Aprenda como aliviar o estresse por meio da técnica mindfulness

O programa Vida Melhor, da Rede Vida, deu algumas dicas de como aliviar o estresse cotidiano por meio da técnica mindfulness

Mindfulness, traduzido no Brasil como “atenção plena”, é um tipo de atividade que tem origem na meditação budista, mas que popularizou-se nos Estados Unidos durante a década de 1970. Após algumas pesquisas feitas em laboratórios, os estudiosos comprovaram que a prática poderia ser a chave para combater doenças.

O mindfulness é compreendido como uma maneira de ter plena consciência do momento presente, do estar aqui e agora. Por isso, a técnica é indicada para quem sempre está vivendo no passado ou no futuro, sendo útil para aliviar o estresse e a ansiedade, além de melhorar o sono e dar uma força extra no desempenho profissional.

O programa Vida Melhor, da Rede Vida, deu algumas dicas de como aliviar o estresse cotidiano por meio da técnica mindfulness.

A prática do mindfulness no dia a dia

Aprenda como aliviar o estresse por meio da técnica mindfulness

Foto: depositphotos

Danielle Wang, coach de Consciência Plena, foi convidada pelo programa Vida Melhor para falar sobre a técnica mindfulness e dar algumas dicas aos telespectadores. Confira algumas dicas da especialista a seguir.

Observação do ambiente

Primeiramente, a coach Danielle nos convida a simplesmente começar a observar o ambiente onde se está, direcionando o olhar para todos os detalhes, como a iluminação, os objetos etc. A dica é olhar mais atentamente, com outra perspectiva, percebendo alguns detalhes que tenham passado despercebidos há algum tempo. Olhe tudo em volta com mais atenção. De acordo com Danielle, ao percebermos melhor o ambiente, nós começamos a ampliar melhor a nossa perspectiva.

Com os olhos fechados

A coach Danielle também nos convida a fechar os olhos e perceber o ambiente com outros sentidos, como o toque, os movimentos das mãos, os pés, o vento, o toque da roupa na pele, a luz do ambiente etc. A dica é prestar atenção às sensações físicas que o seu corpo está recebendo naquele momento. Podemos observar não apenas o externo, mas também o interno, como o movimento natural do nosso corpo, os batimentos cardíacos, a respiração etc.

Respiração

Danielle Wang destaca que a respiração é uma âncora fantástica da presença. Onde quer que você esteja, você pode praticar mindfulness apenas prestando atenção à sua respiração. Se você estiver triste, ansioso ou estressado, perceba a sua respiração, o que ajudará a focar mais no presente. Pare e foque na sua respiração, percebendo o fluxo do ar que entra e sai pelas narinas.

Os benefícios do mindfulness

Segundo a coach Danielle Wang, o mindfulness tem muitos benefícios, sendo que o principal está relacionado à saúde, uma vez que a prática reduz o estresse, estando presente no aqui e agora.

Você pode assistir ao vídeo aqui:

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.