Aprenda a preparar um banho de acolhimento e melhore o bem-estar

Esta técnica utiliza-se de ervas medicinais que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas

Após um dia inteiro de trabalho, o que muitas pessoas pensam ao chegar em casa é poder desfrutar de um bom, longo e relaxante banho.

Este momento parece ser o mais aguardado de todo o dia pois, geralmente, costuma ser um dos poucos onde o indivíduo tem um tempo só para ele. Se você também pensa desta maneira, vai adorar esta dica: banhos de acolhimentos.

Esta técnica utiliza-se de ervas medicinais que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, basta entender melhor as propriedades das plantas e saber como preparar um banho com elas. E, além de fazer bem para a mente, todas estas ervas listadas no artigo servem também para tratar outros problemas físicos.

Banhos de acolhimento com ervas

Mirra

Aprenda como preparar um banho de acolhimento e melhore o seu bem-estar- Mirra

Foto: depositphotos

Purificador, calmante, estimulante e revitalizante. Estas são as propriedades encontradas na mirra, que também é indicada para acender a compaixão e a amenizar o medo da mente. Para conseguir todos estes benefícios é preciso fazer um chá da planta e depois misturá-lo na água morna.

A receita é a seguinte: ferva um litro de água e depois acrescente um punhado de mirra. Tampe o recipiente e deixe em infusão até que a mistura fique concentrada. Quando o chá estiver pronto, coe e tome um banho do pescoço para baixo.

Melissa

Aprenda como preparar um banho de acolhimento e melhore o seu bem-estar - Melissa

Foto: depositphotos

Outro bom banho para o corpo e mente é o que é preparado com a melissa. Esta planta tem propriedades que variam entre calmante, analgésico e fortificante. Desta maneira é ideal para quem deseja ter um sono tranquilo, melhorar dores no corpo e até mesmo regular pressão arterial. Após o banho, as pessoas podem sentir um extremo conforto.

Para preparar o banho é necessário ferver 500 ml de água e depois adicionar 14 colheres (de sopa) da planta seca ou fresca. Em seguida, tampe o recipiente e deixe o líquido em infusão. Após 10 minutos, coe o chá e misture-o à água morna. Depois basta tomar um banho relaxante, que pode durar pelo menos 15 minutos.

Camomila

Aprenda como preparar um banho de acolhimento e melhore o seu bem-estar - Camomila

Foto: depositphotos

Para quem deseja ter um sono tranquilo ou aliviar a tensão pré-menstrual, é indicado preparar um banho de camomila. A erva é conhecida pelas suas propriedades calmante e sedativa, mas também pode ser usada como anti-inflamatória e cicatrizante. Além disso, está relacionada ao amor, proteção e purificação.

Desta forma, é indicado preparar uma mistura de folhas e flores de camomila com água. Para isso, basta colocar uma xícara (de chá) da planta em 500 ml de água quente. Tampe o recipiente e aguarde o chá ficar bem concentrado, depois basta misturá-lo em um balde com água. A proposta é o banho ser morno, porque ajuda a intensificar as propriedades da planta. Depois de pronto, o líquido deve ser usado do pescoço para baixo e também é indicado para bebês, pois alivia cólicas e melhora a qualidade de sono.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.