Benefícios do chá de aroeira

O chá, banho de assento e compressas feitas com a Aroeira-pimenteira conseguem tratar vários problemas internos e também externos no organismo

Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios do chá de aroeira, como ele deve ser consumido, quais doenças consegue evitar e/ou tratar e quais são suas contraindicações. Boa leitura!

Muito usada na medicina alternativa, a Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) é uma árvore de pequeno porte que possui diversas propriedades em suas folhas, frutos e casca. Os benefícios trazidos pela planta são inúmeros e podem ser aproveitados na forma de chá, banhos de assento e compressas.

Mas para conseguir usufruir dos benefícios da planta, é importante conseguir diferenciá-la da Aroeira-branca, da Aroeira-mansa e da Aroeira-do-sertão. Essas costumam causar efeitos diferentes, provocando sintomas como edemas, eritemas e urticária.

Propriedades terapêuticas da Aroeira

A Aroeira-pimenteira possui relato de uso tradicional, na forma de cozimento de suas cascas (decocto), especialmente pelas mulheres, durante vários dias, em banhos de assento após o parto como anti-inflamatório e cicatrizante, ou como medicamento caseiro para o tratamento de doenças do sistema urinário e do aparelho respiratório, bem como nos casos de hemoptise (expectoração de sangue pelos pulmões) e hemorragia uterina.

O chá da aroeira pode fazer bem a saúde do corpo como um todo

Use como chá, banhos ou compressas (Foto: depositphotos)

O tratamento natural feito com a planta também pode ser indicado para pessoas que sofrem de azia, gastrite, cistite, uretrite, diarréia, gonorréia, febre, reumatismo, gota, dor de dente e ciática, tosse, bronquite e íngua, há também relatos de seu uso no tratamento de caspas.

As folhas da aroeira são balsâmicas e podem ser usadas para tratar problemas como feridas, erisipela, inflamação na pele e infecções cutâneas causadas por bactérias.

Para tratar problemas dermatológicos, usa-se o chá das folhas como forma de compressa. O mesmo acontece quando o caso é de doenças reumáticas, artrite, distensão de tendões, dores ciáticas e gota. Além de fazer a compressa e massagem, pode-se fazer também banho quente com o chá.

Já quando usado na forma de infusão, o chá de Aroeira pode ajudar no tratamento de doenças internas, como as do Trato genito urinário e do Trato gastrointestinal.

Chá de aroeira emagrece

Ainda não existem informações embasadas que indiquem que o chá de aroeira emagrece ou que a bebida pode contribuir com a perda de peso. Entretanto, a planta medicinal utilizada no preparo do chá possui propriedades diuréticas.

Isso porque uma substância diurética é aquela que promove a eliminação de água do organismo por meio do estímulo à urina, sendo útil em casos de retenção de líquido, uma condição que causa justamente o inchaço.

Quando nos encontramos mais inchados, como por exemplo a retenção hídrica pré-menstrual, nosso corpo fica mais “cheinho”, dando a impressão que estamos com um peso a mais, entretanto, quando eliminamos esse excesso de líquidos, dando a impressão que estamos mais “magrinhos”.

Por isso, além de tratar diversas doenças, o chá de aroeira também pode ser usado por quem pretende perder peso. Graças à ação diurética da bebida, ingerir o chá de aroeira diariamente vai ajudar a diminuir a retenção de líquido, ajudando, inclusive, a desinchar a barriga, por exemplo.

É importante frisar que, com o consumo desse chá, é possível perder líquido, mas não gordura. Para alcançar um emagrecimento efetivo é preciso aliar o consumo da bebida com uma dieta saudável e a prática diária de exercícios físicos.

Para utilizar a planta medicinal, é necessário um acompanhamento médico, farmacêutico e nutricional, com finalidade de evitar agravos durante o uso e efeitos não desejados.

Chá de aroeira para corrimento

Além da erva possuir efeitos similares ao do bálsamo, a aroeira ainda ajuda a eliminar fungos e bactérias do organismo.

Para tratar problemas de corrimento vaginal, procure aliar a ingestão de chás com o tratamento receitada pelo ginecologista. Preste sempre atenção na textura, cheiro e cor do corrimento, pois o sintoma pode indicar alguma doença grave. Procure sempre o acompanhamento de um especialista.

Chá de Aroeira para auxiliar problemas íntimos

Devido ao seu poder antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório e cicatrizante, ao consumir o chá feito com a erva o útero fica mais saudável e limpo. As mulheres que estão em processo de gestação não devem fazer uso da planta. O chá de aroeira pode trazer efeitos colaterais para a gravidez e lactação.

Como preparar o chá de aroeira

Ingredientes

-100g do pó das cascas de aroeira
-1 litro de água

Modo de preparo

Ferva a água e depois acrescente as folhas da aroeira. Abafe o recipiente por cerca de 10 minutos e depois consuma.

Como preparar o banho de aroeira

O chá da aroeira pode ser ingrediente para banhos e lavagens, que também ajudam a combater diversos problemas de saúde.

Ingredientes

-1 litro de água
-25g de cascas da planta

Modo de preparo

Ferva a água e depois coloque-a em um recipiente ou bacia. Adicione as cascas e com a mistura tome o banho com a temperatura mais quente que suportar, por até 15 minutos.

Onde comprar chá de aroeira

É possível encontrar a aroeira em forma de casca, folhas e até mesmo como uma cápsula. A erva pode ser encontrada em lojas especializadas, farmácias de manipulação e drogarias e também pela internet, mas é importante se certificar da procedência da erva.

O que garante a segurança e eficácia do fitofármaco?

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC N° 26, DE 13 DE MAIO DE 2014 Dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais fitoterápicos.

*Revisado por Maria Júlia Pereira Reis
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Mestranda em Ciências Farmacêuticas

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.