Aprenda a tratar a diarreia em casa com tranquilidade

A diarreia pode causar desidratação. Aprenda tratamentos caseiros, através de remédios naturais

A diarreia é uma condição médica que você pode tratar em casa com tranquilidade usando remédios naturais, claro, a depender da gravidade da situação.

Esse problema desenvolve um desregulamento do intestino que provoca frequentes evacuações de aspecto aquoso, dores de barriga e cansaço. Geralmente tem a duração de alguns dias e pode causar desidratação, devido à grande perda de líquidos nas fezes.

A desidratação é considerada a pior complicação que a diarreia acarreta. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade.

Quem apresenta esse quadro precisa procurar um médico e ser receitado com fármacos específicos. Mas existe também a possibilidade de tratar a condição com remédios naturais em casa de forma segura e eficiente. Lembrando que isso varia de acordo com a intensidade do caso. Peça orientação ao médico.

Veja tambémSaiba como controlar a diarreia usando taninos. Chás são opção

Diarreia: Veja remédios caseiros para tratá-la em casa

Diarreia pode ser tratada com água de arroz, que é um dos mais eficazes remédios naturais

Fácil de fazer, a água de arroz é um dos melhores remédios naturais para tratar diarreia (Foto: depositphotos)

Água do arroz

Ferva um punhado de arroz em duas xícaras de água, com uma pitada de sal e uma colherzinha de açúcar. Coe e tome o caldo.

Soro Caseiro

Prepare o soro caseiro com um litro de água, uma colher (de sopa) de açúcar e uma colher (de chá) de sal. Beba ao longo do dia, isso ajudará a evitar a desidratação.

Canja de Galinha

O ideal para a alimentação é uma canja preparada com peito de frango sem pele, cenoura e arroz com um pouquinho de sal. Essa canja alimenta e a água da fervura do arroz beneficia o intestino, assim como o sal ajuda a reter líquido, evitando a desidratação.

Veja tambémQuais chás você não deve tomar em caso de estar com diarreia

Chás para fazer a diarreia parar

Acabe com a diarreia usando chás leves e naturais

Chás são opções leves e naturais para acabar com a diarreia (Foto: depositphotos)

Chá de Folha de Goiabeira

Ferva duas ou três folhas da árvore em uma xícara de água, deixe esfriar e beba. É indicado não adoçar, mas se achar necessário opte por mel.

Chá de Casca de Romã

Coloque uma xícara das cascas higienizadas da romã em um litro de água filtrada dentro de um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, tampe e desligue, deixando a mistura descansar por um período de aproximadamente 10 minutos ou até amornar. Depois disso, basta coar e consumir.

Chá da Casca da Maçã

Coloque um litro de água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione as cascas de duas maçãs e então desligue quando começar a ferver. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos, coando e consumindo em seguida, sem adoçar.

Outras recomendações para tratar a diarreia em casa

  • Não consuma cafeína, laticínios, alimentos muito doces ou com muitas fibras, que pioram a diarreia.
  • Alimente-se evitando gorduras, alimentos ácidos, como certas frutas e também os que fermentam facilmente, como feijão, batata, repolho, etc.
  • Frutas como a banana, a goiaba e a maçã podem ajudar a conter a diarreia.
  • Repouse bastante, o corpo está debilitado e precisa se recompor.
  • Beba muito líquido, de dois a três litros por dia. A água de coco é uma boa opção.

O que causa diarreia

As causas mais comuns da diarreia são infecções dos intestinos provocadas por vírus, bactérias ou parasitas intestinais como a amebíase e giardíase.

Estas infecções são geralmente adquiridas a partir de alimentos ou água contaminados por material fecal ou contraídas diretamente a partir de outra pessoa infectada, geralmente em lugares públicos, como: transportes públicos, igrejas e cinemas.

Outras causas

  • Alergia.
  • Intolerância à lactose.
  • Alguns medicamentos, incluindo antibióticos, antirretrovirais.
  • Doença inflamatória intestinal.

Sintomas da diarreia

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Estômago estufado;
  • Urgência em evacuar;
  • Cólica;
  • Dor abdominal;
  • Dependendo da causa: febre e fezes com sangue.

Sintomas da desidratação causada por diarreia

Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano constituído por cerca de 75% de água, reduzem os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.

Veja tambémChás para acabar com a diarreia

Como se prevenir contra a diarreia?

Essencial para todos, as formas de prevenção contra diarreia são inúmeras

Buscar formas de prevenção contra a diarreia e algo essencial para todos (Foto: depositphotos)

  • Lavar as mãos antes das refeições.
  • Usar calçados.
  • Higiene no preparo de alimentos.
  • Acondicionar bem os alimentos para evitar que estraguem.
  • No caso de intolerância a algum alimento evite seu consumo.
  • Fazer acompanhamento periódico das doenças que podem causar diarreia, seguindo sempre as orientações médicas.
  • Beber água filtrada ou fervida.
  • Evitar tomar banho em rios ou piscinas sabidamente contaminados.
  • Higiene pessoal.

A diferença entre diarreia aguda e a crônica

Aguda

É quando ela dura menos que 14 dias. Geralmente causada por vírus, bactérias ou parasitas; alimentos contaminados, alimentos com grande quantidade de fibras, café, chás, refrigerantes, leite e seus derivados, chocolate; medicações como antiácidos, laxantes; ingestão de açúcares não absorvíveis; isquemia intestinal; impactação fecal; inflamação pélvica.

Crônica

Ocorre quando tem duração maior do que 14 dias. Têm como causas doenças inflamatórias do intestino, cânceres intestinais, alterações da imunidade como AIDS, alergias alimentares.

Diagnóstico da diarreia

Normalmente é feito com base na história clínica e exame físico. No caso de diarreias que demorem mais do que 15 dias para melhorar são realizados exames complementares como: pesquisa de sangue oculto nas fezes, coprocultura, exames complementares para diagnóstico de outras doenças que possam estar causando diarreia.

Cuidado com a diarreia em crianças!

A diarreia é um problema frequente entre crianças. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, os episódios acontecem de 3 a 4 vezes por ano. O que preocupa é que a diarreia dá margem para a desidratação que é muito mais fácil de acontecer em crianças.

No entanto é importante ficar atento quanto a recorrência porque diarreias frequentes principalmente em bebês podem ser sinais de infecções intestinais ou reação alérgica a certo tipos de alimentos.

A diarreia do tipo aguda corresponde a 16% dos atendimentos nas emergências pediátricas, e a 9% das internações em menores de 5 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A causa mais comum de diarreia aguda são as infecções, sendo que 74% delas são causadas por vírus, 20% por bactérias e 6% por parasitas.

O Rotavírus é o agente mais comum, encontrado em qualquer idade, porém mais prevalente em menores de 5 anos, com maior frequência em crianças entre os 6 e os 24 meses.

Sua transmissão ocorre predominantemente pelo contato pessoa a pessoa, mas também pode ocorrer por secreção respiratória e contatos com brinquedos ou superfícies contaminadas.