Baicuru: Saiba onde comprar essa planta

O Sul do Brasil é o local mais fácil de encontrar o baicuru, mas ele pode ser adquirido também em compras online

Você sabe onde comprar/adquirir o baicuru? Essa planta brasileira está dando o que falar por ser uma grande aliada da saúde da mulher. Muitos relatos também afirmam que o baicuru é o segredo da fertilização feminina.

Erva nativa do Brasil, o baicuru é conhecido pelo seu grande potencial medicinal, além de ser uma opção sempre levada em conta pela indústria farmacêutica. Tudo isso graças aos seus nutrientes e benefícios para a saúde.

No entanto, nem todo mundo sabe onde comprar essa planta. Logo, se você é uma dessas pessoas que têm dúvidas então este post irá lhe ajudar

Confira onde é possível fazer a compra do baicuru

Lojas de artigos naturais

Sempre que necessário comprar baicuru ou algum tipo de erva as lojas naturais são uma opção

Lojas de artigos naturais é sempre uma das primeiras alternativas quando o assunto é a compra de ervas como baicuru (Foto: depositphotos)

O baicuru pode ser encontrado facilmente em lojas de artigos naturais, principalmente no sul do país (no Rio Grande do Sul e regiões próximas). Nesses locais, podem ser encontradas tanto as raízes quando as folhas da planta.

Entre as folhas e raízes, dê preferência às raízes se quiser mais eficiência no uso periódico.

As folhas são muito eficazes, mas as raízes podem ter um custo benefício melhor para a utilidade rápida. Como no caso de aumentar a fertilização, tratamento de aftas e feridas na boca e o controle da diabetes, por exemplo.

Se quer usar o baicuru regularmente – para o controle da menstruação e prevenção de doenças -, dê preferência às folhas, pois para essa função a infusão das folhas é mais eficiente.

Lojas de remédios naturais

Alguns tipos de plantas são possíveis de achar também em lojas de remédios naturais

Também em lojas de remédios naturais ou homeopáticos é possível encontrar certos tipos de plantas (Foto: depositphotos)

Em lojas de remédios naturais é possível encontrar o baicuru em 2 formas: natural (raíz e folhas secas) e extrato líquido.

Se você achar as folhas e raízes em estado seco, consequentemente elas devem custar mais caro. Isso significa que não existe cultivo nas proximidades, e elas tiveram que ser transportadas ou mesmo importadas.

Algumas lojas podem oferecer também as versões em cápsula, mas é muito difícil de encontrar e quase nunca na medida ideal por pílula (30g).

Farmácias de manipulação

Para quem precisa de remédios naturais algumas farmácias de manipulação podem ser uma opção

As farmácias de manipulação também são alternativas para quem precisa de remédios de origem natural (Foto: depositphotos)

As farmácias de manipulação são as favoritas das mulheres que usam o baicuru para aumentar as taxas de fertilidade. Nesses locais é possível solicitar a produção das cápsulas de 30g de baicuru. As cápsulas contém os importantes princípios ativos da planta.

O uso recomendado para quem faz o uso regular das cápsulas é 1 pílula por dia antes do almoço. Para quem está usando de forma periódica, o recomendado é 1 pílula antes de cada refeição.

Nesses estabelecimentos também é possível solicitar o preparo do extrato líquido. Esse extrato é muito potente, pois separa todos os benefícios do baicuru num potente elixir usado em gotas misturadas em água pura.

A quantidade de gotas a se usar depende de cada composição feita por cada farmácia de manipulação. O ideal do uso do extrato é tomar um copo de água com algumas gotas do extrato 2 vezes ao dia.

Veja tambémOnde comprar plantas e produtos naturais medicinais?

Vendedores online

Avalie bem um vendedor online antes de finalizar sua compra de ervas como o baicuru

Talvez a opção mais prática para comprar baicuru, vendedores online de ervas precisam ser avaliados bem antes de fazer a compra (Foto: depositphotos)

É possível também encontrar o baicuru em sites que vendem produtos naturais. Nesses casos, é mais comum remédios naturais que possuem o baicuru em sua composição. Contudo, é possível encontrar a erva e a raiz naturais também.

Existem portais de internet especializados em medicina natural e alternativa que também vendem os produtos do quais eles escrevem. Há também sites próprios de venda de produtos naturais (brasileiros e internacionais) que vendem o baicuru.

O ponto negativo de obter essa planta através da internet é o tempo de espera. Demora um pouco (dependendo da localidade) para que o baicuru ou derivados dele cheguem em nossa casa. Esse detalhe também vale para a compra através de sites de venda (próximo tópico).

Contudo, é uma ótima alternativa para quem não está encontrando essa erva em lugar nenhum da cidade. É bom lembrar que os benefícios dessa planta tão exclusivos que vale a pena mesmo comprar online.

Sites diversos de venda

Compra de baicuru pode ser facilitada por meio da sua busca também em lojas de vendas na web

Lojas de vendas em geral na internet também podem facilitar o encontro de baicuru para compra (Foto: depositphotos)

É também fácil encontrar o baicuru (tanto as folhas, quanto as raízes e remédios naturais a base da planta) em sites de vendas populares. Esses não são sites especializados, mas aqueles em que qualquer pessoa pode anunciar um produto para vender.

Muitas lojas de artigos e remédios naturais usam esse tipo de site para aumentar suas vendas e, consequentemente, seus lucros. Por isso é muito fácil encontrar o baicuru sendo vendido por perfis de lojas e também por perfis não comerciais.

Veja também: Onde comprar argila verde 

O que é baicuru?

Seu nome verdadeiro é Statice brasiliensis. É uma das 320 espécies de plantas da família das Plumbaginaceae, e é totalmente originária do Brasil, encontrada no sul do país, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Encontrada também sob os nomes de “guaicuru” e “alecrim do pântano”, o baicuru é uma planta litorânea, encontrada muitas vezes inclusive enterrada na areia da praia e até encoberta pelo mar.

Dona de uma raíz subcilíndrica e longa com casca de tonalidade marrom fibrosa e granular. Sua flor lembra a flor da saxifraga, pequenas e em grande quantidade; de tonalidades que variam do branco ao lilás. As flores também possuem sabor e ação adstringente.

Apesar de ser uma planta nativa do Brasil, o baicuru pode ser encontrado atualmente também em países próximos, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Já é possível também encontrar o baicuru em algumas regiões dos Estados Unidos, mas seu cultivo por lá é bastante pequeno e incomum.

A planta pode ser encontrada em abundância, independente da época do ano e estação, sendo necessário apenas que seja cultivada nos locais certos e no clima ideal. Seu cultivo é considerado fácil e simples.

As partes que são usadas dessa erva são a raíz e as folhas, que trazem inúmeros favorecimentos à saúde. Entenda um pouco sobre essas propriedades e benefícios do Baicuru.

Veja também: Onde e como comprar bardana para chás

Benefícios do baicuru

O baicuru é uma planta rica em propriedades medicinais, com ação anti-inflamatória, bactericida e adstringente. Essa capacidade não é ignorada pela farmacologia brasileira, sendo ingrediente de vários remédios que atuam no tratamento de muitos problemas de saúde.

Entre os princípios ativos presentes no baicuru estão os sulfatos, cloritos e fosfatas de sódio, potássio, magnésio e cálcio.

É usada para aumentar os chances de gravidez (quando consumido pelas mulheres), a regular a menstruação, combater o corrimento vaginal e as cólicas.

Serve também para o tratamento de aftas e feridas na boca. Alivia dores causadas por úlceras e outros ferimentos que afligem o sistema digestivo e ajuda no controle da diabetes.

Diante de tantos benefícios, você não vai mais pensar duas vezes em comprar o baicuru, não é mesmo? Boa sorte!

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.