Chá de chia emagrece mesmo? Fique sabendo!

Quem vai responder a essa pergunta é o médico especializado em nutrição, Juliano Pimentel

Quando o assunto é o emagrecimento, algumas ervas despontam na lista das mais usadas. Entre elas, a chia. Mas será que o chá de chia emagrece mesmo? A teoria acabou ganhando força devido a indicação de certos profissionais ligados a saúde e também pelos resultados de pesquisas pontuais.

Nesse sentido, a chia pode ser incluída de várias formas na dieta diária, porém, antes de fazer isso, o mais sensato é recorrer a um profissional médico. Isso vai garantir que o ingrediente seja usado da forma correta e sem danos ao seu bem-estar.

Só para você ter ideia do quão benéfica a chia é para a saúde, ela é rica em nutrientes, ômega 3 e fibras. Seja em relação ao emagrecimento ou qualquer outro benefício, a chia pode ser usada na forma natural, a forma de chá, óleo e como farinha.

A partir de agora, chegou a hora de tirar todas as dúvidas em relação ao consumo da chia. “A semente de Chia se tornou um dos alimentos mais populares da comunidade de saúde: elas (as sementes) são fáceis de digerir quando preparadas adequadamente”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Chá de chia emagrecer?

O chá de chia é uma ótima opção para quem deseja queimar a gordura

Além do chá, a chia pode ser consumida em forma de farinha e de óleo (Foto: depositphotos)

Depois de ver essa breve introdução sobre os benefícios da chia para a saúde, sobretudo no que diz respeito ao emagrecimento, chegou a hora de constatar todos eles. O primeiro objeto de estudo trata das propriedades emagrecedoras do chá de chia.

Afinal de contas, o chá de chia emagrece mesmo ou não? A resposta para essa pergunta é bem simples, o chá de chia emagrece sim. Para comprovar esse fato, vejo o que declarou o médico Juliano Pimentel.

“A semente de chia se classifica entre as principais fontes de proteína baseadas em plantas; uma ótima opção para quem deseja aumentar a massa muscular, queimar a gordura e equilibrar os níveis de açúcar no sangue”.

Apesar dos benefícios que a chia pode oferecer no que diz respeito ao emagrecimento, o chá de chia só surte os efeitos emagrecedores desejados se ele for usado em paralelo a uma dieta equilibrada e a inclusão de práticas de exercícios físicos.

Veja também: Como perder peso sem ter que comer menos

Devido a presença dos diversos nutrientes, sobretudo a fibra, o chá de chia tem o poder de prolongar a sensação de saciedade, justamente por criar um certo volume no estômago. Algumas estudos também comprovam essa eficácia.

A semente ainda ganha pontos por ser boa para o intestino grosso, já que as fibras insolúveis servem de alimento para as bactérias benéficas que formam a flora intestinal.

“Uma das características que tornam as sementes de chia tão únicas é que elas podem absorver até 10 vezes seu próprio peso na água; elas podem prolongar a hidratação e melhorar a absorção de nutrientes”, explica Juliano Pimentel.

Como fazer o chá de chia

Adoçar o chá de chia com açúcar, adoçante ou mel não é recomendado para quem quer emagrecer

Você pode combinar a esse chá, o limão e a hortelã (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer todos os poderes emagrecedores do chá de chia e como inclui-lo na sua rotina para alcançar o poder emagrecedor, agora você vai ter oportunidade de acompanhar o passo a passo no preparo do chá de chia.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de chia.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. No mesmo instante, você já pode acrescentar a quantidade de sementes recomendada na receita. Assim que levantar fervura, marque cinco minutos e desligue o fogo.

Deixe a mistura repousar por mais 10 minutos. Não esqueça de preservar a panela tampada. Antes de beber, a recomendação é pegar uma peneira é passar todo o chá por ela. Isso vai facilitar a retirada das sementes.

Para quem tem o propósito de emagrecer, o chá de chia deve ser tomado antes das refeições. Dessa forma, a dosagem diária não deve ultrapassar as três xícaras. Vale lembrar que adoçar o chá com açúcar, adoçante ou mel não é recomendado.

Veja também: Como fazer chá de chia

Benefícios da chia

O chá de chia é rico em antioxidantes e por isso atua na prevenção dos envelhecimento celular e da pele

Além de emagrecer, a chia favorece a saúde digestiva e do coração (Foto: depositphotos)

Além de ser usado com o propósito de eliminar o peso extra, o chá de chia pode ser aplicado no processo de tratamento e cura de muitas outras doenças. Isso acontece devido a composição nutricional da chia.

Essas sementes são ricas em minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, ferro e niacina. Vitaminas do complexo B, ômega 3 e fibras alimentares também são identificadas na composição da chia.

Ação antioxidante

A chia possui ação antioxidante, dessa forma, ela pode ser usada no combate aos radicais livres. Sendo assim, um dos efeitos provocados por esse benefícios é a prevenção dos envelhecimento celular e da pele.

De acordo com o médico Juliano Pimentel, “os antioxidantes aceleram os sistemas de reparação da pele e evitam mais danos, pode prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro devido a inflamação, diz.

Saúde digestiva

Por ser um alimento rico em fibras, a chia faz bem para o sistema digestivo. Ela evita a prisão de ventre e ajuda na regulação do intestino, fazendo com que ele funcione regularmente.

Isso acaba sendo a chave para que o paciente viva melhor. “Uma porção pode fornecer a ingestão de fibra recomendada para o dia, de acordo com a American Dietetic Association”, destaca juliano.

Veja também: Usando as sementes de chia contra a prisão de ventre

Saúde do coração

Outro benefício que coloca a chia como relevante ingrediente natural é a possibilidade de ajudar no combate a doenças ligadas ao coração. Sendo assim, a chia ajuda a reverter a inflamação, regula o mau colesterol e diminui a pressão arterial.

Diabetes

A semente de chia é rica em ácido alfa-linolênico, que ajuda a prevenir distúrbios metabólicos. “A dislipidemia (excesso de gordura no sangue) e resistência à insulina, são dois fatores que contribuem para o desenvolvimento da diabetes”, orienta o médico.

Saúde dos ossos

A chia também apresenta propriedades que podem ser usadas em favor do fortalecimento ósseo. Isso reforça essa parte do corpo e faz com que doenças características sejam evitadas.

“Ela também contém boro, que é outro nutriente essencial para a saúde óssea. O boro ajuda a metabolizar cálcio, magnésio, manganês e fósforo para um crescimento saudável de ossos e músculos”, testifica Juliano.

Veja tambémSuco de chia – Emagreça e fortaleça a saúde

Para finalizar as indicações dos efeitos benéficos da chia, Juliano Pimentel endossa. “Uma porção de chia por dia pode te ajudar de diversas maneiras, não somente na queima de gordura e perda da barriga”.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.