Quantas calorias tem uma maçã?

Considerada uma fruta de nível calórico mediano, a maçã pode sim ajudar na perda de peso

Você sabe quantas calorias tem uma maçã? Neste artigo vamos te dar essa resposta e também falar um pouco sobre a tabela nutricional e os benefícios dessa fruta para a saúde. Você vai descobrir também se a maçã é uma boa opção para emagrecer e se o tamanho da fruta interfere na dieta.

A maçã é uma das mais queridas e consumidas em todo o mundo. O seu cultivo abrangente e sabor facilmente acessível a quase todos os paladares fazem da fruta uma opção natural muito comum nas mesas de todas as casas. Aqui vamos te mostrar como essa fruta pode ser aliada do emagrecimento e todos os benefícios da mesma.

Todo mundo sabe que para emagrecer é preciso queimar mais calorias do que se consome. Por isso, as frutas entram na alimentação justamente por ser uma opção saudável, nutritiva e pouco calórica. A maçã, é claro, sempre está na dieta de quem quer emagrecer, devido ao seu sabor e praticidade.

A melhor dica de frutas para emagrecer é escolher aquelas que possuem muita água e fibras. Essa combinação geralmente é pouco calórica e grande parte dessas frutas são conhecidas como “frutas com calorias negativas”, porque o corpo por si só é capaz de queimá-las.

Sem mais enrolação, descubra tudo sobre a relação entre a maçã e a perda de peso. Será que ela é mesmo uma boa opção para o emagrecimento? Confira:

Quantas calorias tem 1 maçã?

Vamos lá! Uma maçã com 100 g possui cerca de 52 calorias. Dessa forma, é considerada uma fruta intermediária, ou seja, que possui uma média de calorias razoável. Não tão pouca quanto a melancia (20 kcal a cada 100 mg) nem tanto quanto a banana (90 kcal a cada 100 mg).

Imagem de maçã cortada ao meio com uma balança em seu interior

A maçã possui uma média de calorias considerada razoável (Foto: depositphotos)

Afinal, é uma boa opção para emagrecer?

Sim. A maçã é uma boa opção para emagrecer, mas não só por causa das calorias. As propriedades e nutrientes da maçã também fazem a diferença quando o assunto é perda de peso. Vamos te explicar tim-tim por tim-tim.

A maçã não é a fruta menos calórica, isso é fato, mas é rica em antioxidantes, que ajuda a combater o envelhecimento e o dano oxidativo nas células. Como opção prática de consumo, que não exige corte ou mesmo ser descascada, é uma ótima opção de lanche.

Convenhamos, para quem trabalha fora, às vezes é inconveniente levar frutas que precisam ser descascadas e cortadas, como laranjas, por exemplo. Geralmente as opções mais comuns são a maçã e banana, que já são naturalmente prontas para o consumo.

A banana, como já citado, é uma ótima fruta, rica em nutrientes, mas também uma das mais calóricas. A maçã, por outro lado, é tão prática quanto a banana, mas bem menos calórica. Cai muito bem com um chá gelado, sendo assim um lanche de poucas calorias.

Veja também: É possível emagrecer comendo maçã?

O tamanho da fruta faz diferença?

O tamanho faz diferença. Quando vamos comprar maçãs, sempre apostamos nas maiores e mais bonitas. Estamos fazendo o certo, mas é preciso levar em conta que cada 100 g de maçã tem cerca de 50 calorias.

Dessa forma, maçãs menores possuem menos calorias, e vice-versa. Entretanto vale ressaltar que quando a opção de alimento é uma fruta, como uma maçã ou uma pera, o tamanho das frutas não variam muito, por isso a diferença geralmente é pouca.

Tabela nutricional completa da maçã

Veja a tabela nutricional completa da maçã:

Fonte: United States Department of Agriculture Agricultural Research Service

Como escolher a melhor maçã?

Na hora de comprar maçãs, procure as mais lisas, firmes e sem manchas. O tamanho delas não importa, contanto que se encaixem nessas 3 características. Lembre que, quanto mais vermelha a casca, mais doce é a fruta.

Outra informação importante é sempre lavar as maçãs quando chegar em casa. Infelizmente o cultivo de maçã geralmente é feito com agrotóxicos, que podem permanecer na casca da fruta. Lave esfregando bem e, se possível, deixe de molho por 5 minutos na mistura de 1 litro de água para 1 colher de água sanitária.

Veja também: Benefícios da maçã

Maçã: para que serve

A maçã é uma fruta bem versátil. Pode ser consumida in natura ou mesmo fazer parte da alta gastronomia. Em todo caso, uma coisa não se pode negar: ela faz bem para a saúde. Sendo assim, veja para que serve a maçã:

  • Ajuda a emagrecer
  • Diminui o apetite
  • Substitui o açúcar
  • É antioxidante
  • Previne doenças do coração
  • Combate infecções
  • Protege os olhos

Benefícios da fruta

No Brasil, a maçã está em toda casa e faz parte da alimentação brasileira desde a infância. Isso é muito bom, pois esta é uma fruta rica em propriedades benéficas para a saúde bem-estar do corpo. Fique sabendo quais são os benefícios da maçã:

É prática e saborosa

A maçã é aquela fruta que não precisa de nada para ser consumida. Isto é, pode ser consumida in natura. Seu sabor também é de fácil adaptação, sendo esta uma das melhores opções de fruta para introdução alimentar de crianças.

Tenha sempre maçã em casa, pois ela pode servir de lanche sem necessitar preparo nenhum. Fica ótima com chás gelados e bebidas refrescantes como limonadas. A versatilidade da fruta também chama atenção, pois além de ser consumida de forma tão simples, também pode fazer parte de receitas elaboradas da gastronomia, como saladas, vitaminas, tortas e sucos.

Ajuda a emagrecer

A maçã tem um nível de calorias relativamente baixo e é rica em antioxidantes, o que ajuda na perda de peso e prevenção de doenças. A casca da fruta também contém ácido ursólico, que diminui o risco de obesidade, porque causa aumento de queima calórica.

A maçã também ajuda no desenvolvimento de músculos e massa magra. Por isso, pode ser uma grande aliada de quem pratica atividades físicas a fim de emagrecer. Além de perder peso, a fruta vai ajudar a trocar a massa gorda por massa magra e saudável.

Diminui o apetite

A maçã é ótima como opção de lanche pois ela diminui a fome entre as refeições. Isso acontece graças às fibras presentes em sua composição.

Substitui o açúcar

A maçã ainda pode ser utilizada como substituição do açúcar em receitas de sucos e bebidas energéticas. Graças ao seu nível de frutose (o açúcar das frutas e vegetais), a maçã serve como adoçante natural.

Isso é muito importante em dietas de emagrecimento, pois o açúcar é um ingrediente processado que é um inimigo da balança e da saúde.

É antioxidante

Já falamos que a maçã é rica em antioxidantes, mas esse é um ponto essencial nessa fruta. Fonte de vitamina C, a maçã combate os radicais livres, que causam envelhecimento precoce e danos nas células (que posteriormente podem virar doenças).

Além disso, a maçã diminui as chances de pegar gripes e resfriados. Mas isso só funciona quando o consumo da fruta é aliada a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Previne doenças do coração

O suco de maçã é famoso pelo fato de prevenir doenças do coração. Isso acontece graças aos minerais presentes tanto na polpa quanto na casca da fruta. Previne o colesterol alto e faz muito bem a garganta e as cordas vocais.

Além disso, a maçã também traz benefícios para o sistema nervoso, funcionando como um leve calmante. Pouca gente sabe, é uma curiosidade bem diferente, mas o ato de morder a maçã funciona como um tranquilizante natural.

Combate infecções

Fonte de vitamina A, a maçã é eficiente contra infecções, pois reforça a imunidade do corpo. Atua diretamente em agentes nocivos que invadem o organismo através da pele e das mucosas.

Veja também: Limonada de maçã: o suco para quem sofre com diabetes

Protege os olhos

A vitamina A presente na composição da maçã também é marcante quando o assunto é a saúde dos olhos. A maçã melhora a visão pois age como proteção das córneas, diminuindo o risco de doenças.

Como fazer açúcar de maçã?

Você sabia que é possível fazer açúcar de maçã? A receita é bem simples, na verdade, e você vai diminuir bastante a ingestão de calorias se fizer essa substituição.

Corte a fruta, retire as sementes, mas mantenha a casca. Bata em um liquidificador ou processador de alimentos em pequenos pedaços, adicionando água suficiente para formar um purê. Leve ao forno a 60ºC até desidratar. Deixe esfriar e, em seguida, bata o purê desidratado em um liquidificador até virar pó. Guarde em um recipiente fechado.

Como incluir a maçã na alimentação?

Todo mundo sabe que incluir frutas na alimentação pode ser difícil para algumas pessoas. Não porque elas querem, mas porque estão acostumadas com alta ingestão de açúcares, sal e temperos. Os excessos e erros alimentares são atrativos, mas acabam mudando o paladar e até mesmo o psicológico das pessoas.

Duas maçãs com caule

Consumir a maçã in natura é prático pois não precisar descascar (Foto: depositphotos)

Se você é do tipo de pessoas que se alimentava errado e agora está buscando uma dieta saudável, a maçã deve estar na lista de compras. Contudo, você não precisa comer a fruta em seu estado natural logo de início.

Existem outras maneiras de aproveitar os nutrientes das maçãs. Essas opções servem também para você que ama a fruta, mas já está enjoando de comê-la do mesmo jeito.

Suco de maçã

O suco integral da maçã é ótimo para o corpo e para o emagrecimento. Quando falamos ‘integral’, queremos dizer que é sem açúcar ou adoçante.

Para preparar é super fácil. Corte 1 maçã em 4 pedaços, retire as sementes e coloque no liquidificador com casca. Adicione 1 xícara de água e bata tudo. Você pode adicionar folhas verdes ou mesmo cenoura, para o suco ficar mais encorpado. Beba em seguida, pois esse suco não serve para conservar.

Snacks de maçã

Os snacks de maçã são um ótimo lanche. São pedaços crocantes de maçã desidratada, como batatas chips de forno. Ficam ótimos com chás, sucos, café e limonada.

O processo de preparo é bem simples. Coloque em uma travessa forrada com papel manteiga 2 maçãs com casca, sem sementes e cortadas bem finas, com 1 cm de espessura mais ou menos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. Depois vire as fatias, e deixe por mais 15 minutos.

Pronto, as maçãs terão desidratado e, quando esfriarem, estarão crocantes. Você pode colocar algumas pitadas de canela durante o preparo, para dar um gostinho a mais. Quando frias, guarde em 1 pote fechado. Rende 2 porções.

Veja também: Saboroso e leve o bolo de aveia com maçã e banana. Conheça

Por que o suco de maçã faz coçar a garganta?

Muitas pessoas já repararam que quando fazem suco de maçã (ou algum suco que leve maçã) acabam ficando com a garganta coçando, o que incomoda bastante. Isso acontece com algumas pessoas quando fazem o suco com a maçã com casca.

Você já deve ter visto que a casca da maçã possui alguns farelinhos bem pequenos. Eles são parte da composição da fruta e fazem bem para a saúde, através da pectina, mas podem fazer a garganta coçar quando triturados com água ou leite.

Se isso acontece com você, o melhor a se fazer é descascar a fruta antes de colocá-la no liquidificador. Se a garganta não coçar, então esta é a solução. Se ela continuar coçando, talvez seja algum tipo de alergia. Procure um médico especialista.

Maçã como sobremesa: Aprenda a receita

A maçã é uma ótima opção para substituir sobremesas calóricas, como doces e sorvetes. Aqui vamos te ensinar uma ótima receita para trocar todas essas opções gordurosas pela famosa e saborosa maçã assada com canela.

Lave a maçã e retire o miolo, de cima para baixo, mas sem chegar no fundo da fruta. Esprema o suco de ½ limão e coloque a canela. Você pode dar uma agitada para misturar bem. Embrulhe em papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos.

Para essa receita, você pode usar tanto a maçã comum quanto a maçã verde. Um diferencial dessa sobremesa é que ela é uma sobremesa quente. Por isso, quebra o padrão de “sobremesa fria” que estamos acostumados a comer. É ótimo para épocas frias do ano.

Veja também: Maçã faz mal para cachorro? Descubra

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.