Conheça os benefícios da chlorella

Essa alga é muito consumida nos países orientais, a exemplo do Japão

Você conhece a chlorella? E seu benefícios? As pessoas que estão empenhadas em transformar suas alimentações em modelos naturais e ricos em nutrientes precisam conhecer essa planta. Trata-se de uma alga, que apesar do tamanho minúsculo, carrega consigo propriedades medicinais e que por isso promove uma série de benefícios no organismo.

Com um nome exótico, esta alga ainda é pouco conhecida no mundo todo. Apesar disso, vem ganhando um espaço considerável em alguns países, como o Japão, onde é consumida como complemento alimentar. Desta forma, quem deseja utilizar dos princípios ativos da chlorella, pode ingeri-la de duas formas: em cápsulas ou na forma líquida.

Por ser extremamente rica em clorofila, esta alga possui uma coloração verde-esmeralda. Além disso, possui em sua composição diversas propriedades capazes de melhorar o funcionamento do organismo como proteínas, vitaminas, sais minerais, aminoácidos essenciais, enzimas e polissacarídeos.

Suco, ramos e pó de chlorella

Essa planta é rica em clorofila, sendo muito nutritiva (Foto: depositphotos)

Benefícios da chlorella

Diante das propriedades da chlorella, é possível dizer que ela pode ser usada para acompanhar os tratamentos contra o câncer no estômago, uma vez que a alga possui enzimas digestivas importantes. Também é indicado o uso deste remédio natural para quem precisa melhorar o sistema imunológico, tendo em vista que galactose, xilose, ramnose e arabinose são polissacarídeos presentes em sua composição.

Os ácidos nucleicos, componentes da alga, funcionam como antioxidantes, pois evitam o envelhecimento precoce. Em contrapartida, esta mesma propriedade auxilia no crescimento de crianças. Para vegetarianos a chlorella é uma forte aliada, visto que ela possui vitaminas do complexo B.

Hipertensão, úlceras no estômago e gastrites crônicas são outros problemas de saúde que podem ser tratados com o uso desta alga. Ela também pode ser usada por quem deseja emagrecer, pois promove a sensação de saciedade no organismo.

Veja também: Suco rico em clorofila para desintoxicar o corpo

Além de todos os benefícios já citados, chlorella previne anemia, alivia sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), reduz níveis de glicose e gorduras no sangue e aumenta a atividade cerebral.

Como consumir?

A chlorella pode ser encontrada para o consumo de duas maneiras: líquida ou em cápsulas. A comercialização desta alga fica a cargo da multinacional japonesa Sun Chlorella. O uso mais comum deste remédio natural é antes das refeições, porém isso pode mudar dependo da situação do paciente, por isso é importante se informar com algum especialista antes de mais nada.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.