Benefícios emagrecedores da farinha de coco

O consumo de farinha de coco, além de muitos outros benefícios, emagrece. Aprenda como fazer e como usar


Existe um desejo soberano que alcança grande parcela da população em geral: perder peso! Sim, reduzir as medidas da barriga, culotes, coxas e braços está nas listinha de metas de quase todos nós. E isso tem uma razão.

A rotina corrida de trabalhos e estudos acaba por deixar as pessoas sem tempo para se alimentarem devidamente, vindo a optar por comidas rápidas e práticas e que, em sua maioria, são pobres em nutrientes mas ricas em gorduras e carboidratos. O resultado disso são os quilos extras.

No entanto, a natureza se configura como uma poderosa aliada na luta contra a balança. Por meio dela podemos melhorar nosso cardápio, sem gastar muito dinheiro, nem perder o sabor. Para tornar os alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, podemos lançar mão da farinha de coco. Você não a conhece? Pois acompanhe esse artigo e transforme sua dieta.

Farinha de coco para emagrecer

Benefícios emagrecedores da farinha de coco

Foto: depositphotos

A farinha feita a partir do coco é muito parecida na cor e textura da farinha de trigo tradicional. No entanto, ela apresenta quantidades superiores de fibras e proteínas. Para se ter uma ideia, cada 100 gramas da farinha de coco possui 60 gramas de fibras.

Esse tipo de farelo é obtido através da secagem da polpa do coco e pode ser usado em substituição à outra farinha em qualquer receita. A diferença será apenas na quantidade utilizada pois para cada xícara de farinha de trigo, deve-se usar apenas 1/3 xícara da de coco.

Essa farinha pode ser utilizada para melhorar o funcionamento do intestino – combatendo a prisão de ventre -, diminuir os níveis de colesterol, proteger o coração, mas principalmente para acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura estocada no corpo. Além disso, também aumenta a saciedade e não causa picos na glicose sanguínea.


Farinha de coco, livre de glúten

O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. O trigo é a maior e mais consumida fonte de glúten representando 80% das suas proteínas. Algumas pessoas apresentam reação imunológica ao glúten, o que pode causar inflamação grave no intestino e levar à desnutrição.

A farinha de coco é uma opção a farinha de trigo. Ela é livre de glúten. É orgânica, funcional, integral, com alta concentração de fibras, sem adição de açúcar ou qualquer aditivo químico ou conservante.

Como usar a farinha de coco?

Você pode incorporar o farelo em receitas de pães, bolos, biscoitos, granolas, tapiocas, saladas, iogurtes, vitaminas, panquecas e demais receitas. A dica é substituir a farinha comum pela de coco.
No entanto, é importante frisar que o abuso de suas calorias pode prejudicar os resultados de emagrecimento. Por isso, é recomendado que sejam consumidas, no máximo, uma ou duas colheres de sopa dessa farinha diariamente.

Onde comprar essa farinha?

A farinha de coco é vendida em lojas de produtos naturais, e se você tem preferência por comprar o produto pela internet, recomendamos a loja da Natue.

Faça em casa a farinha de coco

Benefícios emagrecedores da farinha de coco

Foto: depositphotos

Mas, se você prefere fazer a sua farinha em casa, tenha em mãos duas xícaras (de chá) de coco ralado fresco, e uma xícara e meia de água quente. Coloque o coco ralado em um recipiente e adicione a água quente por cima. Deixe descansar por 15 minutos. Após esse tempo, bata a mistura no liquidificador e coe usando um pano. Esprema bem. Coloque a polpa restante numa travessa e leve ao forno. Deixe assando de três a quatro horas a 100°C.
Quando secar por completo, retire do forno e deixe esfriar. Depois passe no processador até obter uma farinha fina. Acondicione o farelo em recipiente tampado e em local arejado.

Aprenda receitas com farinha de coco

Tapioca de coco

Ingredientes

  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 colher de farinha de coco;
  • 1 banana cortada em rodelas;
  • 1 colher (de chá) de mel;
  • 1 pitada de canela.

Modo de Preparo

Misture a goma da tapioca com a farinha de coco e prepare a tapioca em uma frigideira. Recheie a tapioca com a banana e o mel. Coloque a canela em pó por cima.

Pão integral

Ingredientes

  • 6 ovos;
  • Meia xícara de óleo;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • Meia colher (de chá) de sal;
  • 3/4 de xícara de farinha de coco peneirada;
  • 1 colher (de chá) de fermento químico.

Modo de Preparo

Pré aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma para pão pequena com papel alumínio ou papel manteiga. Unte a forma. Misture a farinha de coco com o fermento e reserve. Em uma vasilha média, bata rapidamente os ovos com o óleo, o mel e o sal, até ficar uma mistura homogênea. Junte a farinha com os ovos e bata. Ficará uma massa mole muito parecida com omelete. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por 1 hora e 10 minutos.

Panqueca de banana

Ingredientes

  • 1 banana madura;
  • 2 colheres (de sopa) de farinha de coco;
  • 1 ovo;
  • Meia colher (de chá) de fermento;
  • Manteiga/Óleo de coco para untar a frigideira;
  • Nozes ou castanhas de sua preferência.

Modo de Preparo

Comece assando a banana. Em um processador, bata a banana, a farinha, ovo e o fermento até que a mistura fique homogênea e macia. Unte a frigideira e espalhe a massa sobre a superfície. Deixe em fogo médio por aproximadamente 2 minutos de cada lado. Se quiser coloque mel por cima e as nozes ou castanhas.


Informar erro