Ameixa: benefícios, tipos e receitas com a fruta

Rica em fibras, a ameixa ajuda a soltar o intestino e combater a constipação. Esse efeito laxante está presente em todos os tipos, na preta, amarela e vermelha.

De acordo com a nutricionista Creuza Nunes, os vários tipos desse alimento também são antioxidantes e anti-colesterol. Tudo isso sem contar na contribuição da fruta no processo de emagrecimento.

Ameixa cortada ao meio
A ameixa é um poderoso laxante, capaz de combater o intestino preguiçoso (Foto: depositphotos)

Além disso, a ameixa possui importantes nutrientes para a saúde, principalmente das crianças. “A fruta possui cálcio, magnésio, fósforo, vitamina C e vitaminas do complexo B”, explica Nunes.

Benefícios da ameixa

Segundo a nutricionista, para usufruir desses benefícios, é preciso consumir a ameixa fresca e de forma in natura. Dessa maneira, ela mantém todas as suas propriedades, vitaminas e minerais.

1. Solta o intestino

Essa fruta se destaca entre as demais devido a sua composição nutricional. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, riboflavina e fósforo, a ameixa ainda apresenta um bom conteúdo de fibras.

Por essa razão, a fruta “apresenta muitos benefícios à saúde devido ao seu alto poder laxativo, ajudando a regularizar o funcionamento do intestino preso, prevenindo a constipação“, afirma a nutricionista.

Além das fibras, outras substâncias também contribuem com esse efeito protetor no intestino. “A ameixa contém o sorbitol, um tipo de laxante natural que ajuda a reter água, amolecendo as fezes“, destaca.

No entanto, a nutricionista alerta para a importância na ingestão de água, principalmente para quem sofre com um intestino preguiçoso. A recomendação da profissional é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, pois sem a quantidade de água necessária as fezes ficam ressecadas.

2. Protege as células e os tecidos

Ainda de acordo com Creuza Nunes, a fruta possui uma ação antioxidante frente aos radicais livres. Na prática, o alimento possui substâncias que evitam o desgaste de células e tecidos.

Esse benefício não só previne o envelhecimento precoce de pele e cabelos com também ajuda na prevenção de doenças degenerativas como câncer, problemas cardiovasculares, diabetes etc.

3. Reduz o colesterol

A nutricionista lembra também do efeito redutor de colesterol que a ameixa possui, graças as boas quantidades de fibras em sua composição. Portanto, é mais uma justificativa para a ação preventiva de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda a emagrecer

“A ameixa pode ajudar sim, no processo de emagrecimento, por conter uma boa quantidade de fibras, o que traz maior saciedade“, revela a especialista em nutrição.

A importância das fibras na dieta começa na primeira etapa da digestão, quando a comida ainda está na boca. Isso porque, alimentos fibrosos demandam um tempo maior de mastigação, fazendo com que o cérebro entenda que o corpo já está saciado.

Portanto, a nutricionista recomenda o consumo da fruta em lanches intermediários entre o café e o almoço ou o almoço e a janta.

Tipos de ameixa: preta, amarela ou vermelha

  • Ameixa preta: com a casca preta e a polpa de cor vinho, essa variedade se destaca pelas vitaminas A, B e C. Além disso, é fonte de minerais como  potássio, fósforo, ferro, cálcio e zinco
  • Ameixa amarela: tanto a polpa quanto a casca desse tipo de ameixa possuem um tom amarelado. Essa versão da fruta tem um alto teor de açúcar, sendo também a mais ácida. Por oferecer mais energia que as demais, ela é a que tem um pouco mais de calorias e de proteína
  • Ameixa vermelha: casca vermelha com polpa amarelada, é assim que essa fruta se apresenta. Além disso, ela possui maior quantidade de vitamina A que as outras.

De acordo com Creuza Nunes, apesar das diferenças, todos os tipos de ameixas contêm boas quantidades de fibras.

Outros tipos: ameixa em calda ou seca

Além das variedades in natura da fruta, existem duas versões industrializadas muito conhecidas e consumidas pelos brasileiros, a ameixa em calda e a seca.

No primeiro caso, trata-se de um produto com valor calórico superior ao das frutas secas e in natura. Isso porque, a versão em calda leva açúcares, corantes e conservantes.

Já quando a ameixa está seca, significa que ela está desidratada e por essa razão há pouca água, concentrando ainda mais açúcar.

“O processo de desidratação faz com que os nutrientes como fibras, vitaminas e minerais fiquem concentrados e algumas vitaminas podem ser perdidas nesse processo”, explica Nunes.

Receitas com a fruta

A nutricionista recomenda o consumo da ameixa in natura, mas dá dicas de como preparar receitas naturais e saudáveis. Dessa forma, você diversifica o cardápio e ainda pode aproveitar dos benefícios dessa fruta. Confira!

Água de ameixa

Jarra com água de ameixa
(Foto: depositphotos)

Para a profissional, essa água saborizada facilita a digestão dos alimentos e ainda ajuda a regularizar o funcionamento intestinal.

“Só colocar 4 unidades de ameixa preta picadas em um copo de água, cobrir e deixar por uma noite. Pela manhã, tire as ameixas e tome apenas a água”, ensina.

Chá de ameixa

(Foto: depositphotos)

Para quem prefere um chá, a especialista recomenda um feito a partir das ameixas secas. Segundo Nunes, essa infusão é muito indicada para prisão de ventre.

  • 2 ameixas secas
  • 1 xícara de água.

Coloque as ameixas em uma panela com a água. Acenda o fogo e aguarde ferver durante oito minutos. Após esse tempo, coe e sirva sem adoçar.

Suco de ameixa

(Foto: depositphotos)

Outra opção de bebida para quem sofre com o intestino preguiçoso é um suco laxante indicado pela nutricionista. Além da ameixa, o mamão também entra na lista dos ingredientes e contribui para tratar e prevenir a prisão de ventre.

  • 100 g mamão papaya
  • 3 ameixas secas sem caroço
  • 1 laranja
  •  1 copo de água
  • 1 colher (de chá) de semente de chia.

Adicione todos os ingredientes no liquidificador. Depois de bater, é só consumir sem coar.

Geleia de ameixa

(Foto: depositphotos)

Está de dieta, mas não resiste a um docinho? Então, essa receita é para você!

  • 500 g de ameixas ainda com casca, mas sem caroço
  • 100 ml de água
  • 3 colheres de açúcar mascavo ou adoçante culinário.

O primeiro passo é colocar as ameixas, a água e o açúcar em uma panela e ligar o fogo na temperatura média. Deixe por 20 minutos ou até ferver ao ponto de atingir a textura da geleia. Em seguida, aguarde esfriar e guarde em potes de vidro com tampa para ser armazenada na geladeira.

Dúvidas frequentes sobre o consumo

Chegou até aqui e ainda tem alguma dúvida sobre a ameixa? Então, veja as perguntas e respostas a seguir que retratam as principais questões do consumidor a respeito dessa frutinha.

1- Quantas calorias tem uma ameixa?

“Uma ameixa preta com cerca de 5 g possui em média 12 calorias totais. Uma unidade de ameixa vermelha tem em média 19,32 calorias em uma porção de 40 g”, conta Creuza Nunes. Segundo a profissional, trata-se de um alimento com baixa caloria.

2- Quantas ameixas pode comer por dia?

“Podem ser consumidas todos os dias para quem tem dificuldade de ir ao banheiro e que sofre de constipação intestinal. Já para quem tem o funcionamento regular, recomendo consumir 3 vezes por semanas“, explica.

3- Pode comer a casca da ameixa?

De acordo com a nutricionista, não há nenhum problema em consumir a casca. Inclusive, essa parte costuma ter a maior quantidade de fibras, minerais e outros tipos de compostos.

No entanto, para aproveitar dos benefícios dessa parte da fruta, é indicado fazer uma higienização minuciosa. As frutas devem ser imersas em uma solução de uma colher (de sopa) de água sanitária para cada litro de água. (1)

4- Existe contraindicação ou efeito colateral?

“Não, apenas para aquelas pessoas que apresentem alguma sensibilidade ao consumo de ameixa”, confessa a profissional.

Além disso, quem deseja aproveitar do efeito laxante natural da fruta e quer prevenir a prisão de ventre, deve unir o consumo dessa fruta com a ingestão de água. Assim, solta o intestino e combate a constipação.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Creuza Nunes (CRN-25439/PE).

Referências

(1) MAYER, Newton Alex; FRANZON, Rodrigo Cezar; RASEIRA, Maria do Carmo Bassol.”Pêssego, nectarina e ameixa”. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2019. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/202654/1/500P-500R-Pessego-nectarina-ameixa-ed01-2019.pdf. Acesso em: 23 de março de 2020.

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.