Aproveite o verão sem descuidar da saúde. Confira dicas de especialista

Com a chegada da estação mais quente do ano, é preciso adotar algumas medidas para não descuidar da saúde. Saiba o que fazer

Quando a época mais quente do ano bate na porta dos brasileiros, todo mundo já sabe que é hora de colocar o biquíni, aproveitar as praias e curtir as famosas festas de verão.

Mas, em meio a toda essa folia, é importante ficar atento aos cuidados com o corpo, tendo em vista que as sensações térmicas neste período podem ultrapassar 40 °C facilmente.

Por esta razão, a nutricionista Gabriella Fernandes Gachet, que compõe a equipe do Vigilantes do Peso – grupo que incentiva o emagrecimento de forma acessível e saudável – ensina alguns métodos para cuidar da saúde ao mesmo tempo em que você pode aproveitar o melhor do verão. Entre as dicas dadas pela especialista, estão os cuidados com a alimentação, estética e mente.

Cuidados para o verão

Aproveite o verão sem descuidar da saúde. Confira dicas de especialista

Foto: depositphotos

 A alimentação

O verão é uma época famosa por conter o maior número de dietas possível, mas também é um momento propício para colocá-las por água abaixo. Por esta razão é preciso ter planejamento e se manter firme. “Se está de férias, tenha sempre opções saudáveis em casa para não descuidar da dieta. Se vai curtir um final de semana na praia, programe-se para levar lanches nutritivos e não precisar recorrer às comidas vendidas nos quiosques ou na areia”, alerta Gabriella.

Sendo assim, faça seu próprio lanche para não depender das vendas de lugares públicos. “Muitas vezes não temos boas opções de comida ou lanches nas praias. Procure levar bastante água, sucos naturais, sanduíches leves feitos com pão integral, além das frutas”, indica a nutricionista. Além disso, a especialista fala que é ideal apostar em frutas ricas em água, como melancia, uvas, abacaxi, pera, melão etc.

Mantenha-se hidratado

“Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor e quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão”, afirma a profissional em nutrição. Sendo assim, ela indica o consumo de bastante líquido, não só de água, mas também de sucos naturais, chás gelados, água de coco ou até mesmo água aromatizada.

Além disso, Gabriella recomenda evitar o excesso de bebidas com álcool. “Consumir bebidas alcoólicas em excesso leva a uma maior perda de água, principalmente através da urina. Caso faça consumo de bebidas alcoólicas, o ideal é também beber bastante água”, explica.

Outros cuidados

Além de manter o organismo nutrido e hidratado, é importante também cuidar da parte externa do corpo. Isto porque, a intensa exposição ao sol pode prejudicar os cabelos e a pele. Cuidados com o corpo, a pele e os cabelos. “Alguns cuidados básicos, como passar protetor solar e usar boné e óculos escuros parecem fáceis de fazer, mas existem outras atitudes simples que podemos tomar para não descuidar da pele e dos cabelos e mantê-los fortes, brilhantes e saudáveis”, conta Gabriella. Por isso ela dá outras dicas, como:

  • Evite o sol entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos;
  • Tome um banho assim que voltar da praia ou da piscina, tendo em vista que o cloro e o sal podem manchar a pele e ressecar os cabelos;
  • Prender cabelos molhados pode ocasionar o surgimento de caspas e o enfraquecimento dos fios, por isso evite a prática;
  • Aposte em alimentos que ajudem a fortalecer a pele e os fios, como cenoura, frutas vermelhas, beterraba, laranja etc.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.