Chá de capim-limão para emagrecer

O capim-limão contém propriedades que ajudam a manter o metabolismo acelerado, contribuindo para o emagrecimento

Os chás costumam ser fortes aliados para quem deseja curar, de forma natural, inúmeras doenças e sintomas. A bebida serve ainda para aqueles que pretendem emagrecer de forma saudável. Uma das principais ervas que contribuem para a perda de peso é o capim-limão.

Mas segundo o especialista Juliano Pimentel, o consumo sozinho dos chás não traz nenhum milagre. “Para que surtam efeito, você deve utilizá-los sempre em conjunto com uma alimentação de verdade (cortando comidas processadas e açucaradas) e com a prática regular de atividades físicas.”

Emagrecimento com capim-limão

Emagreça de forma saudável à base do chá de capim-limão

Capim-limão é capaz de ajudar e muito no emagrecimento saudável (Foto: depositphotos)

O capim-limão contém propriedades que ajudam a manter o metabolismo do organismo acelerado, o que facilita a queima de gordura corporal, contribuindo para o emagrecimento.

O chá de capim-limão também serve como um diurético natural, ajudando a a eliminar qualquer excesso de líquido, uma das principais causas do inchaço na região do abdômen.

Por ter propriedades responsáveis por auxiliar o processo digestivo, o chá de capim santo também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal.

Para utilizar o chá de capim santo para o emagrecimento, busque consumi-lo junto com uma dieta equilibrada e uma xícara da bebida, preferencialmente, meia hora antes das três principais refeições do dia.

Além de aliar o consumo da bebida natural com uma dieta leve e saudável, para que o resultado seja ainda mais eficaz, busque também praticar exercícios físicos diariamente.

Como preparar o chá?

É importante saber preparar o chá de capim-limão para melhor aproveitar dos seus benefícios

Assim como todo chá, o de capim-limão também necessita dos cuidados básicos de preparo (Foto: depositphotos)

Use uma colher  de capim-limão para cada xícara de água utilizada. Coloque a água para ferver e depois de pronta desligue o fogo e adicione a erva. Deixe o recipiente abafado por aproximadamente 15 minutos e consuma logo em seguida.

Contraindicações

É indispensável ficar atento(a) para as contraindicações do chá de capim-limão

Como toda bebida natural, o chá de capim-limão também tem suas contraindicações (Ilustração: depositphotos)

Apesar de ser uma bebida benéfica e natural, em alguns casos, o consumo do chá de capim-limão pode prejudicar a saúde.

Mulheres que estão em processo de gestação ou de amamentação devem evitar o consumo da bebida, pois a mesma pode afetar a saúde do feto ou até mesmo da mãe.

Pacientes que sofrem de gastrite também precisam evitar o consumo do chá de capim-limão, assim como pessoas com hipotensos ou hipotireoidismo.

Aqueles que fazem uso de medicamentos sedativos só devem consumir o chá de capim-limão sob supervisão de um profissional da área de saúde.

O consumo em excesso do chá de capim-limão pode levar o indivíduo a sofrer de hipotensão e baixar a pressão arterial em níveis perigosos.

Veja também: Receita de chá desintoxicante à base de capim-limão

Controle emocional com capim-limão

Muitas pessoas costumam ter descontroles emocionais e a maioria delas desconta a tensão e os problemas na comida, o que prejudica a dieta e desregula toda a alimentação.

Uma outra forma que o capim-limão tem de contribuir para o emagrecimento é graças ao seu poder de ajudar no controle emocional, ajudando a combater a depressão, ansiedade e nervosismo.

Outros benefícios do capim-limão para a saúde

Capim-limão é rico em benefícios para a saúde humana

Não faltam benefícios para a saúde proporcionados pelo capim-limão (Foto: depositphotos)

Além de contribuir para o emagrecimento, o chá de capim-limão traz diversos outros benefícios para à saúde. Mas o consumo da bebida não deve substituir nenhum tratamento receitado por um médico, deve servir apenas como um complemento.

A bebida natural ajuda no processo da digestão, trata problemas relacionados ao estômago, alivia inchaços, contribui para o combate à depressão, insônia, estresse, ansiedade, infecções na pele, dores no corpo, asma, tosse, catarro, dores de cabeça, reumatismo, diarreia, entre vários outros.

O chá de capim-limão serve como aliado para tratamento de azias e cólicas intestinais e também combate às flatulências em excesso.

Além de combater às cólicas intestinais, o chá de  capim limão também é um excelente tratamento alternativo para acabar com as cólicas menstruais.

Devido às substâncias tranquilizantes presentes na composição do chá de capim-limão, a bebida natural também ajuda a promover um bem-estar e tranquilidade.

Receitinha detox para emagrecer rápido

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.