Aprenda como escolher corretamente o melhor caju

Além de saborosas, as frutas são alimentos muito nutritivos que proporcionam uma série de benefícios à nossa saúde.

Versáteis, elas podem ser consumidas in natura ou como um ingrediente no preparo de sobremesas, pratos diversos, bebidas etc. Com uma enorme variedade de cores e formas, as frutas devem fazer parte do cardápio de todos que buscam nutrir o organismo de maneira adequada, fornecendo os nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: e na hora da feira, como escolher o melhor fruto? Quais características devo observar? Neste artigo, saiba como escolher corretamente o melhor caju na hora da compra.

Aprenda como escolher corretamente o melhor caju

Foto: depositphotos

Como escolher o melhor caju?

Na hora de comprar caju, você deve observar a cor e outras condições do fruto. Se o caju estiver no momento certo de ser levado para casa, a sua coloração deve ser amarela-avermelhada, próximo do laranja.

Pegue o caju em sua mão e toque o fruto levemente, a fim de certificar-se de que ele não está murcho, amassado e nem com picadas de inseto. A casca deve estar bem lisa, sem manchas.

Benefícios do caju

Nativo do Brasil, o caju é um alimento rico em vitaminas B3 e C e proporciona diversos benefícios à nossa saúde. O caju também é conhecido como um pseudofruto, pois a fruta não é a sua parte carnosa e suculenta, e sim a sua hasta, chamada de castanha-de-caju.

Confira a seguir alguns benefícios proporcionados pelo caju:

  • Graças a sua elevada concentração de vitamina C, o caju fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no organismo;
  • A polpa do caju é recomendada no tratamento de casos reumáticos e problemas de pele, devido às suas propriedades depurativa e tônica;
  • Devido à quantidade de licopeno e betacaroteno, o caju auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão. Existem também alguns estudos que pretendem comprovar o uso da fruta no tratamento do câncer de mama e boca.
  • Rico em fibras, o caju ajuda no bom funcionamento do intestino e proporciona sensação de saciedade, sendo recomendado para os indivíduos que desejam ou necessitam perder peso;
  • A fruta também possui gorduras monoinsaturadas que protegem o coração e reduzem o nível elevado de triglicérides. Por isso, o caju é recomendado para indivíduos que sofrem de doenças cardíacas e diabetes.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.