Caneca suja? Com esta técnica você vai limpar rapidinho

Tanto o café como os chás são tinturas naturais, pois ambos possuem taninos em suas composições, substâncias estas capazes de manchar as xícaras

Café e chá são duas das bebidas mais consumidas no mundo, ficando atrás somente da água, que é o líquido universal e unânime entre as pessoas de todo Planeta. Contudo, apesar dos sabores deliciosos e dos benefícios que estas bebidas proporcionam ao organismo humano, elas também são capazes de manchar as xícaras onde são servidas.

Tanto o café como os chás são tinturas naturais, pois ambos possuem taninos em suas composições, substâncias estas capazes de manchar as xícaras. Estas marcas empobrecem o jogo de louça, deixando-o com um aspecto de sujo. Porém, existe uma maneira caseira e super fácil de retirar estas manchas que é ensinada por Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”. Além de eficaz, é uma técnica que não leva muito tempo para ser concluída.

Limpe a caneca manchada

Caneca suja? Com esta técnica você vai limpar rapidinho

Foto: depositphotos

Comece polvilhando bicarbonato de sódio na caneca e adicione água quente, logo em seguida. Se as manchas chegarem até a boca da xícara, encha o recipiente até cobrir todas estas marcas. Depois deste passo, deixe a caneca de molho por, pelo menos, meia hora. Só tenha atenção para não expor o porcelanato ao sol.

Após o tempo determinado, jogue a solução fora e com o auxílio de uma escova de dente esfregue o restante de bicarbonato de sódio. Focalize, principalmente, o fundo da caneca e depois faça a limpeza nas demais regiões da xícara. Depois de usar a escova de dente, use uma esponja não abrasiva para tentar retirar as manchas que a escova não conseguiu tirar. Para isso, use o lado mais áspero da esponja.

Quando a xícara já estiver pronta para ser finalizada, isto é, quando não houver mais manchas, lave a caneca com água quente e detergente neutro. Ainda usando a esponja, esfregue o sabão pelo porcelanato e termine enxaguando. Depois que estiver seca, a xícara poderá ser usada normalmente, com um aditivo a mais: sem manchas.

Outras dicas de limpeza

Esta técnica pode ser utilizada nas limpezas mensais, mas você pode usar de métodos que evite ao máximo as manchas nas canecas. Neste sentido, opte por não deixar os restos de chá ou de café nas xícaras, principalmente quando a peça não será lavada na hora. Por isso, após o consumo, encha o recipiente de água, caso a limpeza não seja feita de forma imediata.

Caso as manchas da xícara não saiam usando a técnica ensinada anteriormente, você pode usar outros métodos como:

  • Faça uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água fervente e despeje dentro da xícara. Deixe passar uma noite inteira e na manhã seguinte lave a caneca normalmente;
  • Misture dentro da xícara uma colher (de chá) de água sanitária e água fervente até a boca do recipiente. Após cinco minutos de molho, lave bem a caneca com detergente e água e enxágue.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.