Benefícios do chá de folha de louro para saúde

Essa planta é recheada de propriedades medicinais e quase não tem contraindicações

Você conhece os benefícios saudáveis do chá de louro? Também chamada de “chá de folha de louro”, esta bebida é totalmente natural e pode ser o segredo para várias melhorias na saúde e bem-estar que você está procurando! Confira tudo aqui!

O chá de louro é uma bebida de preparo simples, que consiste na infusão de folha de louro em água quente. Geralmente é consumido por pessoas que almejam melhorar a digestão e aliviar dores de cólicas menstruais. Mas será que esses benefícios são verdadeiros ou não passam de um mito?

O louro, de nome científico laurus nobilis, é bastante conhecido por ser usado no preparo do feijão e da feijoada, além de muitos outros pratos da culinária internacional. As folhas são usadas normalmente secas. Elas possuem forte aroma e sabor, e podem ser usadas em carnes, caldos, sopas e ensopados. Mas o que muita gente não sabe é que são ricas em propriedades medicinais.

Originária do Mediterrâneo, a planta Louro pode chegar aos 20 metros de altura, e suas folhas são as partes usadas para fins culinários e medicinais. Veja abaixo a lista de benefícios do chá de louro.

Benefícios do chá de louro

O chá de louro é um dos preparos medicinais mais comuns utilizando as folhas da planta. Trata-se de uma bebida natural, que tem pouquíssimas contraindicações e inúmeras qualidades para a saúde e bem-estar humano. Veja os benefícios deste chá:

  • Ajuda na digestão
  • Diminui a ansiedade
  • É diurético
  • Combate os gases
  • Alivia cólicas e dores em geral
  • Ajuda a regular o ciclo menstrual
  • Ajuda no tratamento de infecções
  • É anti-inflamatório
  • Ajuda no tratamento contra o câncer
Folha de louro

Além de poderoso digestivo, esse chá combate cólicas menstruais (Foto: depositphotos)

Viu como esse chá pode ser de grande ajuda em várias situações relacionadas a saúde? No tópico abaixo você encontrará um breve explicação sobre cada um desses benefícios.

Descubra mais sobre cada benefício

Com 320 calorias por 100 gramas, o louro é rico em carboidratos e fibras alimentares. Também é rico em vitaminas A, B, C e D, cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio, além de conter gorduras saturadas e insaturadas (1).

Veja abaixo como o chá de louro age no corpo humano a fim de melhorar a saúde e bem-estar de quem o consome. Se surpreenda com os milagrosos efeitos desta bebida, todos confirmados pela ciência.

Veja também: Aprenda a receita do Chá de Folhas de Louro

Benefícios do louro

Ajuda na digestão

O principal efeito medicinal do chá de louro é a sua ação digestiva (2). Sabe aquela sensação de estômago pesado e mal-estar depois de comer algo gorduroso? O chá de louro é capaz de eliminar essa sensação.

Seu forte cheiro estimula a produção de saliva e enzimas digestivas que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos, promovendo, portanto, uma digestão saudável. Ajuda no combate à azia e inchaço decorrentes da má digestão, o que justifica seu uso tão comum em feijoadas e pratos pesados.

Além disso, o chá de louro ajuda na produção de bile pelo fígado, facilitando o processo digestivo (3).

Diminui a ansiedade

Alguns estudos comprovam que o louro é uma planta com propriedades ansiolíticas isoladas. Isto é, propriedades que conseguem diminuir a ansiedade, sem causar ação sedativas ou relaxamento muscular (4).

Dessa forma, é um ótimo chá para aliviar estresse e nervosismo, sem causar sonolência, como muitos remédios fazem. É ótimo para aliviar tensões como as que surgem antes de reuniões e apresentações importantes.

Vale ressaltar ainda que o estresse faz mal para o coração e para a saúde em geral. É comprovado pela medicina que o estresse é um dos fatores responsáveis por males no estado de saúde e bem-estar, além de ser influente no surgimento de doenças que podem, inclusive, levar à morte (5).

Por isso, em casos de estresse em que o paciente não quer se sentir sedado ou sonolento, o ideal é o chá de louro. Ele é mais eficiente nesse casos do que o conhecido chá de camomila, que também é ansiolítico, mas possui forte ação sedativa.

É diurético

É comprovada cientificamente a ação diurética do chá de louro. Esta bebida natural é capaz de estimular o fluxo urinário, contribuindo com o funcionamento dos rins e do sistema urinário, assim como na prevenção e combate de infecções nessa região (6).

A ação diurética é capaz de eliminar também o líquido retido no organismo, o que ajuda na redução de medidas e desinchaço do corpo.

Combate os gases

O chá de louro é carminativo e ajuda também no combate aos gases. Se sentir estufado e inchado é uma característica de quem sofre de gases. É um problema causado por vários fatores, principalmente os que envolvem digestão e alimentação.

Neste caso, o chá de louro pode agilizar o tratamento, ajudando diminuir a incidência dos gases. É usado também por pessoas que querem desinchar dos gases. No último caso, o objetivo é diminuir as medidas na região do abdômen.

Alivia cólicas e dores em geral

O chá de louro possui efeito analgésico, ou seja, diminui a sensação de dor causado por diversos motivos (7). Uma das descobertas mais interessantes sobre esse efeito é que ele age principalmente no caso de cólicas, o que é de ajuda para a saúde da mulher.

Além disso, o chá de louro pode ajudar a diminuir dores de cabeça, nas articulações (principalmente na lombar e nos ombros), dores causadas por pancadas e dores de estômago.

Ajuda a regular o ciclo menstrual

O louro é uma planta que ajuda a combater a amenorreia (8). Para quem não sabe, amenorreia é o nome dado a ausência do fluxo menstrual no período que elas deviam acontecer. Falando popularmente, é quando a menstruação não desce quando deveria.

O chá de louro pode ajudar nesse casos. As folhas de louro contêm propriedades e ativos que estimulam o útero a liberar o fluxo menstrual. Isso pode ser de muita ajuda quando o assunto é regular o ciclo.

Toda mulher sabe que existem alguns fatores que podem desregular o ciclo menstrual. Por exemplo, deixar de usar a pílula (comprimidos anticonceptivos) pode fazer com que o ciclo fique desregulado por alguns meses. O chá de louro pode ajudar a entender o funcionamento do fluxo menstrual e regulá-lo.

Contudo, é preciso ficar muito atenta em caso de gravidez. O chá de louro não chega a ser uma bebida com ação abortiva, mas graças a esse efeito que causa no útero, pode prejudicar a gestação inicial.

Ajuda no tratamento de infecções

Alguns estudos confirmam que as propriedades das folhas de louro são capazes de inibir o desenvolvimento de bactérias que causam infecções, como a Salmonella Typhi, Salmonella Typhimurium e Salmonella Enteritidis (9).

Além disso, também há cineol em sua composição. Trata-se de uma cetona antibacteriana contra um agente bacteriano chamado Vibrio parahaemolyticus (10).

O crescimento bacteriano e fúngico são grandes causas do surgimento de infecções sérias, que podem levar pacientes à morte. Sendo assim, pode ser de grande ajuda consumir chá de louro durante tratamentos contra infecções.

Contudo, é preciso perguntar ao especialista encarregado do tratamento se é possível consumir o chá de louro como um auxiliar. É importante fazer isso uma vez que o chá pode afetar a precisão dos medicamentos administrados no paciente.

É anti-inflamatório

O chá de louro também tem efeito anti-inflamatório graças ao eugenol presente em sua composição. O eugenol é um composto fenol muito utilizado na produção de remédios anti-inflamatórios (11).

Dessa forma, o chá de louro pode ser bastante importante no tratamento de inflamações. Ou mesmo como precaução para que inflamações não apareçam.

Veja também: Os 4 melhores alimentos anti-inflamatórios

Ajudam no tratamento contra o câncer

O louro é uma planta rica em substâncias e propriedades que auxiliam o tratamento quimioterápico, ou seja, contra o câncer. Esses compostos ajudam aumentando a eficiência dos medicamentos utilizados (12).

Estes compostos anti-cancerígenos são o ácido cafeico, quercetina, eugenol e catequinas. Os mesmos são capazes de restringir satisfatoriamente o metabolismo das células cancerígenas, sendo útil principalmente contra a leucemia e câncer de mama.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá, coloque algumas folhas de louro em uma panela com água. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, marque cinco minutos e então desligue. Deixe tampado e descansando por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas e consuma. A dose indicada é entre três ou quatro xícaras espaçadas durante o dia.

Folhas de louro secas

Para compor o chá, normalmente são usadas as folhas do louro secas (Foto: depositphotos)

Chá de louro na gravidez

O chá de louro não é uma bebida recomendada para mulheres gestantes ou lactantes. Essa regra só é quebrada é um momento: durante o trabalho de parto, quando o chá de louro pode ser um tônico super eficiente para acelerar o parto saudável.

Acima, nós falamos sobre os efeitos do louro quando o assunto é fluxo menstrual e cólicas menstruais. Esses benefícios acontecem porque as substâncias presentes na composição do louro agem diretamente no funcionamento do útero.

Isso pode ser bastante perigoso no início da gravidez. Mulheres grávidas não devem ter o útero estimulado a menstruar durante a gravidez, pois isso pode gerar a perda do zigoto/feto inicial. Por isso, se você quer engravidar, evite este chá.

Quando o chá de louro é benéfico na gestação?

Na hora do parto! Sim, este é o único momento em que o chá de louro é recomendado invés de ser evitado (13). As propriedades do louro vão facilitar a saída do bebê, estimulando o útero a “expulsá-lo”, assim como acontece com o fluxo menstrual atrasado.

Além disso, as propriedades analgésicas desta bebida ajudam na diminuição da dor no parto natural. Sendo assim, quando as contrações começarem e for iniciado o trabalho do parto, é recomendável tomar uma xícara de chá de louro para facilitar o processo.

Mito ou verdade: Folha de louro no feijão faz bem?

Você já deve ter prestado atenção no fato de que algumas pessoas colocam uma ou duas folhas de louro na panela quando vão cozinhar feijão. Que a folha possui sabor e aroma indiscutíveis, isso ninguém pode negar. Mas será que isso faz bem para a saúde?

A resposta é sim! O louro é uma planta altamente digestiva, enquanto o feijão vai no sentido contrário. Os grãos de feijão possuem substâncias que podem causar gases, inchaço e mal-estar. Por isso, é tão comum colocá-los de molho por pelo menos 1 hora antes de cozinhar.

O feijão precisa ficar imerso em água por um tempo para que essas substâncias maléficas saiam do grão. Utilizar as folhas de louro junto ao cozimento é a cartada final para que o feijão não provoque mal-estar ou gases.

As folhas de louro vão liberar seus compostos digestivos na água do feijão e, consequentemente, nos grãos cozidos. E vamos combinar: o sabor do feijão fica maravilhoso e o aroma do cozimento fica delicioso!

Veja também: Qual o tempero certo para cada alimento

Contraindicações e efeitos colaterais

Por fim, é importante atentar à quantidade ingerida deste chá. Apesar de ser uma bebida rica em propriedades medicinais incríveis, o excesso de consumo pode transformá-lo em um vilão.

Nunca o consuma no início da gravidez ou se estiver tentando engravidar. Evite também durante o período de amamentação. As substâncias das folhas de louro podem ser prejudiciais nesse período, tanto para a mulher quanto para o feto/bebê.

Além disso, o chá de louro pode fazer mal ao estômago quando consumido em excesso. Mesmo sendo uma planta extremamente digestiva, o exagero pode irritar o estômago e causar mal-estar.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.