Chá de boldo ou canela: Veja qual o melhor e quando usá-los

Cada bebida possui propriedades medicinais específicas e por isso não é possível compará-las, uma vez que cada erva age de maneira diferente

As ervas são remédios naturais poderosos, mas que precisam ser utilizadas de forma correta para atingirem os seus propósitos medicinais.

Além disso, algumas pessoas ainda podem querer comparar certas plantas e especiarias com relação aos seus benefícios. Um exemplo disso é a comparação feita entre boldo e canela.

Cada bebida possui suas propriedades medicinais específicas e por isso não é possível compará-las, uma vez que cada erva age de maneira diferente no organismo. Por exemplo, enquanto a canela é termogênica, antioxidante e antibiótica, o boldo é diurético, digestivo e antibactericida. Desta forma, dependendo do resultado que se quer alcançar, o tratamento muda.

Qual o melhor chá: canela ou boldo?

Chá de boldo ou canela: Veja qual o melhor

Foto: depositphotos

O chá de canela é indicado para quem deseja emagrecer, isto porque a especiaria – por ser termogênica – consegue acelerar o metabolismo e a gordura é facilmente queimada de forma mais rápida. Além disso, esta infusão ainda pode regular a taxa de insulina no sangue, sendo um remédio natural indicado para quem tem diabete tipo 2. Outros benefícios do chá de canela são: melhoria na digestão, combate dos radicais livres, regula o nível de colesterol e ameniza os sintomas da gripe.

Já no caso da bebida feita com as folhas de boldo, os efeitos benéfico são bem diferentes. Por exemplo, pessoas que possuem alguma disfunção no intestino ou no estômago podem se beneficiar com o uso deste chá. Além disso, a erva trata problemas como prisão de ventre, azia, gases e os efeitos indesejados que surgem após o consumo de bebidas alcoólicas. Quem possui gastrite ou problemas na vesícula biliar podem ser tratadas com a infusão de boldo.

Chás na gravidez

Apesar de serem dois remédios naturais muito importantes no tratamento de certos problemas de saúde, o chá de canela e de boldo não devem ser consumidos durante a gravidez. Esta recomendação é dada por todos os médicos, uma vez que estas ervas podem provocar má formação no feto. Sendo assim, grávidas não devem consumir nenhum destes chás.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.