicar o metabolismo. No processo do emagrecimento, isso não é vantajoso para a perda de peso.

Um estudo científico patrocinado pela Nasa mostrou como resultado a redução dos níveis de ansiedade e fadiga nos pacientes que foram tratados a partir do chá de hortelã. Essa redução ficou entre 20% e 25%.

Digestão

O chá de hortelã é uma bebida que auxilia o processo digestivo, além do mais, a absorção dos nutrientes é estimulada. Nesse processo, a gordura acaba sendo transformada em energia a ser gasta, impedindo que ela se acumule no corpo.

A partir do favorecimento da digestão, também é possível evitar problemas de indigestão, inchaço e gases. Com a digestão em dia, o que também acaba ganhando é o intestino, que passa a funcionar de forma regular.

Veja tambémHortelã, uma erva repleta de benefícios

Como preparar o chá de hortelã

Prepare com atenção e cuidado o chá de hortelã e desfrute dos seus benefícios

Para obter todos os benefícios do chá de hortelã é necessário saber preparar a bebida (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer os principais benefícios do chá de hortelã quando o assunto está relacionado ao emagrecimento, agora chegou a hora de conhecer os detalhes para preparo da bebida.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • Um porção de folhas de hortelã.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que ela entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a hortelã de uma só vez. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Preserve a panela tampada.

Depois de ter passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção das folhas de hortelã utilizadas no preparo do chá. Logo em seguida, a bebida está pronta para ser ingerida. A recomendação é não usar nenhum tipo de adoçante ou açúcar.

Outros benefícios do chá de hortelã

Conheça os benefícios do hortelã para a saúde

Além de ajudar a emagrecer, hortelã possui inúmeros benefícios para a saúde (Foto: depositphotos)

O chá de hortelã é uma bebida rica em sais minerais como potássio, cálcio, magnésio e ferro; vitaminas B6 e C, além de fibras e proteínas. Por isso seu uso é amplamente difundido para resolução de muitos problemas de saúde.

“O chá de hortelã  é muito nutritivo e, faça frio ou calor, oferece uma série de benefícios… ajuda a combater dor de garganta, melhorar o hálito, ajuda a melhorar a digestão e a tratar tosses e resfriados”, afirma a nutricionista Carol Morais.

Uma das principais aplicações do chá de hortelã é contra os problemas respiratórios. Ele combate gripes e resfriados por apresentar efeito descongestionante. O tratamento com o chá de hortelã ajuda a eliminar o catarro, promovendo a limpeza do nariz, brônquios, garganta e pulmões.

A erva também é considerada um poderoso antioxidade, o que auxilia no tratamento das alergias. Para quem sofre com dor de cabeça e enxaqueca pode usufruir da hortelã para trata-las. Outro benefício vinculado a hortelã é a diminuição da temperatura corporal.

O chá de hortelã pode ser usado com para combater fadiga, exaustão, depressão e letargia. “O hortelã também possui propriedades calmantes que podem te ajudar a controlar o stress e a ansiedade”, acrescenta Carol.

A bebida é usada no tratamento da cólica menstrual, para eliminar os vermes, combate dores abdominais, náuseas e a diarreia com sangue. Ele estimula o funcionamento cerebral, ajudando na concentração e no seu estímulo.

Na dúvida quanto ao consumo do chá de hortelã, o mais recomendado é que o seu médico seja consultado. Mesmo se tratando de um ingrediente natural, ele não impede que possíveis problemas com a saúde sejam desenvolvidos.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.