Lista com 10 carboidratos bons para sua dieta

Você já pensou em ter acesso a uma lista com 10 carboidratos bons para a sua dieta? Pois sabia que isso é possível e está mais próximo do que você pode imaginar. Fique atento até o fim desse artigo que você verá muitas outras coisas sobre os carboidratos.

A julgar pela ingestão diária de carboidratos é possível conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do seu corpo e o que pode está fazendo com que exista o ganho de peso fora do comum.

Nesse sentido, é preciso que você consulte o seu médico para que, depois de uma avaliação minuciosa, ele passe uma dieta com todos os alimentos que vão ajudar a você alcançar o objetivo em relação ao peso.

No decorrer desse texto você vai ter acesso a uma lista com os 10 carboidratos vistos como indispensáveis para a sua dieta, além do mais, vai conhecer também os benefícios dessa substância e saber qual alimento evitar.

Carboidratos bons para emagrecer

Depois de acompanhar essa breve introdução sobre os carboidratos e tudo o que eles podem trazer de benefícios para a sua saúde, agora chegou a hora de acabar com o mistério e conhecer lista de carboidratos bons para emagrecer:

Alimentos ricos em carboidratos

Alguns carboidratos são vistos como indispensáveis para a sua dieta (Foto: depositphotos)

  • Aveia
  • Amaranto
  • Batata doce
  • Cevada em grãos
  • Centeio
  • Farinha de banana verde
  • Linhaça
  • Müsli
  • Painço
  • Quinoa

A seguir, você terá oportunidade de conhecer mais sobre cada um dos alimentos que aparecem na lista. Agora, antes de incluir qualquer um desses ingredientes no seu cardápio, o mais viável é consultar um médico.

Aveia

Flocos de aveia

A aveia é indicada para dietas porque aumenta a sensação de saciedade (Foto: depositphotos)

A aveia possui boa quantidade de beta-glucanas, também conhecidas como fibras solúveis. Isso acaba sendo vantajoso para o bom funcionamento do intestino e também para quem está de dieta, já que forra a parede do estômago e aumenta a sensação de saciedade. Por esse motivo o ingrediente está tão presente nas dietas de emagrecimento. Sem contar que a facilidade com que é encontrado e a versatilidade acaba facilitando a ingestão diária.

Veja também: Você sabe o que são carboidratos? Descubra!

Amaranto

Sementes de amaranto

Assim como a aveia, o amaranto dá saciedade (Foto: depositphotos)

O amaranto é um grão que possui grande quantidade de fibras, proteínas e sais minerais. Entre eles, destaque para o cálcio, ferro, fósforo e magnésio. O ingrediente pode ser encontrado em mercados, feiras livre e loja de produtos naturais.

No que diz respeito à perda de peso, esse benefício pode ser conquistado através das fibras. Isso porque, a sensação de saciedade está diretamente ligada a ela, já que melhora do sistema imunológico e auxilia no bom funcionamento do intestino.

Batata doce

Batata doce

A batata doce auxilia no controle do diabetes e do colesterol (Foto: depositphotos)

A batata doce é conhecida como carboidrato fonte de energia, por isso é bastante consumido entre os praticantes de atividade física. Ela apresenta sais minerais como o cálcio, potássio e fósforo, além de vitaminas como a B1 e C na sua composição.

O que proporciona o poder emagrecedor a batata doce é o baixo índice glicêmico. Fora isso, ela também ajuda na manutenção da saúde, já que auxilia no controle do diabetes e do colesterol.

Cevada em grãos

Grãos de cevada

A cevada é o cereal que menos apresenta gorduras prejudiciais ao emagrecimento (Foto: depositphotos)

Na lista dos cereais, a cevada é a que apresenta menos gorduras prejudiciais ao emagrecimento. Na sua composição também pode ser destacado a presença de fibras, carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais.

Centeio

Sementes de centeio

O centeio consegue dar saciedade ao corpo (Foto: depositphotos)

O centeio é um ingrediente comum de ser encontrado misturado a outros cereais. Ele fornece proteínas para o corpo que, mais tarde, se transformam em energia e faz com que o paciente sinta-se saciado por mais tempo.

Farinha de banana verde

A farinha de banana verde

Essa farinha ajuda a controlar a fome (Foto: depositphotos)

A farinha de banana verde ajuda a controlar a fome, sobretudo aumentando a saciedade quando inserida na dieta. Ela também ajuda no processo digestivo dos alimentos, evitando a prisão de ventre.

Veja tambémLista com 10 alimentos ricos em carboidratos

Linhaça

Sementes de linhaça

A linhaça consegue controlar o apetite (Foto: depositphotos)

A linhaça possui ácidos graxos insaturados, ou seja, ômegas-3, 6 e 9 que são capazes de evitar o processo inflamatório do hipotálamo, causado pela ingestão das gorduras saturadas, entre elas, as frituras.

Para quem ainda tem dúvidas em relação ao hipotálamo, ele liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, o que faz com que o apetite seja controlado. Em linhas gerais, o cérebro é sinalizado que o corpo está saciado, o que limita a quantidade de alimento ingerida.

Müsli

Flocos de musli

O muesli é um mix de cereais com frutos secos (Foto: depositphotos)

O müsli, ou muesli como também é conhecido, é um mix de cereais com frutos secos. Ele é indicado para ser consumido nos intervalos das refeições, já que possui baixas calorias e bom sabor, controlando a ingestão de açúcar.

Painço

Flocos de painço

O painço também é conhecido por milho alvo (Foto: depositphotos)

Com origem na China, o painço também é conhecido por milho alvo. Indicado para o consumo humano devido os benefícios que pode apresentar ao corpo, sobretudo no controle do peso, o ingrediente é mais comum de ser encontrado na forma de farinha.

Quinoa

Flocos de quinoa

A quinoa prolonga a sensação de saciedade (Foto: depositphotos)

A quinoa é um ingrediente rico em fibras, dessa forma, no que está relacionado ao emagrecimento, ela prolonga a sensação de saciedade. Somado a isso, ela também é rica em vitaminas do complexo B, o que garante o bom funcionamento do sistema nervoso, síntese de hormônios e manutenção muscular.

Qual a diferença entre carboidratos bons e ruins

Os carboidratos são macronutrientes tidos como fundamentais para manutenção do organismo. Eles também são conhecidos como fonte de energia para o corpo realizar suas funções normais. Eles também podem ser chamados de glicídios ou açúcares. É importante destacar que todos os carboidratos são de origem vegetal, com exceção do mel. Por isso eles estão presentes em frutas, legumes, grãos e tubérculos.

Os bons carboidratos são aqueles alimentos que contêm nutrientes e ainda por cima ajuda o corpo no processo de eliminação do peso extra. Além de sais minerais e vitaminas, esses alimentos são fontes de fibra.

Já os carboidratos identificados como “maus”, fornecem calorias vazias, ou seja, que vão ir de contrapartida a eliminação do peso. Eles são pobres em nutrientes e ricos em energia de rápida absorção.

Esses dois tipos de carboidratos também são conhecidos por carboidratos simples e carboidratos complexos. Para aprender um pouco mais sobre eles, basta ficar de olho nas informações que virão a seguir:

Alimentos com carboidratos simples

Os carboidratos simples são assim conhecidos por não precisar de muito tempo para serem digeridos pelo organismo. Dessa forma, a pessoa costuma sentir fome com mais facilidade, o que pode ser um risco para o sucesso das dietas.

Esse grupo de alimentos também é conhecido por ser mais doce. Entre os alimentos que integram esse grupo, destaque pata açúcar refinado, pão francês, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais, arroz branco e pipoca.

Veja também: Feijão contém carboidratos? Clique e fique sabendo

Alimentos com carboidratos complexos

Ao contrário dos carboidratos simples, os complexos demoram mais tempo para serem digeridos. Isso implica em dizer que a pessoa vai demorar mais tempo para sentir fome, prolongando a sensação de saciedade.

Essa vantagem é bem aproveitada pelas pessoas que querem perder peso, já que a ingestão de alimentos é menor. Os pacientes com diabetes também podem fazer uso deles, já que apresentam também outros benefícios para a saúde.

Na lista dos alimentos com carboidratos completos, os principais são: cereais integrais, lentilhas, grão de bico, cenoura ou amendoim.

Qual é o melhor carboidrato?

Essa resposta pode ser facilmente respondida quando se leva em consideração o objetivo que se quer alcançar a partir do consumo dos carboidratos: ganhar massa muscular, emagrecer ou acumular energia.

“Comer carboidratos em excesso, e vindo das fontes inadequadas, prejudica o seu peso, a perda dele e diversos outros problemas de saúde. É essencial consumi-los de fontes naturais e saudáveis, e quantidade correta”, pontua o médico Juliano Pimentel.

O consumo de carboidratos em excesso, assim como a deficiência, pode trazer problemas de diferentes natureza para o corpo. Dessa forma, é bom levar em consideração o seu equilíbrio.

“Com o excesso de carboidratos, o pâncreas produz mais insulina, isso faz o seu corpo armazenar gordura. Com isso, o glucagon, o hormônio que permite que o corpo queime gorduras armazenadas por energia, não tem tempo para executar as suas tarefas”, explica Pimentel.

Assim, na hora de procurar o melhor carboidrato para o seu consumo, procure um médico ou especialista em alimentação. Só ele vai constatar, a partir de uma avaliação minuciosa, o que é melhor para cada paciente.

Quais são os carboidratos que ajudam a emagrecer?

É bom levar em consideração que, mesmo a partir da lista de carboidratos que foi apresentada, antes de fazer qualquer mudança na alimentação, o mais aconselhável é que o médico seja consultado.

Isso se deve ao simples fato de todo organismo, assim como as condições de saúde de cada pessoa, interferir diretamente nas necessidades diárias. Ou seja, se para uma pessoa determinado alimento funciona bem, para outra pode ser que não.

A quantidade ingerida, assim como o horário, também pode interferir no resultado final. Além do mais, acreditar só no poder dos carboidratos que ajudam a emagrecer pode não ser o suficiente.

Sendo assim, incluir a prática de exercícios, assim como a adoção de hábitos saudáveis como um todo, pode ser bastante favorável para alcançar o peso desejado.

Carboidratos bons para musculação

Os carboidratos são considerados a chave para conquistar alguns benefícios para o corpo, seja em relação à perda de peso ou ao ganho de massa muscular. Mas, é bom destacar que a orientação médica é primordial.

Na dieta feita para ganhar massa muscular, os carboidratos que devem ser ingeridos são os da cadeia complexa. Isso deve ser feito em horários estratégicos ao logo do dia e também antes do treino na academia.

Isso vai garantir que a pessoa tenha energia para superar o treino sem prejudicar as reservas energéticas do corpo. Após o treino, mais ou menos uma hora depois do seu término, é recomendado comer algum alimento rico em proteína.

Os carboidratos e as condições que ele proporciona

Depois de conhecer todos os detalhes sobre os carboidratos bons para a sua dieta, agora chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática. Tudo começa a partir da avaliação médica e adequação alimentar.

O resultado pode ser visto na balança e também na forma com que os pacientes levam a vida, ou seja, evidenciado a sensação de bem-estar. Dessa forma, a sua saúde agradece e você passa a viver sem culpa.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.