Casa arrumada! Siga esses 4 passos e organize sua casa em apenas um dia

É necessário mobilizar todas as pessoas da casa para manter o ambiente sempre organizado. Veja as dicas da youtuber Tamires Heredia para o lar

De acordo com a pesquisa Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres trabalham 7,5 horas a mais que os homens. Isto porque, há a dupla jornada na vida da maioria das brasileiras, uma vez que, além do trabalho remunerado, elas se dedicam também à limpeza e cuidados do lar.

Para diminuir esta disparidade de horas trabalhadas, é necessário mobilizar todas as pessoas da casa para manter o ambiente sempre organizado. Além do mais, a manutenção do lar não é responsabilidade apenas da mulher! É tarefa de todos que residem na casa.

Pensando em deixar o lar mais organizado, Tamires Heredia ensina quatro passos simples em seu canal no YouTube. De maneira descomplicada e rápida, gastando apenas um dia para a limpeza completa.

Passo a passo: como arrumar a casa de maneira prática

Casa limpa! Seguindo esses 4 passos você organiza sua casa em apenas um dia

Foto: depositphotos

1. Reserve um dia

Normalmente os dias estão cada vez mais turbulentos e com isso há a falta de tempo para agir em determinadas situações. Mas se você deseja mesmo organizar de vez a sua casa, tendo mais comodidade e conforto dentro do seu próprio lar, é preciso escolher um dia na semana para colocar em prática todas as dicas. Portanto, reserve um dia em que você possa parar o trabalho de vez e se dedicar totalmente à limpeza junto à sua família.

2. Separe três caixas

Escolhido o dia na semana, é hora de colocar em prática o processo de organização. Comece separando três caixas, onde cada uma terá uma função e percorra todos os cômodos da casa. Na primeira caixa, você deve colocar todos os objetos que vai ficar. Na segunda, todos os itens que não servem mais e que vão para o lixo, por exemplo, roupas rasgadas, eletrônicos quebrados, peças incompletas etc. Já a última caixa, deve ser reservada para os objetos que você vai doar ou vender em uma espécie de bazar.

3. Defina os lugares

Concluída a organização das caixas, passe a para a próxima etapa: definir os lugares para cada item. Todos os objetos da primeira caixa devem ter um lugar específico na sua casa. Assim, sempre que você precisar utilizar determinada peça, vai saber onde encontrá-la. Uma dica importante nesta fase é escolher lugares visíveis, onde você possa ter o controle só com o olho.

4. Mantenha a organização

O último passo não diz respeito ao dia de organização somente, mas todos os demais dias que sucederem a limpeza. Manter as peças organizadas é o mais difícil, por isso é preciso força e determinação de todos da casa. Sempre que algo for retirado do lugar, ele deve ser levado novamente para o seu espaço dentro da casa assim que terminar a sua utilização. Não desista!

Assista ao vídeo com as dicas e aprenda: