Você vai se surpreender com os benefícios e as propriedades da massagem terapêutica

A massagem terapêutica se enquadra na modalidade medicina alternativa, já que ela pode auxiliar em diversos outros tratamentos de saúde


Seja com intuito de relaxar ou atuar contra aquela dorzinha indesejada, a massagem sempre vem como alento na vida de muitas pessoas. Entre tantas modalidades, especificamente para resolver questões de saúde, como as levantadas anteriormente, a massagem terapêutica é a mais indicada. Ela busca no conhecimento científico o tratamento para muitos problemas.

A partir das propriedades e benefícios que sertão apresentados a partir de agora, você verá como a massagem terapêutica pode ser aplicada na sua vida. Mas antes, tenha um pouco mais de atenção quanto ao tipo de profissional que vai recorrer. Embora o mercado esteja cheio de pessoas que se propõe a realizar o serviço, o mais indicado é recorrer a pessoas gabaritadas, que tenham estudado e se preparado para tal.

Esse tipo de cuidado vai garantir que o tratamento seja feito de forma correta, sem o perigo de que a lesão aumente ainda mais ou a massagem terapêutica não surta o efeito esperado. Vale ressaltar que a massagem terapêutica é indicada para todas as idades, independente de sexo ou cor. Fora isso, gestantes e pessoas com deficiências também podem usufruir das técnicas.

Benefícios e propriedades da massagem terapêutica

A massagem terapêutica se enquadra na modalidade medicina alternativa, já que ela pode auxiliar em diversos outros tratamentos. A indicação para procura é para quem sofre com fortes dores musculares, ou na articulações. Essa é uma técnica que pode andar isolada em conjunto com outras formas de tratamento, como a fisioterapia, por exemplo. Para tanto, é necessário que o médico acompanhe cada passo do processo.

Esse tipo de tratamento consta de um método totalmente eficaz para aliviar dores em qualquer parte do corpo, principalmente se elas estiverem ligadas aos músculos. Além do mais, a massagem terapêutica também pode ser usada para combater os sintomas que estejam a restringir os movimentos dos pacientes. Isso também vale para aqueles que já estão em um estágio mais avançado da doença.

Você vai se surpreender com os benefícios e as propriedades da massagem terapêutica

Foto: depositphotos


Pesquisas comprovam eficácia da massagem terapêutica

Segundo resultado de um estudo realizado nos Estados Unidos, a massagem terapêutica também pode diminuir os níveis de ansiedade, bem como proporciona um aumento dos glóbulos brancos e da atividade das células. Juntos, esses fatores vão atuar diretamente em benefício do sistema imunológico. Paciente com cancro também se beneficiam da técnica.

Como a massagem terapêutica pode ser aplicada em qualquer idade, entre os bebês recém nascidos com HIV positivo, ela melhora o ganho de peso. Já em relação as pessoas de mais idade, a lista de benefícios é longa. Ainda segundo a pesquisa, esse tipo de modalidade de tratamento ajuda a controlar a pressão arterial, alivia enxaqueca, aumenta a circulação sanguínea e o fluxo linfático.

Para as pessoas que estão expostas a índices elevados de estresse, ela pode relaxar ao mesmo tempo de melhora a performance nas atividades, relaxa os músculos, melhora a amplitude de movimento e aumenta a produção de endorfinas. Como a massagem terapêutica pode ser usada para complementar outros tratamentos, ela estimula os músculos, evitando lesões.

Técnicas da massagem terapêutica

A massagem terapêutica consiste em um conjunto de manobras realizadas por um profissional através do contato direto, através das mãos, com o paciente. Dependendo do tipo de tratamento, o paciente pode estar totalmente vestido, parcialmente vestido ou pelado. Nas manobras executadas pelo profissional visam a promoção o conforto e do tratamento de problemas específicos em áreas previamente estudadas.

O toque das manobras tem o objetivo de desencadear funções estimulantes, influenciando o paciente em diversos estados. Entre eles: fisiológicos, psicológicos e físicos do organismo. Não existe movimentos sistemáticos para todos os pacientes. A forma com que cada um deles é tratado vai depender diretamente do grau de necessidade e do tipo de problema apresentado.

Dessa forma, como foi orientado no início do texto, o mais aconselhável é que um profissional capacitado seja procurado. Isso vai garantir que o tratamento está sendo feito da melhor forma possível, levando em consideração todos os preceitos da técnica. Geralmente esses profissionais podem ser encontrados com certa facilidade no mercado, dado pela grande difusão da técnica.


Informar erro