Chá de coentro – Benefícios e propriedades

Esse chá pode ser usado para eliminar enxaqueca, ansiedade e constipação

Você já ouviu falar que o chá de coentro traz benefícios para a saúde? Nesse artigo você vai ver quais são esses benefícios e ainda como preparar a bebida.

O coentro (Coriandrum sativum) é bastante utilizado na culinária da região Nordeste do nosso país, como um tempero essencial no preparo de pratos cozidos, apresentando um aroma e sabor mais fortes e acentuados que a salsinha.

Originária do Oriente, essa planta é uma excelente fonte de ferro, magnésio, manganês e fibras dietéticas. Por isso, vem sendo utilizado há muitos anos, na forma de chá, como um remédio natural para tratar o estômago e o intestino, auxiliando no controle da flatulência.

O coentro pode ser utilizado por completo: suas folhas são um excelente tempero no preparo dos alimentos; as suas sementes, além de tempero, também podem ser utilizadas como ingrediente de chás medicinais; e a raiz também pode ser usada como tempero, no entanto, só é utilizada no sudeste asiático.

Quais as características do coentro?

O coentro é uma planta originária da região do Mar Mediterrâneo.  Trata-se de uma erva de caule ereto e perene, que pode atingir até 60 centímetros de altura. Atualmente, é parte essencial da cozinha tradicional de diversos países do continente asiático, além da África e das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

No entanto, tanto as folhas como as sementes da erva são usadas na medicina popular. Principalmente no sudeste asiático, onde o chá de coentro é indicado para o tratamento de problemas dos sistemas gastrointestinal, urinário e respiratório.(1)

Punhado de coentro amarrado com corda

Chá de coentro pode agir no controle da flatulência, pois cuida do estômago e do intestino (Foto: depositphotos)

As folhas do coentro possuem um aroma bastante característico devido a presença do óleo essencial chamado coriandrol ou d-linalol. A planta é mais adaptada a climas mais quentes, principalmente em regiões temperadas. Por essa razão, é bastante popular em países da América do Sul, parte da Europa e Índia.

Outra característica da erva são as raízes finas. As folhas também apresentam esse aspecto e durante o verão costuma ser a época de floração, no Brasil entre os meses de maio e junho. Por isso, as plantas de coentro apresentam pequenas flores rosas ou brancas, que se transformam em sementes após secas.

Relatos sobre o uso de partes do coentro para o preparo de chás ou de outros compostos medicinais datam de mais de três mil anos e de diferentes regiões do mundo.(2)

Estudos mais recentes revelaram que as partes mais usadas da erva contém diversas substâncias benéficas para a saúde. Entre as principais estão substâncias que possuem efeitos diuréticos, de diminuição do colesterol, antifúngico e ansiolítico.

Além disso, ele também é um estimulante natural, sudorífico e carminativo. Ou seja, atua contra os problemas de gases intestinais.(3)

Veja também: Chá de salsa: para que serve esta bebida

As propriedades e os benefícios do chá de coentro

Devido às suas propriedades diurética, adstringente, estimulante e anti-inflamatória, o chá de coentro proporciona diversos benefícios à nossa saúde, dentre os quais podemos destacar os seguintes:

  • O chá preparado com as folhas secas do coentro proporciona benefícios no tratamento da fadiga e de enxaquecas
  • Combate a flatulência, a má digestão, a anorexia nervosa e problemas estomacais
  • No uso externo, este chá é utilizado no combate ao reumatismo e nas dores das articulações
  • Regula o período menstrual
  • Também pode ser utilizado para combater enjoos, vômitos, inapetência, cólicas e gases intestinais
  • Age no controle da diabetes
  • As sementes do coentro também são conhecidas por reduzirem o nível de colesterol
  • Auxilia nos casos de ansiedade, nervosismo e excesso de apetite
  • O óleo feito a partir da semente do coentro atua no combate às dores de cabeça, inchaço, conjuntivite, reumatismo, úlceras na boca e hemorróidas

Propriedades nutricionais da erva

O coentro é uma erva que além de trazer inúmeros benefícios, possui poucas calorias. Por exemplo, um quarto de xícara (de chá) das folhas frescas de coentro, equivalente a quatro gramas da erva, possui menos de 10 calorias.

Ao mesmo tempo, as folhas são ricas em diversos tipos de vitaminas, como as vitaminas C, K, A e E, além de algumas do complexo B, como o folato e a colina. O coentro também apresenta pequenas quantidades de sais minerais. Sendo assim, é possível encontrar cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio. Tudo isso sem apresentar gorduras que sejam prejudiciais à saúde.(4)

as sementes também apresentam um alto valor nutritivo. Com isso, podem ser utilizadas no preparo de chás, com apenas 15 calorias por colher (de sopa), que é o equivalente a cinco gramas de sementes de coentro.

Ao contrário das folhas, as sementes possuem poucas vitaminas, apresentando apenas uma pequena quantidade de vitamina C e de B3, também chamada de niacina.

Semente de coentro em uma panela e folhas da erva ao lado

As sementes de coentro também possuem efeito antioxidante (Foto: depositphotos)

Em compensação, elas apresentam uma grande quantidade de sais minerais, como por exemplo cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Além disso, as sementes de coentro possuem uma quantidade significativa de potássio, sódio, zinco, manganês e selênio, que são absorvidos pelo organismo.(5)

O nutricionista e especialista em nutrição esportiva Ítalo Rodrigues informa que tanto as folhas, quanto as sementes do coentro possuem efeito antioxidante. Essas substâncias “retardam o envelhecimento e previnem contra diversos tipos de doenças, inclusive o câncer”, diz ele.

As folhas e sementes podem ser trituradas e usadas na preparação de alimentos. Como uma forma de substituição do sal de cozinha, destaca Rodrigues.

Veja também: Coentro e suas sementes como remédios caseiros

O chá de coentro é indicado para quê?

Como já foi dito, o coentro é usado há milênios no tratamento de diversos problemas de saúde. Sendo que a principal forma de uso é o chá. De acordo com Rodrigues, o chá de coentro é bastante indicado por profissionais. Principalmente, em casos de pacientes que sofrem com enxaqueca, ansiedade, constipação, diabetes e dislipidemias, nome médico para colesterol alto.

A ansiedade é um estado de medo excessivo, que acarreta em várias reações no corpo e atinge uma grande parcela da população atualmente. Nos casos mais graves é necessário um tratamento à base de medicamentos, que ajudam a controlar esses sintomas.

Algumas pesquisas descobriram que tanto as folhas, quanto as sementes de coentro possuem componentes com efeito ansiolítico. Ou seja, podem ajudar pessoas que sofrem com problemas de ansiedade e insônia.

Uma dessas principais substâncias é o linalol, que é mais presente nas sementes. O linalol forma a maior parte do óleo essencial que pode ser extraído do coentro e possui propriedades anticonvulsivantes, sedativas e ansiolíticas.(1)

Outros estudos indicaram que o chá ou extrato das folhas e sementes da erva possuem um efeito de liberação de insulina no sangue, que pode ser semelhante ao produzido pelos medicamentos tradicionais.(6)

Ele serve para perder peso?

De acordo com o nutricionista Ítalo Rodrigues, o chá de coentro não é o mais indicado por profissionais para quem deseja perder peso. Principalmente por não haver estudos que revelem essa qualidade presente na erva.

Por isso, ele indica que o chá verde é mais efetivo, uma vez que atua diretamente na perda de peso. Mesmo assim, “independente do chá, esses alimentos apenas irão acelerar o processo de perda de peso em cerca de 5%, o restante do resultado é em decorrência da dieta como um todo”, destaca Rodrigues.

Dessa maneira, é importante aliar o consumo de chás e outras substâncias com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Como preparar o chá de coentro?

Ingredientes

– 1 colher (de sopa) de coentro

– ½ litro de água

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até que levante fervura. Em outro recipiente, coloque o fruto do coentro bem lavado e derrame a água fervente por cima. Em seguida, tampe o recipiente e aguarde por aproximadamente 15 minutos. Coe e, se preferir, adoce com mel. Beba o chá sempre após as refeições.

Para que serve o suco de coentro?

Além dos chás, o suco feito a partir das folhas frescas de coentro também é bastante usado na medicina popular. O suco do coentro, quando analisado em laboratório, apresentou substâncias com atividades antimutagênicas.

Ou seja, que protegem as células e evitam que elas sofram mutações que podem ser prejudiciais. Como é o caso do câncer, por exemplo.(3)

Suco de coentro em um copo

O suco de coentro, assim como o chá, trata problemas intestinais (Foto: depositphotos)

Na medicina tradicional indiana, chamada de Ayurveda, o suco de coentro é usado para tratar problemas intestinais, como diarreia e náuseas e até mesmo para diminuir a febre.

Além disso, ele é tradicionalmente misturado com bananas, como uma forma natural de regular a atividade intestinal. Outra forma tradicional de uso de coentro é misturando com um pouco de açafrão da terra ou cúrcuma. Quando preparado dessa maneira ele é usado como uma máscara facial para tratar cravos, espinhas e hidratar peles ressecadas.(7)

Contraindicações e cuidados

De acordo com o nutricionista Ítalo Rodrigues, o coentro é considerado uma erva de Classe 1. Ou seja, ele pode ser consumido em segurança, desde que seja utilizado de maneira correta.

“No entanto, o único sintoma que pode ocorrer é ardor nos lábios numa pequena porcentagem de pessoas, que possivelmente seja alérgica a algum componente do coentro”, destaca Rodrigues.

Contudo, é necessário ter atenção com a quantidade ingerida. Isso porque, quando tomado em excesso o chá de coentro pode causar lesões renais devido ao efeito diurético.(3)

Como plantar em casa?

Você viu nesse artigo quais são os benefícios do chá de coentro e em quais casos ele é indicado pelos nutricionistas. Também pode acompanhar como o coentro é uma erva bastante presente na culinária brasileira, principalmente nos pratos tradicionais das regiões Norte e Nordeste.

Por essa razão, a erva fresca é facilmente encontrada em supermercados e feiras livres. Mas, para quem quer plantar a erva em casa, a boa notícia é que ela é de fácil cultivo e se adapta a todo o território nacional. No entanto, precisa que a temperatura média fique sempre acima dos 20ºC.

Veja também: Não sabe escolher coentro? Aprenda como comprar esse vegetal sem cometer erros

Para plantar em casa é preciso ter acesso as sementes, que são vendidas em lojas de produtos agrícolas. A terra deve ser rica em matéria orgânica e mantida sempre úmida, mas não encharcada.

O vaso com a erva deve ser mantido em exposição direta a luz do sol. Já a colheita pode ser feita entre 30 ou 70 dias após a germinação das sementes. O coentro pode ser plantado durante todo o ano, sendo que a melhor época é durante os meses da primavera.(8)

*Artigo feito com a colaboração do nutricionista especialista em nutrição esportiva Ítalo Rodrigues (CRN6 – 13041), mestrando em ciências da nutrição.

Sobre o autor

Jornalista (Mtb-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio. Atualmente atua na área de redação para web, nas áreas de educação, beleza e saúde alternativa. Além da formação no curso superior, possui experiência em produção de vídeo, diagramação de livros e revistas e marketing.