Aprenda como limpar a cozinha rápido

Descubra a sequência correta da limpeza da cozinha e otimize o seu tempo com praticidade. Veja as dicas

Louça suja, restos de comida, um montão de coisas fora do lugar, ingredientes e eletrodomésticos espalhados e o chão sujo. Esse é o cenário em que a cozinha às vezes se transforma, inquietando e causando desespero em muitos donos de casa que não sabem nem por onde deve começar a limpar toda a bagunça.

Por ser o local de preparação de receitas e muitas vezes onde são realizadas as refeições, a cozinha é um cômodo da casa que sempre está sujeito a virar um caos. Mas calma! Do mesmo jeito que é fácil sujar, pode ser fácil limpar.

Existem alguns truques e dicas que otimizam o tempo da limpeza na cozinha, que podem ajudar a manter esse ambiente sempre limpo e agradável de se ver.

5 passos para organizar e limpar a cozinha

Essa limpeza rápida na cozinha é indicada para se fazer no dia a dia, sendo mais superficial

É possível limpar a cozinha sem demorar tanto seguindo essas dicas (Foto: depositphotos)

Para explicar como você pode limpar a cozinha de forma rápida, o Remédio Caseiro entrevistou a cozinheira e empregada doméstica com mais de 30 anos de experiência em cozinhas, Luzinete Barros.

A profissional já trabalhou em cozinhas de casas de família e também em restaurantes, por isso, tem dicas importantes para ensinar!

É bom lembrar que uma faxina de verdade leva tempo e as dicas que você vai encontrar aqui servem somente para uma limpeza mais simples, do dia a dia. É uma maneira de sempre deixar a cozinha com um aspecto agradável, livre de sujeira e bagunça.

Veja também: Essas são as dicas que faltavam para você não se dar mal na cozinha

Guarde tudo que está limpo e coloque tudo no seu lugar

Prra limpar a cozinha rápido, é preciso guardar no armário batedeira, liquidificador e afins

Guarde objetos e louças para liberar espaço na mesa e bancadas (Foto: depositphotos)

Segundo Luzinete, o primeiro passo é deixar a cozinha o mais livre possível, para não se atrapalhar na hora de limpar de verdade. “Pra começar tem que guardar a louça que está seca, levar as embalagens e produtos espalhados aos armários, tudo isso para liberar espaço na hora de lavar a louça e deixar as bancadas e mesas livres”, explica.

Outra tarefa inicial sugerida é colocar os eletrodomésticos no lugar deles. Liquidificador, processador, batedeira, e outros.

A profissional explica que quase nunca as pessoas usam os eletrodoméstico onde eles ficam guardados ou expostos, por isso é preciso colocá-los nos seus devidos lugares para trazer uma sensação de organização inicial.

Jogue todo o lixo fora

Um dos passos para limpar a cozinha rápido é colocando os restos de comida no lixo

Se livrando dos restos de comida, é possível eliminar maus odores (Foto: depositphotos)

O segundo passo é se livrar de tudo que é desnecessário. Colocar restos de comida no lixo, se livrar dos restos de embalagens e sacolas sujas e, no final, levar o lixo pra fora.

Segundo Luzinete, essa etapa é fundamental porque “além de remover focos de odores que podem estar deixando a cozinha fedendo, se livrar dos restos de comida e lixo vai dar uma sensação de higiene no ambiente, o que além de tranquilizar, já significa boa parte do serviço concluído”.

Veja também: Dica para lavar a cozinha sem gastar muita água

Lave a louça começando pelos maiores itens

Inicie a lavagem da louça pelas panelas, caçarolas, vasinhas e formas

Lave a louça começando pelas maiores peças (Foto: depositphotos)

A terceira etapa é também a única que representa um pouco de complicação: lavar as louças. De todas as tarefas, essa deve ser a que vai levar mais tempo, porque higienizar louças e panelas é uma tarefa que precisa ser feita com atenção.

A dica da profissional é começar pelas maiores louças e panela. Segunda ela, “muita gente começa pelos talheres e copos, mas isso significa começar pelo trabalho minucioso e mais fácil. É como deixar o mais difícil e chato para o final. Você deve começar lavando as panelas, vasilhas, travessas e formas”, explica.

Outra vantagem desse método é que a pia vai ficando mais livre conforme os maiores itens forem para a secadora ou postos para secar. Os últimos itens para serem lavados são respectivamente copos e talheres.

Se você tiver em casa um aparelho de lava-louças, despeje todos os restos de líquidos na pia e coloque-os para lavar. Enquanto lavam, passe para os próximo passos da limpeza, e no final, retire a louça para secar.

Dica adicional: Sempre que for lavar a louça, verifique o fogão. É muito comum esquecermos alguma panela por lá, e nada mais frustrante do que lavar a louça toda, pensar que o trabalho terminou e depois se deparar com um panela suja no fogão.

Limpe a bancada e eletrodomésticos

Use água e vinagre para desengordurar o fogão e as bancadas

Limpe as bancadas, mesa, eletrodomésticos e móveis com um pano úmido (Foto: depositphotos)

Com a louça lavada, mais da metade do trabalho de limpar a cozinha vai estar concluída. Nesse momento, você já deve perceber que a maioria das coisas que deixava a cozinha feia terão sumido.

Está na hora, então, de finalizar as partes em que a visão alcança primeiro: limpar as bancadas, mesa, eletrodomésticos e móveis. Com um pano úmido, limpe as bancadas, a mesa, as portas dos armários e os eletrodomésticos.

Veja também: 10 dicas de como fazer uma limpeza rápida e eficiente da cozinha

É nessa etapa que você limpa o fogão também. Você pode usar a mistura de água e vinagre para higienizar e desengordurar a superfície do fogão

Varra ou lave o chão

Limpar a cozinha rápido encerra o processo na higienização do piso

Varrer a cozinha é o último passo da limpeza rápida (Foto: depositphotos)

Por fim, chegamos na última tarefa para uma cozinha limpa e organizada rapidamente: o chão. E como você pode limpá-lo depende do nível da sujeira que houver.

Você pode apenas varrer, se a sujeira no local estiver superficial, mas também pode ser necessário passar pano ou mesmo lavar o chão. Devido ao manuseio de comidas e ingredientes, o chão da cozinha é um local onde pode se concentrar muita sujeira e manchas.

Tarefas adicionais

Para uma melhor limpeza da cozinha, existem algumas tarefas básicas que ajudam muito a manter esse cômodo limpo. Essas tarefas não precisam ser feitas rotineiramente, mas podem ajudar muito se forem feitas uma ou duas vezes na semana. São elas:

  • Confira os alimentos da geladeira e jogue o que estiver estragado ou estragando fora;
  • Tire o pó de cima e de dentro dos armários;
  • Espane ou aspire as quinas do teto e brechas entre os móveis, para destruir possíveis teias de aranhas.

Veja tambémO jeito que você arruma o armário da cozinha pode estar errado. Este é o certo

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.