Chá de banana – Benefícios e propriedades

O chá de banana possui grandes benefícios e propriedades saudáveis, mas, de fato, é menos conhecido do que as outras bebidas feitas com a fruta, como vitaminas e sucos, por exemplo. Entretanto, é uma forma diferente e muito eficiente de consumir os benefícios naturais que esse fruto oferece.

O preparo do chá de banana é muito simples e fácil, ótimo para os iniciantes no preparo de chás. Fácil de encontrar em qualquer mercado, feiras de frutas e verduras e hortifrutis, a banana é um ingrediente rico em nutrientes e excelente para a manutenção dos sistemas e funções do corpo.

Aprenda sobre as vantagens de consumir o chá de banana e como prepará-lo corretamente.

Propriedades do chá de banana

Muitas pessoas nem imaginam que dá para fazer chá de banana. Isso se deve porque geralmente usamos ervas e plantas para a produção de chás. Contudo, algumas frutas são ingredientes de chás. É o caso da banana.

Chá em xícara branca

O chá de banana é feito com toda a fruta, incluindo a casca (Foto: depositphotos)

O preparo do chá de banana é uma das maneiras de consumir os benefícios contidos nessa fruta. Entre os principais nutrientes presentes na sua composição estão o potássio, fósforo, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6.

Para quê serve o chá de banana

Existem várias utilidades benéficas no chá de banana, por isso confira algumas delas que separamos para você:

  • Ajuda a musculatura e os ossos
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial
  • Auxilia na digestão
  • Combate a diarreia
  • Previne a diabetes.

A seguir você pode entender um pouco mais sobre cada um dos tópicos listados anteriormente.

Ajuda a musculatura e os ossos

A banana é uma das frutas favoritas dos atletas, isso porque ela ajuda a manter os ossos funcionando bem e ajuda em diversas áreas de desenvolvimento muscular, proporcionando firmeza e resistência. Além disso, é indicado para o relaxamento muscular, após treinos ou câimbras.

Mas esse benefício não se manifesta apenas nos atletas. O consumo regular da banana ou o seu chá traz benefícios também para pessoas que praticam atividades físicas de forma amadora e regular.

É muito recomendada para ser consumida por crianças de 2 a 10 anos (devido ao desenvolvimento da estrutura óssea) e por idosos, uma vez que ajuda na firmeza e força dos ossos.

Ajuda a reduzir a pressão arterial

Devido ao potássio na composição da banana, o chá dessa fruta ajuda no controle da hipertensão arterial. (1) É bastante recomendado para pessoas que sofre de pressão alta, e também para ser consumido regularmente por quem se alimenta de muito sódio e gordura.

Auxilia na digestão

O chá de banana ajuda também na degradação de carboidratos pelo organismo. Como a dieta básica do brasileiro é composta por parte de carboidratos, o chá dessa fruta ajuda no funcionamento do estômago no trabalho de digerir a comida. (1)

Combate a diarreia

O chá de banana é indicado também para o tratamento de diarreias. A banana em si já é conhecida por seu efeito de aliviar dores de barriga que causam diarreia, pois causa leve constipação. (2)

Em quem possui o intestino regulado, a banana apenas reforça a qualidade do trabalho intestinal. Para quem passa por períodos de intestino solto, o chá de banana pode proporcionar alívio ao prender o intestino de forma natural e leve.

Previne a diabetes

A prevenção da diabetes se dá através de uma substância encontrada na banana chamada de amido. (3) Esse elemento promove a sensação de “saciedade e faz o intestino funcionar melhor, portanto o organismo libera menos insulina no sangue.” (1) Consequentemente, há a prevenção da diabetes.

Receita de chá de banana simples

Ingredientes

  • 1 banana (sem manchas na casca e sem machucados)
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, você deve lavar bem a banana inteira. Solte-a da penca e a leve direto para a pia, com casca e tudo. De preferência, esfregue a casa com uma esponja limpa, a fim de retirar todas as impurezas da superfície.

Feito isso, corte as pontas da banana, mas a mantenha com a casca. Ferva 1 litro de água e adicione a banana quando atingir a fervura. Deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo.

A água vai ficar com uma tonalidade amarelo escuro ou mesmo marrom. Retire a banana e reserve. Coa a água e seu chá está pronto.

O ideal é consumir o chá sem açúcar, mas se preferir ele doce, pode usar 1 colher (de sopa) de mel para 1 xícara do chá. Embora, o uso do chá puro realça os benefícios da banana.

Se preferir, pode usar somente as cascas da banana para fazer o chá. Os benefícios são os mesmos, mas lembre de lavar bem as cascas antes de utilizá-las.

Receita de chá de banana com canela

Ingredientes

  • 1 banana (sem manchas na casca e sem machucados)
  • 1 litro de água
  • 1 canela em pau.

Modo de preparo

O modo de preparo do chá de banana com canela é bem semelhante à receita do chá comum. A única diferença é que, quando a água atingir ponto de fervura, você deve adicionar a canela e deixar por 5 minutos, só após isso adicionar a banana.

Se preferir que o chá não fique com tanto gosto da canela, você pode fazer a substituição da canela pela banana na panela após os cinco minutos de fervura da água. Dessa forma o chá vai ficar com um sabor suave da canela apenas.

O que fazer com a banana com que se faz o chá?

Depois de aprender a fazer o chá de banana, você deve estar se perguntando: mas e o que eu faço com a banana usada para fazer o chá? A resposta é simples! A banana fervida ainda é comestível, inclusive a sua casca.

Em muitos países europeus e africanos, a banana é consumida dessa forma. Fervida, partida em rodelas e comida com casca e tudo. Então já pode ser um lanche saudável a ser consumido junto com chá.

Acompanhamentos para o chá de banana

O chá de banana é muito saboroso e nutritivo. Ideal para compor lanches da manhã e da tarde. Você pode consumi-lo com a banana cozida do seu preparo, com alguma fruta ou mesmo com bolachas de arroz ou tapioca.

Referências

(1) Secretaria de Educação do Governo de São Paulo. “Nutrinformativo”. 2015. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/cise/wp-content/uploads/2015/01/Nutrinformativo-Janeiro-e-Fevereiro2015.pdf. Acesso em 9 de abril de 2018.

(2) BIANCHI, Márcia. “Banana Verde – Propriedades e Benefícios”. Disponível em: http://www.valemaisalimentos.com.br/material/BananaVerde-Propriedades_e_Beneficios.pdf. Acesso em 9 de abril de 2018.

(3) CARMO, Ana Flávia do Santos. “Propriedades funcionais da biomassa e farinha de banana verde”. Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://sistemas.eel.usp.br/bibliotecas/monografias/2015/MBI15005.pdf. Acesso em 9 de abril de 2018.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.