Chá de florescência: conheça e aprenda a fazer em casa

Para preparar o chá de florescência não existe mistério. Acompanhe!

Você já ouviu falar no chá de florescência? Caso seja um amante desse tipo de bebida, certamente já deve ter ouvido, caso contrário, essa é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre esse tipo específico, inclusive como prepará-lo em casa.

O chá de florescência consiste em uma forma específica para preparar a bebida que além de sabor, vem adicionado a um toque de curiosidade. Ah! Também é importante destacar que as propriedades medicinais também estão recentes.

Na prática, o chá de florescência, também conhecido como chá florescente, nada mais é do que uma erva preparada e embalada no formato de bola que se abre quando entra em contato com a água quente.

Como preparar o chá de florescência

Para fazer em casa o chá de florescência é preciso seguir corretamente o passo a passo

O chá de florescência costuma vir embalado individualmente (Foto: depositphotos)

O chá de florescência costuma vir embalado individualmente. Isso acaba garantindo que as bolas de chá não se estraguem ou abram durante o transporte e armazenamento.

Para que as propriedades do chá de florescência sejam mantidas, a dica é ter cuidado ao armazená-lo, dando preferência aos lugares frescos e secos. A seguir, veja todo o passo a passo para preparar o chá de florescência em casa.

Ingredientes

  • 1 bule de chá ou jarra de vidro resistente ao calor;
  • 1 bola de chá florescente;
  • 4 xícaras de água quente ou fervente.

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o chá de florescência é colocar a bola de chá no bule ou jarra de vidro. Feito isso uma dica para acertar no preparo do chá é prestar bem atenção no tipo escolhido (branco, verde ou preto), já que isso vai interferir na temperatura da água.

Para preparar o chá branco, a água não deve estar fervendo; se for preto, a água deve ser completamente fervida. Com essa informação, coloque a água para esquentar em outra panela, até a temperatura recomendada na embalagem.

Quando chegar a temperatura ideal, despeje a água dentro do recipiente onde você colocou a bola do chá de florescência. Em contato com a água quente, a bola leva de três a cinco minutos para se transformar em uma floração.

Veja também: Como posso tomar os florais de Bach?

Deixe o chá em infusão pelo período de três minutos ou até obter um chá mais encorpado. Depois disso, é só servir.

Onde surgiu o chá de florescência

Para começar a desvendar os mistérios do chá de florescência, nada melhor do que começar pelo início. Indícios históricos apontam que essa variedade de chá teve origem na China, por volta da década de 1980.

A bebida começou a se popularizar nos anos 2000, quando invadiu o ocidente. Essa técnica de decoração em alimentos aplicada ao chá iniciou-se a partir da aplicação da mão de obra de artesãos, que montam à mão as flores.

Foi a partir de então que o chá de florescência passou a ser um espetáculo não só para a saúde, mas também para os olhos. Para prepará-lo, não existe muito segredo, apenas tem de prestar um pouco de atenção ao passo a passo.

Benefícios do chá de florescência

O chá de florescência combina folhas verdes e flores de plantas, sendo da mesma espécie ou não

Esse chá aumenta o metabolismo e auxilia na saúde do coração (Foto: depositphotos)

Assim como acontece com a maioria das ervas utilizadas no dia a dia das pessoas, o chá de florescência também tem lá os seus benefícios para à saúde humana. A partir de agora, você terá oportunidade de conhecer todos eles.

O chá de florescência combina folhas verdes e flores de plantas, sendo elas da mesma espécie ou de espécies diferentes. Dessa forma, fica fácil descobrir alguns dos seus benefícios, principalmente no tratamento e prevenção de certas doenças.

Porém, antes de seguir com todos os benefícios que a bebida pode proporcionar para a saúde, é bom destacar que ela não deve ser ingerida de forma indiscriminada, sendo assim, um profissional precisa ser consultado para garantir a sua eficácia.

Veja também: Floralterapia: cuide da mente e do corpo apenas usando florais

Com esse tipo de cuidado, o paciente pode evitar também alguns problemas, sobretudo alergias e interferências no tratamento de outras doenças. Por esse e outros motivos, vale a pena prestar atenção nessas dicas.

“Os chás de todas as variedades contêm altos níveis de polifenóis, antioxidantes que podem ajudar a manter o seu corpo mais saudável e alguns estudos sugerem alergia a alguns tipos de câncer”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Para que serve o chá de florescência

Na prática, o chá de florescência pode ser usado no tratamento e cura de muitas doenças. Ele protege o corpo contra a incidência de doenças crônicas, além de ser um ótimo remédio natural para evitar certos tipos de câncer.

No que se relaciona a bebida preparada com ervas, o corpo só tem a ganhar. “O chá é realmente mais saudável para você do que a água sozinha, em alguns casos, porque hidrata enquanto fornece antioxidantes”, testifica Pimentel.

O chá de florescência também aumenta o metabolismo, fazendo com que o corpo trabalhe melhor; fomenta a saúde do coração, o que faz com que doenças como infarto e outros problemas dessa natureza sejam evitados.

“Um dos benefícios dos chás para a saúde incluem: prevenção do ataque cardíaco e do acidente vascular cerebral. O chá previne a formação de coágulos sanguíneos perigosos que muitas vezes são a causa de ataques cardíacos e derrames”, alerta o médico.

Veja também: Quer mudar a cor das flores dos vasos da sua casa? Veja truque

Mais benefícios do chá de florescência

A bebida também faz com que o paciente fique longe de doenças respiratórias como gripe e resfriado; problemas relacionados a visão são mais difíceis de aparecer, assim como possíveis problemas de pele.

Dependendo do tipo de florescência utilizado, o corpo também pode ser submetido a uma desintoxicação, o que faz com que problemas como inflamações pontuais sejam mais difíceis de serem contraídos.

O chá de florescência também estimula a função cognitiva, além de estimular a diminuição do estresse. “A saúde cognitiva faz parte dos benefícios dos chás para o seu organismo. Os chás diminuem a chance de ter comprometimento cognitivo”, diz Juliano.

A bebida estimula a boa digestão e alivia certos tipos de dor. “O chá foi usado por milhares de anos como ajuda digestiva pós-refeição, e pode ajudá-lo também devido aos altos níveis de taninos”, explica Pimentel.

Cuidados adicionais

Mesmo com todos os benefícios apresentados anteriormente, o consumo de chás deve ser moderado, seja ele de florescência ou de qualquer outro tipo.

Veja também: Super calmante – Conheça a passiflora

“Novos estudos estão sugerindo que o consumo regular de chá, pode ajudar a proteger o organismo do desenvolvimento de transtorno neurológico”, como certifica o médico Juliano Pimentel. Mas, é preciso utilizá-lo com responsabilidade.

“Mas não se esqueça, é importante visitar o médico para saber quais chás não são recomendados para você”, acrescenta Juliano Pimentel.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.