,

Benefícios da azeitona e modos de consumo

A azeitona traz benefícios, mas como em tudo na vida, a moderação é a palavra de ordem

Você conhece os benefícios da azeitona? Nesse artigo, além de descobrir as vantagens desse fruto para a saúde do organismo você também vai descobrir quais são os modos de consumo e algumas receitas de pratos saudáveis com a azeitona. Isso e muito mais você vê a seguir!

A azeitona é um fruto bastante consumido, porém, nem todo mundo tem conhecimento sobre os seus benefícios e ainda a forma certa de consumi-la. Pois bem, a partir de agora, você terá oportunidade de acumular mais esses conhecimentos.

Nesse sentido é bom que você saiba que ela possui boas quantidades de gorduras benéficas para a saúde, também conhecida por ácido oleico. Esta gordura ajuda a combater o colesterol ruim, regulando seus níveis.

Porém, consumi-la em excesso pode trazer algumas complicações para a saúde. O mais sensato é procurar o seu médico ou nutricionista antes de apostar nas propriedades desse fruto, a fim de resguardar possíveis problemas.

“A azeitona faz bem e traz benefícios à saúde idênticos ao azeite, mas como em tudo na vida, a moderação é a palavra de ordem. Não se deve exagerar no consumo devido ao seu alto teor de sódio”, diz um artigo escrito pelo professor Kiber Sitherc.

Benefícios da azeitona

A azeitona é um fruto que possui muitas variedades, sendo a verde a mais consumida. Ela é rica em sais minerais como o ferro, zinco, potássio, silício, além de vitaminas A, B1, B2, C e E. O ingrediente também possui em sua composição um pouco de fibra.

Na lista de benefícios, as ações anti-inflamatória e antioxidante são as que mais se destacam, sendo responsáveis pela maioria dos benefícios para a saúde que o fruto proporciona.

Além da azeitona in natura, uma outra forma de ter acesso a todos os benefícios que ela pode proporcionar é a partir da ingestão do azeite de oliva. No decorrer do texto, você vai ter mais orientações sobre as melhores formas de consumir a azeitona.

A partir de agora, conheça um pouco mais sobre as propriedades da azeitona:

Ação antioxidante

Por possuir o ácido oléico e a vitamina E em sua composição, a azeitona pode ser vista como uma excelente arma para prevenir o envelhecimento precoce das células. Isso acarreta na diminuição das rugas causadas pelo avançar da idade.

Saúde cardiovascular

Os nutrientes que aparecem na composição da azeitona atuam com o intuito de impedir a oxidação do colesterol. Dessa forma, doenças cardíacas, como o infarto, podem ser evitadas.

Além do mais, esses frutos são dotados de gordura saudável, o que reduz também a probabilidade do paciente desenvolver a aterosclerose, aumentando, assim, a concentração de colesterol bom no organismo.

Veja também: Adote a dieta mediterrânea e diminua o perigo de infarto

Outra boa notícia em relação a azeitona é o combate ao mau colesterol, segundo explica o professor Kiber Sitherc.

“O colesterol total é composto por dois tipos, o HDL, conhecido como colesterol bom e necessário para o corpo, e o LDL, o vilão que precisa ser controlado, pois pode causar o entupimento de veias e artérias, levando ao infarto de miocárdio e derrame”.

Controle do açúcar

Quando ingerida de forma regular e sob orientação médica, a azeitona faz bem para os pacientes diabéticos. Isso acontece justamente pelo fato desse ingrediente controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Previne o câncer

A partir da realização de estudos foi constatado que o consumo de azeitona pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, a exemplo do câncer. Na prática, as substâncias presentes na azeitona protegem o organismo dos carcinogênicos.

Dessa forma, as possíveis mutações que as células do corpo podem sofrer são reduzidas drasticamente. Isso acaba impedindo o desenvolvimento de alguns tumores, independente da região do corpo.

Já existem estudos que mostram que a gordura presente na azeitona pode ajudar na prevenção do câncer de cólon.

Melhora o trânsito intestinal

Devido a presença de fibras e da vitamina E, a azeitona pode ser usada com o intuito de melhorar a digestão dos alimentos. Consequentemente, isso vai acarretar em uma melhora significativa do trânsito intestinal.

“Integradas numa alimentação nutricional as azeitonas são ainda ricas em água e fibras, que ajudam a manter o organismo hidratado”, destaca o professor Kiber Sitherc.

Veja também: É isso aqui que você precisa fazer para evitar os sintomas da má digestão

Azeitona para emagrecer

A azeitona agrega propriedades emagrecedoras na sua lista de benefícios justamente pela presença das gorduras monoinsaturadas, além das fibras. Esses elementos ajudam a retardar o processo digestivo, trazendo a sensação de saciedade.

As gorduras saudáveis que também estão presentes na azeitona promovem a queima de gordura. Porém, antes de sair por aí comendo azeitona desenfreadamente, o bom mesmo é consultar o médico, já que o ingrediente também pode trazer problemas.

Outra substância que faz da azeitona uma excelente arma a favor do emagrecimento, é a existência de fibra solúvel. Elas ajudam a minimizar os níveis de glicemia, já que todo o excedente de glicose é convertido em gordura.

Para quem investe nas prática de exercícios físicos, a azeitona induz a oxigenação celular. Na prática isso é sentido no processo metabólico, que se torna mais rentável em termos de síntese de energia.

Como consumir a azeitona

Entre os benefícios da azeitona estão seu efeito regulador dos níveis de colesterol e de açúcar

É indicado usar a azeitona em pratos como saladas e cozidos (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer todos os principais benefícios da azeitona, agora, muita gente vai querer saber quais as formas indicadas para incluí-la no cardápio diário. Pois saiba que existem várias formas, já que a azeitona é um alimento bem versátil.

Existem diversas variedades de azeitonas disponível no mercado. As mais comuns de serem encontradas são as verdes e as pretas. Elas pertencem a mesma espécie, a Olea europeae. São naturais da África, Ásia e da região do Mediterrâneo.

“Em substituição a gordura saturada, considerada ruim para a saúde, presente em produtos de origem animal, como manteigas, leite integral e derivados, carnes gordas e frituras em geral, entra a azeitona, e o azeite de oliva Extra Virgem”, explica o professor.

Porém, mediante tudo o que foi apresentado até agora, nem sempre consumir determinado alimento em excesso pode fazer bem a saúde. Esse é o caso da azeitona, já que ela pode ser bem calórica.

Veja também: Fritar com azeite faz mal, engorda ou é saudável?

Para consumir de forma saudável, procure adicionar a azeitona em sua alimentação em pratos como saladas e cozidos. Quando associada a uma dieta equilibrada, a azeitona somente trará benefícios para a sua saúde.

Nesse sentido, não custa nada reforçar que o melhor a ser feito é consultar o seu médico ou nutricionista. Além de prescrever a recomendação correta, você estará resguardado quanto ao aparecimento de qualquer que seja o problema.

Veja algumas sugestões de receitas que podem ser preparadas a partir da azeitona:

Patê de Azeitona com Biomassa

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde;
  • 100g de azeitona sem caroço;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite;
  • 2 colheres (de sopa) de sumo de limão;
  • 1 dente de alho;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo

Para preparar essa receita, você vai precisar de um processador de alimentos ou um mixer. Com o utensílio em mãos, coloque todos os ingredientes indicados na receita para bater de uma só vez.

Bata até que todos os ingredientes estejam misturados a ponto de pasta, uma pasta lisa. Depois disso, o patê estará pronto para ser ingerido. A dica é servir com torradas.

Veja também: Não sabe como conservar azeitonas? Aprenda o modo certo

Tajine de frango com azeitonas

Ingredientes

  • Um frango inteiro;
  • 300 g de azeitonas;
  • Um pouco de azeite de oliva;
  • 2 cebolas grandes;
  • 3 copos de água;
  • 1 colher (de sopa) de maisena;
  • Suco de meio limão;
  • Um pouco de açafrão.

Modo de preparo

O primeiro passo é temperar o frango com sal. Pegue uma panela e refogue as cebolas com um pouco de azeite. Acrescente o frango e deixe ele dourar. Acrescente três copos de água e o açafrão. Deixe cozinhar por 25 minutos.

Passado esse tempo, dissolva a maisena em um pouco de água e depois acrescente o suco de meio limão. Na sequência, acrescente 300 gramas de azeitonas. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 10 minutos, até o caldo ficar bem espesso.