Água com gengibre para emagrecer: veja receitas

De acordo com a nutricionista Camille Cesário Reis, para fazer a água com gengibre é indicado cortar a raiz em rodelas ou fazer pequenos rasgos no rizoma. Depois, é só deixar em processo de maceração, descansando por pelo menos 20 ou 30 minutos antes de ingerir.

Entre os diversos benefícios dessa bebida estão os poderes anti-inflamatório e digestivo da raiz. Além disso, indiretamente, ela pode auxiliar na perda de peso para quem deseja emagrecer.

A água com gengibre é anti-inflamatória e aumenta o gasto de calorias, por ser termogênica (Foto: depositphotos)

Detox, a água com gengibre também pode ser feita com a especiaria em pó, deixando-a ainda mais concentrada. No entanto, segundo a profissional, não existe uma forma de preparo melhor que a outra.

“Caso a água seja preparada com os pedaços da raiz, eles devem ser trocados diariamente. As quantidades a serem utilizadas são individuais e dependem de qual função é esperada”, explica Cesário.

Água com gengibre emagrece?

Além de ser um potente anti-inflamatório natural, o gengibre ainda é um alimento termogênico, ajudando a acelerar o metabolismo. Consequentemente, a água saborizada com essa especiaria também tem essas propriedades.

Para quem não sabe o que é termogênico, a nutricionista esclarece. “De forma fácil e simplificada, é quando um determinado alimento tem componentes que possuem ação de estimular a produção de calor dentro do organismo, e essa alteração de temperatura leva à queima de calorias“, explica.

Contudo, Camille Cerário explica que não existe alimento ou bebida capaz de emagrecer de forma isolada. O que vai definir essa ação é o contexto em que o ingrediente está inserido.

“Incluir o gengibre na sua alimentação pode auxiliar bem indiretamente no emagrecimento, mas não faz nenhum milagre”, destaca. Para emagrecer com saúde, é necessário mudanças na alimentação e na prática de exercícios físicos.

Outros benefícios

Assim como a raiz, a água com gengibre também age em outras partes do organismo. “Potencializa a imunidade e também age protegendo a mucosa gástrica e diminuindo quadros de náuseas e enjoos”, afirma a nutricionista.

Além disso, ela desempenha um papel importante no corpo: a hidratação. Por ser uma água saborizada, o próprio líquido permite que o organismo não sofra com as consequências da desidratação, como dor de cabeça, cansaço e até tonturas.

Receitas

Limão, canela e abacaxi são alguns dos ingredientes que podem ser associados à água com a raiz. “Quando adicionadas novas especiarias à água, ela soma-se aos benefícios já citados do gengibre”, revela a nutricionista.

Camille Cesário também explica que não há como definir uma quantidade diária para todas pessoas, pois como cada organismo é diferente, então as quantidades individuais também são.

Água com gengibre e limão

Água com gengibre e limão (Foto: depositphtos)

“O limão é rico em vitamina C, que é uma vitamina super antioxidante e que ajuda a aumentar a imunidade“, cita a especialista.

  • 2 limões cortados em rodelas e com casca
  • 1 rodela de gengibre fresco
  • 1,5 l de água.

Junte todos os ingredientes em uma jarra com tampa. Leve para a geladeira enquanto macera. (1)

Com hortelã

xícara com água de gengibre e hortelã
Água com gengibre e hortelã (Foto: depositphotos)

De acordo com a nutricionista, essa misturinha pode auxiliar na diminuição de gases intestinais. Além disso, contribui para uma melhor digestão e apresenta propriedades calmantes e descongestionantes.

  • 2 rodelas de gengibre
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 2 limões cortados em rodelas e com casca
  • ½ pepino
  • 1 l de água.

Misture todos os itens em uma jarra com tampa. Depois leve para a geladeira e tome após um descanso de, no mínimo, 30 minutos. (2)

Com abacaxi

Copo com gengibre a abacaxi
Água com gengibre e abacaxi (Foto: depositphotos)

“Por ser rico em bromelina, o abacaxi auxilia bastante na digestão e sua boa quantidade de vitamina C atua no aumento da imunidade”, conta Cesário.

  • 2 rodelas de gengibre
  • 200 g de abacaxi
  • 1 l de água.

Se o abacaxi for orgânico, ele pode ser colocado na receita com casca. Adicione os demais itens em uma jarra e leve para a geladeira.

Água com gengibre e canela

xícara com água, gengibre e canela
Água com gengibre e canela (Foto: depositphotos)

Assim como o gengibre, a canela é considerada termogênica, por isso também pode contribuir para a perda de peso. Além disso, “ajuda a controlar a glicemia, é estimulante da circulação e do metabolismo”, complementa a profissional de nutrição.

  • 2 rodelas de gengibre
  • 2 paus de canela
  • 2 peras
  • 2 l de água.

A fruta pode ser adicionada com casca, caso seja de produção orgânica. Depois que misturar todos os itens, é só aguardar o tempo de maceração de 30 minutos. (3)

Com açafrão-da-terra

Xícara com água, gengibre e açafrão
Água com gengibre e açafrão-da-terra (Foto: depositphotos)

Também chamado de cúrcuma, o açafrão-da-terra é repleto de benefícios. Segundo Camille Cesário, ele “tem propriedades antioxidantes riquíssimas, é um excelente anti-inflamatório natural, assim como o gengibre, e auxilia no processo de destoxificação natural feito pelo fígado.”

  • 2 rodelas de gengibre
  • Açafrão-da-terra a gosto
  • 1 l de água.

Adicione os ingredientes em um recipiente com tampa, guarde na geladeira e aguarde 30 minutos. Após esse tempo, a bebida estará pronta para o consumo.

Essa água faz mal?

A água com gengibre e com as especiarias não faz mal ao organismo se for consumida com consciência. Mas, “dependendo da quantidade pode ser contraindicada para pessoas com gastrite, problemas de coagulação, gestantes e para quem faz uso de alguns medicamentos de uso contínuo”, alerta a nutricionista.

Por tudo isso, é necessário consultar um especialista em nutrição para entender se a água saborizada pode ser consumida diante do quadro clínico apresentado.

IMPORTANTE! Esse tipo de bebida não substituiu a água pura.

Água com gengibre X chá de gengibre: qual o melhor?

Por ser uma raiz repleta de benefícios, como já citado anteriormente, muitas pessoas procuram consumir o gengibre de diferentes formas. Seja através de uma água saborizada, um chá ou até nos preparos culinários.

No entanto, a água com gengibre é mais aceita, pois além de auxiliar no emagrecimento, ela também não possui o gosto forte que essa raiz possui naturalmente.

Já a infusão apresenta o sabor característico do rizoma e isso acaba afastando muitos paladares. Apesar disso, a nutricionista explica que essa é a melhor maneira de receber todos os nutrientes e propriedades da raiz.

Fazendo a infusão do gengibre (na forma de chá), conseguimos extrair melhor os fitoquímicos dele”, finaliza.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Camille Cesário Reis (CRN 3 – 44408).

Referências

(1) BARROS, Lillian. “Água detox de limão e gengibre“. Santa Melancia. Disponível em: https://santamelancia.blogs.nit.pt/receitas/agua-detox-de-limao-e-gengibre. Acesso em: 21 de fevereiro de 2020.

(2) Córdoba Nutricion. “Água aromatizada com gengibre e limão“. Disponível em: http://cordobanutricion.com/agua-saborizada-con-jengibre-y-limon/. Acesso em: 21 de fevereiro de 2020.

(3) Córdoba Nutricion. “Água aromatizada com pêra e canela“. Disponível em: http://cordobanutricion.com/agua-saborizada-con-pera-y-canela/. Acesso em: 21 de fevereiro de 2020.

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.