Aprenda como tirar mancha de caneta da parede

Dependendo do tipo de parede, a solução pode ir do uso de um pano úmido aos produtos de limpeza específicos

Quem tem criança em casa já deve ter experimentado ter uma parede riscada e desenhada. Os pequenos adoram exercitar a imaginação e os dons artísticos nas paredes e esse tipo de “arte” pode acabar surgindo em locais indesejados pelos pais.

A fase de riscar paredes é comum nas crianças. O ideal é que os pais separem um espaço na casa para servir de “tela” para os pequenos quando essa fase chegar e sempre combinar com a criança que aquele é o único lugar onde ela pode riscar. É bom sempre ficar de olho para ver se a regra está sendo seguida.

Mas, caso a criança acabe riscando mais e onde não devia, existem algumas alternativas e dicas para reverter o estrago. Confira.

Saiba que tipo de parede vai limpar

Utilizando produtos fáceis de encontrar e baratos é possível remover riscos de caneta da parede

Se sua criança fez ‘arte’ na parede é importante saber como removê-la (Foto: depositphotos)

Antes de tudo, é importante saber qual tipo de parede foi riscada. Se for uma parede pintada com tinta a óleo, por exemplo, o trabalho será muito mais fácil. Se for uma parede de concreto ou tijolos remover os riscos pode ser um trabalho mais complicado.

Se a parede tiver textura, ou não for lixada, esses fatores também podem dificultar a tarefa de se livrar das manchas e riscos.

No caso de paredes pintadas com tinta a óleo e tintas envernizadas, um simples pano umedecido pode ser a solução. Alguns tipos de papel de parede também são muito fáceis de limpar e só precisam de uma esfregadinha com pano ou bucha molhada para as marcas de caneta sumirem.

Existem também tintas laváveis, que podem ser uma boa maneira de prevenir que os riscos apareçam. Se você acabou de ter um filho e não quer passar pelo problema de ter as paredes riscadas ou manchas, pode pintar a casa com esse tipo de tinta desde já.

Veja também: Saiba como fazer a limpeza de ambientes com papel de parede

Dessa forma, as crianças podem riscar as paredes o quanto quiserem. Depois é só passar um pano molhado na parede e problema resolvido!

Removendo os riscos de caneta da parede

O álcool e o sabonete neutro podem acabar com os riscos de caneta na parede

Remova as manchas com o auxílio de uma esponja, algodão ou pano (Foto: depositphotos)

Álcool

Em casos de paredes pintadas com tinta comum, sem superfície oleosa, a solução talvez esteja no uso de álcool. Molhe um pano ou algodão com álcool e esfregue no local riscado. Talvez seja preciso esfregar bem, mas com cuidado, para não desbotar a tinta.

Se estiver com receio de que o álcool possa manchar a parede, faça um teste em algum local pequeno antes. Em outra parede do mesmo cômodo, por trás de algum móvel, por exemplo.

Se o uso do álcool não danificar a parede, pode usar para retirar os riscos. Se preferir, pode procurar por álcool absoluto. É um tipo mais forte do produto, que pode facilitar a limpeza.

Borracha de limpeza

A borracha de limpeza é um produto específico que pode ser encontrado em supermercados, lojas de material de construção e até mesmo em algumas papelarias.

Ela é recomendada para paredes de textura porosa, ou paredes pintadas com tinta comum, sem óleo ou revestimento. É a mais recomendada para tirar riscos de giz de cera, mas pode inclusive tirar riscos de caneta hidrocor em alguns casos.

Sabonete neutro

Se a sua preocupação é acabar danificando mais ainda a parede, então talvez a melhor saída seja usar sabonete neutro. Se você utilizar do jeito certo, esse produto pode não oferecer risco algum a parede e ainda remover os riscos e manchas.

Veja também: Aprenda truques para limpar paredes sem danificar a pintura

Em um recipiente coloque sabonete neutro (líquido) e em outro recipiente coloque água limpa. Com um pano ou algodão, esfregue o local riscado com o sabonete. Com outro pano, molhe na água e limpe o local. Repita o processo algumas vezes.

O sabonete neutro não danifica a parede se você limpar bem. Não o deixe por muito tempo no local e nem esfregue com muita força, senão pode acabar manchando a parede.

Saponáceos e limpadores cremosos

Esses são produtos de limpeza específicos para auxiliar na limpeza de sujeiras difíceis. Geralmente são fáceis de encontrar em qualquer supermercado e tem um bom custo-benefício.

São conhecidos também por ser multiuso, podendo ser utilizados em qualquer cômodo da casa e em diversos tipos de tarefas.

Aplique um pouco do produto no local riscado e deixe agir por um ou dois minutos. Depois você pode esfregar com um algodão (se o risco for recente) ou uma esponja de aço (se for um risco mais velho e seco)

Tenha paciência

Em todos esses casos, com todas essas dicas, pode ser que os riscos não saiam de primeira. Não tente limpar mais de uma vez no mesmo dia o mesmo local.

Tente a remoção dos riscos, mas se não conseguir na primeira vez, tudo bem! Deixe a parede secar bem e arejar. Tente novamente nos próximos dias até que os riscos sumam.

Veja também: Buracos na parede de casa? Resolva o problema gastando pouco

Aproveite esse intervalo para reforçar com as crianças a regra de não riscar as paredes.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.