Calos nos pés tem solução através de tratamentos caseiros

Ainda que sejam inofensivos à saúde humana, os calos geram forte dor e desconforto. Veja como tratar

Os pés são a parte do nosso corpo que, literalmente, têm que aguentar tudo. E carregar peso, pressão, andar de um lado para o outro, muitas vezes com calçados nem tanto adequados e confortáveis, podem resultar em problemas como calos. Apesar de ser algo inofensivo, os calos são bastante incômodos. Mas eles podem rapidamente serem resolvidos e tratados com o uso de alguns remédios caseiros e naturais.

Nas pessoas que sofrem de diabetes e problemas circulatórios, os calos deixam de ser algo tão inocente e podem apresentar sérios riscos para a saúde. Nesses casos, procure sempre a consulta com um especialista da área antes de tentar removê-lo por conta própria.

É importante lembrar de evitar ficar mexendo no calo, muito menos se for para cortá-lo. Além de doer bastante, isso é algo bastante perigoso, que pode provocar uma grave infecção.

Remédios caseiros para calos

Ainda que sejam inofensivos à saúde humana, os calos geram forte dor e desconforto

Para aliviar o desconforto causado pelo calo vale apostar em técnicas caseiras (Foto: depositphotos)

  • Mergulhe seus os pés em água morna. A alta temperatura da água ajuda a facilitar e remoção da pele engrossada que forma o calo.
  • Misture 100g de glicerina pastosa com 20 gotas de limão e aplique antes de dormir sobre o calo e não enxague. Além de ajudar a amaciar os calos, a solução natural também evita rachaduras nos pés.
  • Coloque uma gaze em cima do calo e com um cotonete coloque algumas gotas de óleo de rícino ou mamona sobre a região. Depois, cubra com uma segunda gaze ou fita adesiva.

Remédio caseiro para calo dolorido

  • Caso o calo esteja bastante dolorido, prepare um escalda-pés (não se assuste: apesar do nome, a água não é quente demais) com sais, ou sal grosso e uma gota de óleo essencial que você preferir. Deixe seus pés imersos por vinte minutos, depois seque-os e aplique hidratante. Depois, enrole o pé que estiver com o calo em um plástico e massageie suavemente a região dolorida, preferencialmente com uma pedra pomes, de um lado a outro.
  • Ainda para calos doloridos, mas também aqueles duros e inchados, aplicar uma pedra de gelo na região ajuda a trazer um alívio imediato, além de diminuir o tamanho dele.

Massagens caseiras para calos

  • Faça você mesmo um creme hidratante. Basta amassar cinco ou seis comprimidos de acido acetilsalicílico (AAS) e misturar com uma colher (de sopa) de limão. Mexa os dois até formar uma pasta e aplique sobre o calo. Aqueça uma toalha, enrole os pés em um plástico e coloque a toalha sobre o plástico. Deixe por dez minutos e retire a tolha e plástico. Depois massageie suavemente com uma pedra pomes.
  • A massagem no calo dos pés também tem um ótimo resultado quando feito com o leite das folhas do mamoeiro.

Remédio caseiro para calo mole

  • Para aqueles calos que são moles, polvilhe talco específico para pés, amido de milho ou talco de bebê entre os dedos e na região do calo.
  • Mergulhe metade de um pão em vinagre de maçã e coloque-o preso com uma fita adesivo ou esparadrapo na região com o calo. Enrole com filme plástico e deixe a mistura agir por algumas horas. Depois retire e massageie delicadamente com pedra pomes.

Uso excessivo de salto alto traz perigos à saúde. Veja quais são

Remédio caseiro para calo na mão

  • Você pode repetir algumas receitas acima, como por exemplo deixar suas mãos de molho em uma bacia com água morna com algumas gotas de óleo essencial.
  • Amasse aspirina e misture com uma colher de sopa de suco de limão. Espere agir por dez minutos e não se exponha ao sol enquanto estiver com resquícios da fruta na pele. Retire com água e aplique hidratante.
  • Dissolva bicarbonato de sódio em dois litros de água quente e mergulhe suas mãos na solução. Deixe de molho por, pelo menos, uma hora.
  • Antes de dormir, aplique casca de banana sobre o calo e envolva-o com uma gaze e deixe até o outro dia. Retire e aplique pedra pomes na região.

Como evitar calos nos pés

  • Para evitar que o problema tenha um início, use sempre calçados confortáveis. Muitas vezes o atrito do sapato com a pele pode ser responsável pela formação do calo. Caso isso aconteça, deixe de usá-lo. Use sempre calçados apropriados para o tamanho do seu pé.
  • E se você não quer deixar aquele calçado de lado, então continue usando-o, mas proteja-se antes. Existem diversas proteções para calos à venda e eles evitam o atrito com o sapato.
  • Você também pode evitar o atrito do sapato usando um chumaço pequeno de algodão entre os dedos.
  • Se você vai andar por muito tempo ou até mesmo fazer uma corrida, proteja antes seus pés com com vaselina, pois o produto ajuda a reduzir o atrito.