Benefícios das nozes para o organismo

O consumo das nozes ajuda na prevenção do câncer, no ganho de músculos e faz bem para o coração

Neste artigo você vai poder conferir os inúmeros benefícios das nozes para o organismo, por isso separamos sete vantagens mais pontuais do consumo desse ingrediente. Veja a seguir!

As nozes são conhecidas como artigos de luxo no Brasil. Isso porque não existe um cultivo comercial dessa fruta no País. Sim, a noz é uma fruta! Mas é do tipo seco, que possui somente uma semente revestida por uma casca que se torna muito dura após a maturidade.

As nogueiras – árvores responsável por dar nozes – são naturais da Europa e Ásia, mas também podem ser encontradas em países da América do Norte, como Estados Unidos e Canadá.

Em território brasileiro, as nozes não são tão fáceis de encontrar como outras frutas. É mais comum encontrar em lojas de artigos naturais as sementes das nozes, que são as partes comestíveis. Sendo assim difícil de encontrar a fruta inteira.

Apesar das dificuldades e do valor, as nozes possuem algumas singularidades de benefícios muito importantes para a saúde. É possível encontrar entre os seus nutrientes ômega 3, ômega 6, zinco, potássio, vitamina C, vitamina E e arginina, um aminoácido responsável por fortalecer a imunidade e a cicatrização.

Apesar dos benefícios, as nozes são frutas bastante calóricas, que possuem gorduras poli-insaturadas e não são a melhor opção para quem está em processos de emagrecimento. Mas no geral, as sementes de nozes podem ser uma grande aquisição para a boa saúde.

7 benefícios das nozes para o organismo

Entre os benefícios das nozes a contribuição para a saúde cardiovascular é um dos mais evidentes

Por ser rica em proteína, as nozes promovem o desenvolvimento e reparo da musculatura (Foto: depositphotos)

1- Prevenção do câncer

Estudos comprovam que as nozes são eficientes na prevenção dos dois tipos de câncer mais comuns: o de mama e o de próstata. Não se sabe exatamente qual nutriente encontrado nas nozes é responsável por esse feito, mas elas ajudam a diminuir o risco e na desaceleração da evolução dos nódulos malignos.

2- Ajuda no controle metabólico

As nozes também são capazes de ajudar no controle do metabolismo e combater a síndrome metabólica, uma doença desenvolvida após a incidência de vários problemas de caráter metabólico, como taxas de gordura desreguladas, obesidade, hipertensão, picos de glicose e níveis descontrolados de colesterol bom (HDL).

Veja também: Empresa desiste do leite de vaca e investe em leites vegetais

Para obter esse benefício não é preciso consumir muito das sementes dessa fruta. Pesquisas comprovam que ingerir diariamente 1g de nozes já é suficiente para auxiliar os processos metabólicos do organismo.

3- Ganho de músculos

As sementes dessa fruta também são muito eficientes para quem está buscando ganhar peso e músculos da maneira certa. Isso se deve pela presença das proteínas da noz. Observa-se que haja cerca de 20g de proteínas em 100g das sementes da fruta.

As proteínas são os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento e reparo da musculação. Dessa maneira, incluir porções de nozes após treinos contribui para a definição e crescimento muscular.

Mas claro que as nozes não são capazes de realizar milagres. Para que seu efeito fique presente e seja notado, é necessário seguir uma dieta saudável e realizar os treinos de musculação regularmente. Elas servem somente para acelerar o processo.

4- Faz bem para o coração

Entre os principais benefícios obtidos com o consumo das nozes, a contribuição para a saúde cardiovascular é um dos mais evidentes. Isso acontece graças ao seu potencial de diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL).

Além disso, as nozes contribuem para a melhor qualidade do sangue, reduzem os riscos de coágulos sanguíneos e inflamações. Além disso, reforçam a qualidade e força dos vasos e veias.

Outra vantagem que o consumo de noz traz para o coração diz respeito a arginina presente em sua composição. Ela colabora para a produção de óxido nítrico (que melhora os vasos sanguíneos). Além disso, pode diminuir a pressão arterial quando consumida junto a alimentos com vitaminas B6 e B12.

Veja também: Intestino preso? A solução está nas frutas e sementes. Confira

5- Ajuda na fertilidade masculina

Estudos realizados nos Estados Unidos observaram que a ingestão de nozes por homens ajuda na qualidade e na produção do sêmen. Elas não combatem doenças relacionadas ao sistema reprodutor, mas podem auxiliar para uma fertilização mais rápida e segura.

Homens que estão tentando ter filhos podem ingerir pequenas porções de nozes diariamente para melhorar a qualidade e a produção dos espermatozóides, possibilitando assim uma fertilização mais segura.

6- Melhora a qualidade do sono

Não dormir bem pode ser algo estressante, exaustivo e causar diversos problemas de saúde, como depressão e complicações metabólicas. Entre as alternativas naturais para melhorar o sono, está a noz.

As sementes dessa fruta possuem um composto chamado de melatonina, e esta substância é capaz de induzir o sono, além de relaxar o cérebro.

Mas o uso das nozes para essa função não acontece de forma rápida, como um chá de camomila ou um suco de maracujá, por exemplo. Para se obter esse efeito das nozes é preciso consumi-las regularmente e não somente antes de dormir.

7- Melhora o funcionamento do cérebro

As nozes possuem compostos nutricionais, como o folato (vitamina do complexo B), que ajudam o cérebro a funcionar de forma saudável e adequada.

Ajudam na capacidade cognitiva, emocional e mental. É bastante recomendável também para a prevenção da depressão, graças ao folato, e contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e felicidade.

Veja também: Sementes e brotos para estimular a saúde do organismo

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.