Chá de abacaxi com canela: como fazer, benefícios e consumo

Aprenda como fazer chá de abacaxi com canela e conheça os benefícios e o modo de consumo dessa bebida. Aqui você vai descobrir que o chá natural que une abacaxi e a especiaria canela é capaz tratar problemas de saúde, ajudar a emagrecer e reforçar a imunidade.

Em primeiro lugar, é importante frisar que a maioria dos chás de abacaxi não são feitos com a polpa da fruta, e sim com a casca. Isso porque, segundo especialistas em nutrição, a casca do abacaxi concentra mais nutrientes para o chá do que a parte comestível da fruta.

De acordo com o nutricionista Sidrack Lucas Vila Nova, “a casca do abacaxi contém mais vitamina C e vitaminas do complexo B do que a polpa, além de ser uma fonte de minerais como cálcio, potássio e ferro”.

Desse modo, aqui você confere as melhores receitas do chá de abacaxi com canela e descobre todos os benefícios do consumo dessa bebida.

Chás de abacaxi com canela

Confira a lista dos melhores chás de abacaxi com canela:

  • Chá simples de abacaxi com canela
  • Chá detox de abacaxi, canela e gengibre
  • Chá de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá vermelho de abacaxi, canela e hibisco
  • Chá verde de casca de abacaxi e canela.
Chá de abacaxi e canela

O abacaxi é rico em vitamina C e a canela possui propriedades antioxidantes (Foto: depositphotos)

Receitas de chá de abacaxi com canela

Veja todas as melhores receitas de chás que possuem abacaxi e canela em sua composição. Os ingredientes são baratos e fáceis de encontrar, então não há desculpa para não consumir esse chá. Confira:

Chá simples de abacaxi com canela

Para preparar a versão básica do chá de abacaxi com canela, você vai precisar das cascas de meio abacaxi, 200 ml de água pura e 1 pau de canela. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto. Assim que a mistura ferver, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos. Depois, retire as cascas e a canela, e beba.

Lembre que o chá tem mais eficácia quando não há a adição de açúcar. Mas, se você é do tipo de pessoa que simplesmente não consegue beber chás sem açúcar, prefira adoçar usando mel de abelha. Apesar de ainda conter açúcares, o mel também traz benefícios para o organismo.

Chá detox de abacaxi, canela e gengibre

Esse chá detox é a melhor opção para quem faz o uso com a intenção de emagrecer. Em uma panela, coloque 200 ml de água, as cascas de meio abacaxi e deixe ferver. Assim que atingir a fervura, desligue o fogo e coloque 1 pau de canela e aproximadamente 100 g de raiz de gengibre picada. Tampe a panela por 15 minutos. Coe e beba, em seguida.

Sobre os benefícios desse chá detox para emagrecer, a princípio podemos citar o seu potencial termogênico. Ele aumenta a temperatura do corpo, o que proporciona maior queima de gordura. É ideal para reforçar dietas de emagrecimento e acelerar a perda de peso.

Chá de casca de abacaxi com cravo e canela

Em uma panela, coloque 1,5 litro de água e a casca de 1 abacaxi médio. Antes de adicionar a casca na água, lembre de lavar bem e cortá-la em pedaços. Adicione 1 pau de canela e 5 cravos-da-índia e espere ferver.

Assim que atingir o ponto de ebulição, mexa a mistura com uma colher e desligue o fogo. Tampe a panela por 10 minutos. Em seguida, retire todos os ingredientes de dentro do chá. Se preferir, coe. Pronto! O chá pode ser consumido ou conservado na geladeira.

Contudo, um detalhe importante é que se conservado na geladeira, o chá só vai poder ser consumido gelado posteriormente. Nesse caso, não é indicado aquecê-lo novamente, pois a mudança de temperatura pode alterar as substâncias e fazer mal ao organismo.

Chá vermelho de abacaxi, canela e hibisco

Coloque as cascas de meio abacaxi e 200 ml de água em uma panela. Leve ao fogo alto até o ponto de fervura. Em seguida, desligue o fogo e adicione 1 pau de canela e 1 colher (de sopa) de hibisco. Depois, tampe a panela e deixe apurar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

O hibisco entra nessa receita como um grande reforço ao chá. Trata-se de uma erva bastante diurética, que ajuda o organismo a eliminar líquido retido e reduzir inchaços. É uma das plantas mais queridas por quem está em processo de perda de peso.

Chá verde de casca de abacaxi e canela

Para preparar esse chá é muito simples. Leve ao fogo 1,5 litro de água, a casca de 1 abacaxi fresco, 1 pau de canela e 1 colher (de sopa) de chá verde (a planta, não a bebida). Assim que atingir a fervura, tampe a panela e desligue o fogo. Deixe por 5 minutos. Em seguida, coe e beba.

Quando esfriar, conserve o restante na geladeira. Não o aqueça novamente, pois vai alterar as substâncias. Portanto, só consuma esse chá gelado após levar à geladeira.

Trata-se de uma chá diurético, que ajuda a combater a retenção de líquido e o inchaço na região abdominal. Sendo assim, pode ser um dos segredos para reduzir medidas.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical, conhecida por seu sabor e refrescância. Contudo, não é só pelo sabor que essa fruta é bastante consumida. O abacaxi também é rico em benefícios e propriedades nutritivas. Conheça mais sobre as propriedades do abacaxi e da sua casca.

Aumenta a imunidade

Como mencionado pelo nutricionista Sidrack Lucas Vila Nova, o abacaxi possui vitamina C, ajudando na imunidade do corpo. Também contém vitaminas B1 e A. Esses nutrientes são essenciais para manter uma boa imunidade e resistência do organismo.

A fruta também pode ser usada no tratamento de vários problemas, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. É muito recomendado para o tratamento de gripes e resfriados.

Ameniza os efeitos e absorção de gorduras

O abacaxi é uma excelente pedida para amenizar os efeitos da gordura de refeições como churrascos, por exemplo. Muitas pessoas comem 1 rodela de abacaxi após as refeições, como sobremesa. Além do sabor, o abacaxi ajuda a digerir gorduras e absorvê-las menos.

Ajuda no funcionamento do intestino

Sendo uma fruta rica em água e fibras, o abacaxi ajuda tanto a facilitar a digestão quanto no funcionamento do intestino. Isso é ótimo para evitar problemas como gases e inchaço, que podem estar aumentando as medidas da região abdominal.

É desintoxicante

O abacaxi é um ingrediente-chave em receitas de bebida desintoxicantes. Isso se deve ao fato da fruta possuir uma potente enzima chamada bromelina. Essa substância ajuda na digestão, assim como a desobstruir o fígado das gorduras e toxinas acumuladas.

Benefícios da canela

Veja quais são os benefícios do consumo da canela.

É antioxidante

A canela possui polifenóis, que são substâncias antioxidantes. Segundo o médico Juliano Pimentel, os antioxidantes protegem o organismo dos danos oxidativos provocados pelos radicais livres. (1)

Sendo assim, ingerir alimentos antioxidantes ajuda a combater o envelhecimento precoce e na prevenção de doenças como distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Diminui os níveis de açúcar no sangue

Ainda de acordo com o médico, o composto da canela pode agir de forma semelhante a insulina. Dessa forma, ajuda a diminuir o nível de glicose no organismo, prevenindo os picos dessa substância no corpo. (1)

Seu uso é recomendado, inclusive, para diabéticos e pessoas com propensão genética a sofrer de doenças relacionadas à glicose.

Combate infecções e inflamações

A canela também possui propriedades benéficas à saúde quando o assunto é tratar infecções e inflamações.

No caso do combate às infecções, essa capacidade se dá devido à presença de Cinamaldeído. Esse é o principal componente ativo da canela, conhecido por sua eficiência no tratamento de infeção. Por isso, é eficaz no trato infecções respiratórias causadas por fungos.

Já no caso das inflamações, o benefício é resultado também da ação dos antioxidantes presentes na composição da canela.

Contraindicações

Nesse artigo você conheceu as receitas de chás de abacaxi com canela. Aqui você descobriu também os benefícios e modo de consumo de cada chá. Contudo, é bom ressaltar que a ingestão dessa bebida possui algumas contraindicações.

As propriedades da canela não são indicadas para mulheres gestantes e crianças com menos de 6 anos de idade. Isso porque esses são períodos da vida onde há constante flutuação hormonal, que pode ser prejudicada pelo consumo excessivo da canela.

Devido a acidez do abacaxi, pessoas com problemas gástricos também precisam tomar cuidado com o consumo desse chá. Principalmente pessoas que sofrem com queimação estomacal e estômago sensível. Nesses casos, busque uma opinião médica.

*Artigo feito com a colaboração do nutricionista materno-infantil Sidrack Lucas Vila Nova (CRN 20387/P), doutorando em nutrição.

Referências

(1) PIMENTEL, Juliano. “10 principais benefícios da canela para a sua saúde“. Dr. Juliano Pimentel, 2018. Disponível em: https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/beneficios-da-canela-saude-saude/. Acesso em 29 de maio de 2018.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.