Chá de maçã: benefícios e como fazer

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O chá de maçã é uma bebida feita com as cascas e polpa da fruta e traz inúmeros benefícios para a saúde, entre os quais estão a melhora no funcionamento de todo o aparelho digestivo e a redução do colesterol ruim.

Pensa que é só isso? Não mesmo. A infusão serve também para desintoxicar o organismo e atuar no emagrecimento.

O melhor de tudo é que existem várias receitas, como o chá de maçã com canela, com gengibre e outras especiarias que potencializam os efeitos da bebida. Descubra tudo sobre isso a seguir.

Quais os benefícios do chá de maçã

O chá de maçã é feito com a polpa e com as cascas da fruta (Foto: Freepik)

O chá de maçã é muito simples de ser feito, basta acrescentar a casca e a polpa de uma maçã média cortada em cubos pequenos em duas xícaras de água fervente, deixar abafado por cerca de 10 minutos, para, em seguida, coar e beber. 

Bem fácil, não é? Veja os principais benefícios dessa bebida a seguir!

Estimula o funcionamento do sistema digestivo 

Um dos principais benefícios do chá de maçã é o de proporcionar uma melhora significativa no funcionamento de todo o sistema digestivo, principalmente no intestino

Esse efeito é derivado da presença da pectina, um tipo de fibra alimentar solúvel em água que é encontrada em grande quantidade na polpa e na casca da maçã e pode ser completamente aproveitada através do chá. (1)

O que acontece é que essas fibras não são digeridas pelo ácido estomacal e por isso passam inteiras para os intestinos delgado e grosso, sempre absorvendo bastante água pelo caminho.

Devido a isso, elas melhoram a textura das fezes, evitando que fiquem muito fluídas ou muito ressecadas.

Essa ação permite que esse chá seja eficiente tanto para tratar a diarreia, quanto a constipação. (2)

Mas não é apenas no trato intestinal que esse cházinho faz efeito, não. Algumas substâncias encontradas na casca da maçã protegem o estômago contra a ação nociva de medicamentos e do aumento da acidez estomacal

Isso por causa da capacidade de reforçar a barreira natural do muco que reveste as mucosas (tecido que cobre partes úmidas do corpo).

Desse modo, pode ajudar a aliviar aquela sensação de queimação característica da azia e proteger contra o aparecimento de úlceras. Tudo de maneira 100% natural e sem nenhum risco para a saúde. (3

Ajuda a perder peso com saúde 

Sabia que além de gostoso, o chá de maçã pode te ajudar a emagrecer com saúde? A bebida possui poucas calorias e contém boas quantidades de fibras. 

As fibras presentes na infusão aumentam a sensação de saciedade e faz comer menos, já que sente menos fome ao longo do dia. (3

A fruta ainda tem pouco valor energético, 59 calorias por 100 gramas por porção. (4)

No entanto, a perda daqueles quilinhos extras nunca dependem de apenas um fator. Aliado ao consumo do chá é preciso ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Reduz o colesterol 

Quer mais um motivo para colocar o chá de maçã de uma vez na sua rotina? A bebida favorece a redução do colesterol graças aos compostos fitoquímicos encontrados na polpa e na casca. 

A ação antioxidante dessas partes impedem a deterioração da gordura e evitam que ela se “agarre” nos tecidos. 

As fibras solúveis formam uma película protetora no intestino delgado, impedindo a absorção do colesterol ao mesmo tempo em que arrasta esse material para o intestino grosso, onde ele é expelido junto com as fezes. 

Devido a esses dois fatores, o consumo frequente da fruta, ou do chá dela, pode reduzir em até 25% as taxas de colesterol no sangue. (5)

Impede a ação dos radicais livres 

Os compostos antioxidantes fazem mais do que “apenas” controlar o colesterol no sangue.

Essas substâncias impedem que algumas moléculas instáveis produzidas após a oxidação das células, chamadas de radicais livres, circulem como queiram pelo organismo e comecem a se prender às células saudáveis. 

Quando elas fazem isso, acabam provocando uma reação nas partes saudáveis, que também começam a se degradar, criando um efeito dominó, que deixa o corpo mais frágil e mais suscetível a vários tipos de doenças. (6)

Desintoxica o organismo

Esse chá promovendo uma limpeza completa no organismo. 

A infusão é capaz de favorecer a eliminação de vários de tipos de toxinas, em especial o ácido úrico. 

Esse processo de limpeza ocorre devido às propriedades depurativas (de eliminar toxinas presentes no sangue) e diuréticas (de aumentar a produção de urina), que favorece a redução dos inchaços causados pela retenção de líquidos. (7)

Como fazer algumas variações do chá?

O chá de maçã pode ser combinado com outros ingredientes para potencializar seus efeitos (Foto: Freepik)

Chá de maçã com canela e mel 

A partir daquela base simples você pode fazer várias outras receitas de chá de maçã, como é o caso dessa, que concentra os sabores da fruta combinados com o da canela e do mel

Para preparar é bem simples. Acrescente em 1 xícara de água bem quente, a casca e a polpa cortada em cubos de meia maçã e 1 canela em pau e deixe tudo abafado por 10 minutos. Em seguida basta coar, adoçar com mel e beber quente ou acrescentar gelo. 

Chá de maçã com gengibre 

Leve a casca e a polpa de meia maçã de tamanho médio ao fogo junto com uma colher (de chá) de gengibre fresco ralado e 1 xícara de água filtrada. Quando levantar fervura desligue, tampe a panela e deixe descansando por 10 minutos. Depois disso é só coar e beber. 

Chá de maçã com camomila 

Use meia maçã cortada em cubos para cada colher (de chá) de camomila e 1 xícara de água fervente. Coloque tudo em uma panela, que deve ficar tampada por 10 minutos, depois basta coar, se desejar adoce com mel e beba ainda quente.

Chá de maçã com hibisco 

Coloque duas colheres (de sopa) de flores de hibisco, 1 maçã inteira cortada em cubos e 1 canela em pau em um litro de água fervente e deixe descansar, em um recipiente tampado, por 15 minutos. 

Passado esse tempo, coe e consuma o chá ao longo do dia, sem adicionar açúcar. 

Como tomar o chá de maçã?

Não há qualquer contraindicação para o consumo do chá de maçã, mas é preciso prestar atenção ao misturar outras ervas ou especiarias em caso de gravidez ou tratamento com medicamentos de uso controlado. 

Além disso, nunca deixe o chá pronto de um dia para o outro, porque ele perde boa parte do seu sabor e propriedades terapêuticas.

Por fim, não é necessário tomar mais do que três xícaras por dia, pois é suficiente para absorver todos os benefícios dessa infusão.

Referências 

(1) RAUPP, Dorivaldo da Silva et al. Propriedades funcionais-digestivas e nutricionais de polpa-refinada de maçã. Scientia Agricola, v.57, n.3, p.395-402, 2000. Disponível em:  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162000000300004. Acesso em: 31 de outubro de 2019.

(2) PATEL, Vaibhad et al. Phytochemical and Pharmacological Profile of Malus Domestica: An Overview. International Journal of Current Biomedical and Pharmaceutical Research, v.2, n.2, p.334-338, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Manodeep_Chakraborty/publication/266065125_Phytochemical_and_Pharmacological_Profile_of_Malus_Domestica_An_Overview_a_b_c_d/links/555d6a7c08ae6f4dcc8c3817/Phytochemical-and-Pharmacological-Profile-of-Malus-Domestica-An-Overview-a-b-c-d.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2019.

(3) CARRASCO-POZO, Catalina et al. Apple Peel Polyphenols Protect against Gastrointestinal Mucosa Alterations Induced by Indomethacin in Rats. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.59, p.6459-6466, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1021/jf200553s. Acesso em: 31 de outubro de 2019.

(4) Universidade de São Paulo. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Food Research Center (FoRC).Versão 7.0, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca. Acesso em: 31 de outubro de 2019.
(5) SALGADO, Jocelem Mastrodi; CURTE, Fabiana; MANSI, Débora Niero. Effect of gala apples (Malus domestica Borkh) on lipidemia of hyperlipidemic rats. Food Science and Technology, v.28, n.2, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612008000200032. Acesso em: 31 de outubro de 2019.

(6) HAMAUZU, Yasunori et al. Phenolic Profile, Antioxidant Property, and Anti-influenza Viral Activity of Chinese Quince (Pseudocydonia sinensis Schneid.), Quince (Cydonia oblonga Mill.), and Apple (Malus domestica Mill.) Fruits. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.53, p.928-934, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1021/jf0494635. Acesso em: 31 de outubro de 2019.

(7) FILIPOVICH, Rosario Hidalgo et al. Beneficios de la manzana (Malus domestica) en la salud. Revista de Investigación e Informarción en Salud, v.11, n.28, 2016. Disponível em: http://www.revistasbolivianas.org.bo/scielo.php?pid=S2075-61942016000300009&script=sci_arttext. Acesso em: 31 de outubro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.