Aprenda a identificar problemas de audição

O diagnóstico precoce pode evitar o agravamento do problema

Você tem ouvido bem ou sente dificuldades na hora de escutar o que as pessoas próximas a você falam? Existem alguns sinais que podem revelar se você tem algum problema relacionado à perda de audição.

O problema pode surgir por predisposição genética ou com a terceira idade. Vale lembrar que o diagnóstico precoce pode evitar a perda total da audição.

“O primeiro passo é aceitar que já existe dificuldade para ouvir em certas situações. Reconhecer a deficiência e procurar logo a ajuda de um especialista é a melhor coisa a fazer. Estudos comprovam que o tratamento da perda de audição, geralmente com o uso de aparelhos auditivos, resulta em maior interação social e melhorias significativas na qualidade de vida”, afirma a fonoaudióloga, Isabela Papera.

Sintomas da perda auditiva

Um indício comum de problema de audição é escutar a televisão em um volume alto

Não ignore as opiniões alheias quando o assunto é audição (Foto: depositphotos)

Por isso, selecionamos os seis sintomas mais comuns do início da perda auditiva, confira:

1. Televisão alta

Um indício bem comum para as pessoas que sofrem com problemas de audição é escutar a televisão em um volume mais alto que os outros moradores da mesma casa. Ou então, ao assistir com outras pessoas a mesma programação sentir a necessidade de aumentar o volume do aparelho, mesmo que os demais telespectadores estejam ouvindo normalmente.

Veja também: Terceira idade: surdez pode provocar surgimento de depressão

2. Fazer leitura labial

Quando alguém fala e você precisa observar o movimento dos lábios para poder identificar o que ela está falando pode ser um sinal de que sua audição está fraca. Ou seja, você só entende o que a pessoa fala quando você está de frente a ela, caso esteja em outro cômodo há uma dificuldade de comunicação.

3. Ambiente atrapalha a sua audição

Quando estamos em lugares barulhentos é normal sentirmos dificuldade em ouvir uma conversa. Mas, caso essa situação impeça você de ouvir diálogos inteiros, está na hora de fazer algum exame que possa avaliar o seu ouvido.

4. Não escutar o telefone ou campainha

Você tem perdido muitas chamadas telefônicas por não escutar o som? Ou a campainha toca e você não ouve? Esses podem ser sérios indícios de dificuldades com a audição.

Veja também: Descubra por que você não deve limpar o ouvido com cotonete

5. Sussurros

Se você está conversando com as pessoas e frequentemente tem a sensação de que elas estão sussurrando você deve perguntar a pessoas da sua confiança se realmente isso aconteceu, pois isso pode atrapalhar suas relações pessoais e profissionais. Já pensou está em uma reunião a negócios e você não escutar tudo o que foi dito lá?

6. Família avisando

Não é raro que a pessoa que está com deficiência auditiva nem perceba o problema ou demore para notar. Acontece que seus amigos e familiares são as pessoas mais indicadas para te avisarem se algo está com problemas.

Por isso, não ignore as opiniões alheias quando o assunto é audição. Se as pessoas mais próximas têm dito com frequência que, mesmo falando em tom de voz normal, você não está escutando direito, é melhor você dar mais crédito a elas.

Veja também: Conheça os sinais de perda de audição em bebês