Aprenda a limpar o inox sem deixar manchas e riscos na superfície

Existem alguns produtos que podem colocar em risco a superfície do inox. Além de manchas, é possível causar riscos nos objetos

Quando se está montando a cozinha da casa, além de pensar em quais utensílios e eletrodomésticos são bons e fáceis para serem utilizados, outras questões podem pesar na hora de escolher. A beleza das peças e a sofisticação das mesmas na composição da cozinha são alguns destes pontos levados em consideração por quem está comprando.

Entre tantos modelos, as peças de inox dividem opiniões. Enquanto alguns escolhem estes produtos pela elegância, outros preferem não arriscar alegando que para manter estes utensílios sempre limpos, com brilho e sem manchas dá muito trabalho. A realidade é que não é tão difícil fazer a limpeza desses itens, basta apenas escolher os métodos e produtos corretos.

Produtos de limpeza: o que deve evitar e investir para limpar inox?

Existem alguns produtos que podem colocar em risco a superfície dos eletrodomésticos. Além das manchas, é possível ainda causar riscos nos objetos. Por esta razão, é preciso deixar de lado algumas ferramentas de limpeza como esponjas de aço, solventes, cloro, escovas com cerdas de aço, desengordurantes, amoníacos etc.

Aprenda a limpar o inox sem deixar manchas

Foto: depositphotos

Por outro lado, existem instrumentos que podem ajudar na limpeza como esponjas de nylon, escovas com cerdas suaves, panos macios, pasta de polir entre outros. Mas, além destes produtos que podem ser adquiridos em supermercados, existe uma alternativa caseira para limpar e polir o inox, fácil e barato de fazer.

Receita caseira para limpar e polir inox

Há dois produtos caseiros que podem ajudar na limpeza do inox, são eles o álcool de uso doméstico e o bicarbonato de sódio. Ao misturar esses dois ingredientes, é possível formar uma pasta que será usada para retirar gordura ou marcas de queimado das panelas, fogões e demais eletrodomésticos. Depois de esfregar a mistura no recipiente, basta enxaguar e secar bem a superfície.

Inclusive, o grande segredo para evitar manchas no inox está na secagem. Se após a lavagem a panela ou a superfície não for enxugada corretamente, corre o risco da água manchar. Por isso, com um pano macio, seque todo o objeto.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.