Benefícios do chá de aroeira

O chá, banho e compressas feitos com a aroeira mansa conseguem tratar vários problemas internos e também externos no organismo

Muito usada na medicina alternativa, a aroeira mansa é uma árvore de pequeno porte que possui diversas propriedades em suas folhas e casca. Os benefícios trazidos pela planta são inúmeros e podem ser aproveitados na forma de chá e também como banhos e compressas.

Mas para conseguir usufruir dos benefícios da aroeira mansa é importante conseguir diferenciá-la da aroeira branca ou brava. Essas costumam causar efeitos diferentes, provocando sintomas como edemas, eritemas e urticária.

Mas também são espécies de aroeira mansa: a aroeira do campo, almecegueira e lentisco, rasteira, mole e algumas outras.

Propriedades terapêuticas da aroeira mansa

A aroeira mansa tem propriedades capazes de combater diarreia, corrimento vaginal, contribui para o aumento do fluxo menstrualcombate fungos e bactérias, tem ação adstringente, é balsâmica, diurética, purgativa, estomáquica, tônica, vulnerária e anti-inflamatória.

O chá da aroeira pode fazer bem a saúde do corpo como um todo

Use como chá, banhos ou compressas (Foto: depositphotos)

Indicações dessa planta

O tratamento natural feito com a planta é indicado para pessoas que sofrem de azia, gastrite, cistite, uretrite, diarreia, gonorreia, febrereumatismo, gota, dor de dente e ciática, tosse, bronquite e íngua.

As folhas da aroeira são balsâmicas e podem ser usadas para tratar problemas como feridas, erisipela, inflamação na pele, infecções cutâneas causadas por bactérias, entre outras.

Para tratar problemas dermatológicos, usa-se o chá das folhas como forma de compressa. O mesmo acontece quando o caso é de doenças reumáticas, artrite, distensão de tendões, dores ciáticas e gota. Além de fazer a compressa e massagem, pode-se fazer também banho quente com o chá.

Já quando usado na forma de infusão, o chá de aroeira pode ajudar no tratamento de doenças internas, como do trato urinário, problemas com os órgãos digestivos, diarreias entre outras.

Chá de aroeira emagrece

E além de tratar diversas doenças, o chá de aroeira também pode ser usado por quem pretende perder peso. Graças à ação diurética da bebida, ingerir o chá de aroeira diariamente vai ajudar a diminuir a retenção de líquido, ajudando, inclusive, a desinchar a barriga, por exemplo.

Para conseguir um efeito emagrecedor mais eficaz e saudável, basta aliar o consumo da bebida com uma dieta saudável e a prática diária de exercícios físicos. Procure também a ajuda de um nutricionista.

Tome chá de aroeira com gengibre e dê um up na sua saúde

Chá de aroeira para corrimento

Além da erva possuir efeitos similares ao do bálsamo, a aroeira ainda ajuda a eliminar fungos e bactérias do organismo.

Para tratar problemas de corrimento vaginal, procure aliar a ingestão de chás com o tratamento receitada pelo ginecologista. Preste sempre atenção na textura, cheiro e cor do corrimento, pois o sintoma pode indicar alguma doença grave. Procure sempre o acompanhamento de um especialista.

Chá de aroeira limpa o útero

Devido ao seu poder antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório e cicatrizante, ao consumir o chá feito com a erva o útero fica mais saudável e limpo. As mulheres que estão em processo de gestação devem consultar um especialista antes de consumir a bebida. O chá de aroeira pode trazer efeitos colaterais para a gravidez.

Como preparar o chá de aroeira

Ingredientes

-100g do pó das cascas de aroeira;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Ferva a água e depois acrescente as folhas da aroeira. Abafe o recipiente por cerca de 10 minutos e depois consuma.

Como preparar o banho de aroeira

O chá da aroeira pode ser ingrediente para banhos e lavagens, que também ajudam a combater diversos problemas de saúde.

Ingredientes

-1 litro de água;
-25g de cascas da planta.

Modo de preparo

Ferva a água e depois coloque-a em um recipiente ou bacia. Adicione as cascas e com a mistura tome o banho com a temperatura mais quente que suportar, por até 15 minutos.

Onde comprar chá de aroeira

É possível encontrar a aroeira em forma de casca, folhas e até mesmo como uma cápsula. A erva pode ser encontrada em lojas especializadas e também pela internet. Alguns sites de venda disponibilizam a aroeira, como o Chá e Cia, Mercado Livre, Americanas, Submarino, ShopTime, entre outros.