Aprenda a preparar um delicioso e nutritivo Souflè de Legumes

Usado como base no preparo do prato, os legumes trazem uma série de benefícios para o bom funcionamento do corpo

Na hora de preparar o almoço ou jantar, muita gente gasta um tempão pensando no prato. Uma boa sugestão é investir em ingredientes saudáveis, que podem trazer vários benefícios para a saúde. Sendo assim, o que você acha de preparar um delicioso souflé de legumes?

O prato, além de muito delicioso é de fácil preparo e ainda carrega consigo muitos nutrientes. Em todo o preparo, você vai levar menos de uma hora. Quanto aos ingredientes, certamente a maioria deles são facilmente encontrados na sua própria geladeira.

Benefícios de alguns dos ingredientes

Antes de seguir para a cozinha, conheça um pouco mais sobre os benefícios de incluir legumes na sua alimentação. Os legumes trazem uma série de benefícios para o bom funcionamento do corpo. Seja criança, adolescentes, adultos ou pessoa da terceira idade. Além de saborosos, os legumes são vistos como a base da alimentação humana.

Aprenda a preparar um delicioso e nutritivo Souflè de Legumes

Foto: depositphotos

Os legumes pertencem a classe dos vegetais. Trata-se de plantas simples, altamente nutritivas e versáteis, pobres em gordura, sem colesterol, rica em minerais e proteínas. No cardápio alimentar, elas são vistas como a melhor forma de preservar a sua saúde e evitar o aparecimento de algumas doenças.

O consumo regular possibilita tonificação do aparelho digestivo, ajuda a evitar problemas como constipação, irregularidade intestinal, cancro do cólon, hipertensão arterial e, até mesmo, pólipos. Além do mais, através dos legumes o corpo pode ficar hidratado, ter o risco minimizado no aparecimento de doenças cardíacas e reduzir a oxidação natural das células.

Na receita são utilizados cenoura, chuchu e tomate. A cenoura é rica em vitamina dos complexos A, B, C e K, ácido pantotênica, ácido fólico, ferro, potássio, cobre e manganês. Elas podem ser usadas para controlar a pressão arterial, prevenir as doenças cardíacas, contra a degeneração muscular e em benefício da visão.

Já o chuchu é rico em nutrientes, tais como como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio, além de vitaminas A, B e C. Ele pode ajudar a prevenir a osteoporose, combater as anemias e os radicais livres, fortalecer o sistema imunológico, além de manter o metabolismo ativo.

E, por último, vem o tomate. Ele combate doenças cardiovasculares por conter antioxidantes que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis; ajuda a prevenir a catarata e diminuir a retenção de líquidos. Por conter quase nada de gordura, o tomate também pode ser usado nas dietas.

Souflè de legumes

Ingredientes

– 2 tomates sem cascas e sementes;
– 2 cenouras médias;
– 1 chuchu grande;
– 1 cebola;
– 1 colher (de sopa) de margarina;
– 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo;
– 2 ovos;
– 2 colheres (de sopa) de leite;
– 1 colher (de sopa) de fermento;
– 50 g de queijo ralado;
– 50 g de frios de sua preferência;
– 50 g de queijo prato (em cubinhos);
– Sal, pimenta-do-reino, salsinha desidratada a gosto.

Modo de preparo

Higienize bem os legumes em água corrente, depois descasque-os. O passo seguinte para o preparo do prato é ralar as cenouras, o chuchu e a cebola. Já o tomate e os frios, corte-os em pedaços maiores. Separe as gemas das clara e bata essas últimas em ponto de neve.

Na batedeira coloque as gemas, a margarina e o leite. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, seguido de sal, pimenta-do-reino e a salsinha desidratada a gosto. Acrescente os legumes ralados e mexa aos poucos. Logo em seguida, acrescente delicadamente as claras em neve e mexa bem devagar. Por último, acrescente o fermento e misture.

Pegue um refratário de vidro untado e enfarinhado. Coloque toda a massa e, por último, polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao fogo para assar por aproximadamente 30 minutos, sendo em forno médio. O ponto ideal para retirar o prato do forno é até ele ficar bem dourado.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.