,

Sopa livre de calorias e que emagrece é a grande pedida

Para manter a dieta sem esquecer do paladar, a dica é preparar uma saborosa sopa de brócolis com couve-flor. Os ingredientes possuem baixo índice calórico

Nas dietas que sugerem a perda de peso, a sopa é um ingrediente bem comum nos cardápios diários. Além de ser uma refeição que nutre o organismo com todas as propriedades que ele precisa, dependendo dos ingredientes usados no preparo, ela ainda ajuda a queimar calorias.

Mesmo com o baixo índice calórico, ainda existem aqueles pratos que são conhecidos pela quantidade negativa de calorias, ou seja, a quantidade de calorias existente é menor do que a gasta pelo organismo na hora de metaboliza-lo. Sendo assim, a energia fornecida pelo prato é menor, induzindo a queima de gordura existente.

Os ingredientes da sopa não-calórica e emagrecedora

Sopa livre de calorias e que ajuda seu organismo a emagrecer é a grande pedida do momento

Foto: depositphotos

Para essa sopa que será ensinada logo em seguida, os ingredientes principais são o brócolis e a couve-flor. Na tabela calórica, esses dois ingredientes apresentam baixos índices de caloria: brócolis (35 calorias) e couve-flor (25 caloria) para cada 100 gramas. Como não é usada nenhuma gordura no processo de preparo, você vai precisar de mais colorias para fazer a digestão.

Agora, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos ingredientes utilizados no preparo da sopa, antes de conhecer a receita.

Benefícios do brócolis

Sopa livre de calorias e que ajuda seu organismo a emagrecer é a grande pedida do momento

Foto: depositphotos

O brócolis é rico em vitaminas A e C, ácido fólico, cálcio, potássio, selênio e fibras. É considerado um poderoso antioxidante, e possui propriedades anticancerígenas em especial contra câncer de mama, pulmão e cólon. Também é tido como um grande antidiabético, pois regula o açúcar e a insulina na corrente sanguínea.

Esse super alimento é conhecido pela grande quantidade de energia, nutrientes e pouquíssimas calorias. Entre alguns dos muitos benefícios do consumo de brócolis está o retardamento do envelhecimento, a melhoria da pele e dos fios capilares, e a prevenção de diversas doenças como gastrites, úlceras e doenças cardíacas.

O sistema imunológico é fortalecido pelo consumo regular de pequenas porções diárias de brócolis, e os ossos também são beneficiados pelo cálcio e vitamina K presentes no vegetal, os quais evitam doenças como a osteoporose. O alimento também facilita o ganho de massa muscular magra.

Benefícios da couve-flor

Sopa livre de calorias e que ajuda seu organismo a emagrecer é a grande pedida do momento

Foto: depositphotos

Rica em vitamina B, C, E, K e ácido fólico, a planta fornece muitos minerais essenciais como o cálcio, o fósforo, o manganês, o magnésio e o potássio para o corpo. Fonte de proteínas, o alimento carrega quantidades muito baixas de gorduras, sendo um alimento muito bom para quem busca hábitos mais saudáveis de alimentação e o emagrecimento.

O consumo de couve flor pode fazer com que a função imunológica seja fortalecida, além de aumentar a proteção contra doenças cardíacas. Em decorrência da presença de antioxidantes, a couve-flor retardar o envelhecimento. Ela ainda repara o DNA, combate à hipertensão, protege contra o Alzheimer, osteoporose, crises de epilepsia e alopecia.

A couve-flor possui baixíssimo nível de calorias, fornecendo também muita energia decorrente da presença de suas vitaminas, açúcares e fibras.

Sopa de brócolis e couve-flor

Depois de conhecer todas as propriedades e benefícios dos ingredientes para o processo de emagrecimento, agora chegou a hora de aprender como preparar a sopa de brócolis com couve-flor. Vale destacar que a receita é muito fácil de ser feita. Confira:

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 6 ramos de brócolis;
  • 6 ramos de couve-flor;
  • 2 colheres de semente de linhaça;
  • Salsinha a gosto;
  • Sal rosa a gosto;
  • Algumas gotas de limão;
  • Azeite de oliva a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver e logo em seguida acrescente os ramos de brócolis e a couve-flor. No mesmo instante, também pode acrescentar a salsinha e o sal. Deixe cozinhar até os ingredientes amolecerem. O passo seguinte é levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater até virar uma pasta cremosa.

Leve novamente para a panela e acrescente algumas gotas de limão. Aqueça novamente. Na hora de servir, em um prato separado, coloque as duas colheres de linhaça e acrescente também a pimenta do reino a gosto. Para incrementar ainda mais, acrescente azeite de oliva a gosto.