Suco de tomate: 5 receitas cheias de benefícios

Assim como a fruta, o suco de tomate é rico em licopeno, potássio e vitamina C. Por essas razões, reduz colesterol e ainda é muito indicado para quem deseja perder peso. 

Além disso, por ser uma bebida natural e saudável, é perfeita para hidratar o organismo. E, quando adicionado outras frutas e vegetais, os benefícios só aumentam.

Entre as possíveis receitas está o suco de tomate com laranja, com limão ou com cenoura. Maçã e pimenta são outros ingredientes que contribuem com as propriedades dessa bebida.

Como fazer suco de tomate?

Copo de suco de tomate
O suco de tomate consegue equilibrar os níveis de colesterol e ainda ajuda a emagrecer (Foto: depositphotos)

O suco simples de tomate é feito apenas com o fruto e a água. Mas é possível adicionar ainda sal e hortelã, ingredientes que melhoram o gosto da bebida.

No entanto, o acréscimo do sódio pode impedir alguns benefícios. Caso queria adicionar mesmo assim, veja como pode ser feito da forma mais natural possível:

  • 2 tomates maduros picados
  • 2 copos de água
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1 ramo de hortelã.

Bata todos os ingredientes no liquidificador de uma só vez até triturar bem os tomates. Em seguida, sirva sem coar para aproveitar todas as fibras e nutrientes do fruto vermelhinho. (1

1. Suco de tomate com laranja

Copo com suco de tomate e laranja
Combinar o tomate, com a laranja e o limão evita doenças (Foto: depositphotos)

Assim como o tomate, a laranja é fonte de vitamina C, além de conter minerais como potássio, cálcio e fósforo. Por tudo isso, ela reforça o sistema imunológico, favorece a digestão e o bom funcionamento intestinal, e contribui com a formação dos ossos. (2)

  • ½ xícara de suco de tomate
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão
  • 2 raminhos de salsa
  • 1/4 de xícara de gelo.

Bata os três sucos em um liquidificador e despeje o resultado em um copo com gelo. Finalize colocando a salsa picada, dando um charme para a bebida e acrescentando mais sabor. (3)

2. Suco de tomate com limão

Adicionando o limão,  o suco de tomate fica ainda mais forte em vitamina C, melhorando as defesas do organismo.  Além disso, a fruta ácida auxilia no equilíbrio do pH do corpo. (4

A bebida ensinada a seguir é perfeita para combater a ressaca e refrescar o organismo em dias mais quentes. Confira os ingredientes listados e o modo de preparo no vídeo:

  • 2 tomates maduros e sem o talo
  • 1 limão siciliano sem casca
  • Sal a gosto.

3. Suco de tomate e cenoura

Essa bebida é um combo para os cuidados com a pele, uma vez que tanto o tomate como a cenoura possuem vitamina C e vitamina A. Além disso, o legume também melhora a visão, os cabelos e as mucosas. (2)

  • 600 g de tomate sem sementes
  • 300 g de cenoura sem casca
  • 200 g de aipo
  • 1 pedaço de gengibre picado
  • Gelo a gosto.

Primeiramente, bata no liquidificador os tomates, o aipo e o gelo. Em seguida, adicione a cenoura e o gengibre. Depois, é só servir sem coar, com mais gelo e um raminho de manjericão para decorar e adicionar mais sabor à bebida. (5)  

4. Suco de tomate com maçã

Quer melhorar os sintomas da azia e evitar problemas no intestino? Então, você deve apostar nessa misturinha que além de saborosa, é rica em vitaminas A, C e as do complexo B. (2)

  • 2 tomates maduros
  • 2 maçãs maduras.

Bata os dois ingredientes no liquidificador e sirva sem precisar coar a bebida. (6)

5. Suco de tomate com pimenta

Prato com pimenta e tomates
O suco de tomate com pimenta é termogênico, sendo ideal para dietas (Foto: depositphotos)

Suco de tomate apimentado é ideal para contemplar o momento do lanche de quem está de dieta. Por ser um alimento termogênico, a pimenta vermelha consegue acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais gorduras. (7)

Mas se você possui muita sensibilidade com o sabor da pimenta, o canal Gastronomismo dá a dica de retirar as sementes, amenizando a sensação de ardência. Confira:

  • 340 g de tomate
  • 1 pimenta vermelha sem sementes
  • 1 xícara de pepino sem sementes e cortado em cubos
  • 1 talo de aipo picado
  • ½ dente de alho sem o broto interior
  • 1/4 de xícara de água gelada
  • Sal a gosto
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de vinho tinto.

Benefícios do suco de tomate

A principal substância desse suco é o licopeno, um potente sequestrador de radicais livres do organismo. Isso significa dizer que, só por ter esse pigmento, a bebida tem propriedades antioxidantes.

Por combater esses radicais, o sumo do tomate consegue agir como um anticancerígeno e um bloqueador do envelhecimento precoce das células, incluindo as que formam a pele. (8)

O licopeno, somado a outros nutrientes como a vitamina A e o cálcio, também pode trabalhar na prevenção de doenças cardiovasculares. Em um estudo realizado no Japão, em 2019, ficou comprovado que a ingestão de suco de tomate sem sal pode melhorar a pressão arterial, inclusive em pessoas com histórico de pré-hipertensão ou hipertensão.

Além disso, a pesquisa japonesa também provou que o consumo dessa bebida diminui o nível de colesterol ruim (LDL), impedindo assim o acúmulo de placas de gorduras nas paredes internas das artérias. (9)

Outro benefício é sua ação energética, pois elimina a fadiga e a sonolência. Basta apenas um copo de suco de tomate diariamente para manter a saúde em dia, criando defesas contra gripes e resfriados.

Essa medida, feita com apenas um tomate de tamanho médio, também é perfeita para quem deseja perder peso. Isso ocorre pois o fruto possui apenas 11 calorias e 95% do seu peso é formado por água.

Assim, é possível afirmar que ele é um alimento com alto poder diurético e baixo conteúdo calórico. Em outras palavras, é um aliado das dietas emagrecedoras. (10)

Referências

(1) FRANCO, Lelington Lobo. “100 suco com poderes medicinais“. São Paulo: Elevação, 2005.

(2) Ministério da Saúde; Universidade Federal de Minas Gerais. “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras“. 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(3) THRACE, Pola. “Cómo preparar el jugo de tomate con naranja“. Nueva Mujer, 2014. Disponível em: https://www.nuevamujer.com/lifestyle/2014/10/20/como-preparar-el-jugo-de-tomate-con-naranja.html. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(4) PEREIRA, Aline. “Benefícios e curiosidades do limão“. Cozinha Fit & Fat. Disponível em: http://cozinhafitefat.com.br/index.php/2017/03/28/beneficios-e-curiosidades-do-limao-por-aline-pereira/?pdf=6298. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(5) Marie Claire. “Zumo de tmate y zanahoria“. Disponível em: https://www.marie-claire.es/lifestyle/recetas/receta/zumo-de-tomate-y-zanahoria-331436164276. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(6) Jorgette. “Licuado de tomate con manzana“. Cookpad. Disponível em: https://cookpad.com/do/recetas/3011431-licuado-de-tomate-con-manzana. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(7) ARENA, Eliane Petean. “Menos calorias com alimentação termogênica“. Centro Nutrição Celular. Disponível em: http://www.ncbauru.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Manual+Alimentos+Termogenicos.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(8) MONTEIRO, Cristiane Schüler; et al. “Qualidade nutricional e antioxidante do tomate ‘tipo italiano’“. Alimentos e Nutrição Araraquara, 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/dc7a/6942117d20257d7aab5e2989ee9f9da8604e.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(9) ODAI, Tamami; et al. “Unsalted tomato juice intake improves blood pressure and serum low‐density lipoprotein cholesterol level in local Japanese residents at risk of cardiovascular disease“. Food Science & Nutritio, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6657743/. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

(10) BHOWMIK, Debjit; et al. “Tomato-A natural medicine and its health benefits“. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 2012. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7c92/9339c2f34d229c38a71effa81cecb29f8828.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.