Alimentos ricos em água

É indicado consumir 100 ml de água de 30 em 30 minutos durante todo o dia

Não é mais novidade que a água é um dos elementos mais indispensáveis para o organismo. E além de poder consumi-la da forma tradicional, existem diversos alimentos que são ricos nessa fonte, auxiliando no processo de hidratação e em outros diversos benefícios.

Segundo a nutricionista Carol Morais, o mais indicado é consumir entre dois e três litros de água todos os dias. ” O que eu observo é que muitas vezes, por conta da vida agitada, as pessoas passam o dia sem tomar água e resolvem “atingir a meta” tomando tudo de uma vez só. Infelizmente não adianta, nós temos uma capacidade limitada de absorção e aproveitamento de água”, aconselha.

De acordo com a especialista, o mais indicado é consumir 100 ml de água de 30 em 30 minutos durante todo o dia.

Melão, morango e melancia são exemplos de alimentos ricos em água

A melancia é um dos alimentos que contém água em abundância (Foto: depositphotos)

Alimentos fontes de água

Uma outra forma de conseguir manter o corpo hidratado e aproveitar os demais benefícios do nutriente, é através do consumo de alimentos ricos em água.

Os alimentos ricos nessa substância são aqueles que apresentam mais de 70% de água em sua composição.

  • Pepino cru – Além de ser um alimento leve e rico em diversos nutrientes, o pepino é composto quase que por inteiro de água; 96,8%de sua composição é do líquido;
  • Abobrinha – Composta por 96%de água, a abobrinha é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A.

Veja também: Alimentos ricos em antioxidantes

  • Alface – Fonte de vitaminas A e C, sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício, o alface é composto por 95% de água.
  •  Rabanete – Além de conter fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitamina B6, B9, C e K tem também 95%de água em sua composição.
  • Tomate – Antioxidante e anticancerígeno, o tomate é rico em licopeno e tem 94%da composição de água.
  • Nabo – O nabo ajuda a emagrecer, protege o intestino, evita o câncer, fortalece o o sistema cardiovascular, protege os olhos e ainda ajuda na hidratação, tendo 94% somente de água.
  • Espinafre cru – Com 94%de água, o espinafre também previne a diminuição da visão, câncer de cólon e anemia, protege a pele contra o envelhecimento precoce e ajuda a emagrecer.

Veja também: 6 alimentos vegetais ricos em proteínas

  • Brócolis – Além de combater o câncer e prevenir doenças cardíacas, o brócolis também ajuda na hidratação, trazendo 93,9%de água em sua composição.
  • Melancia – Uma fruta extremamente refrescante, a melancia é composta por 92%de água e ainda é uma rica fonte de vitaminas do complexo B, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina.
  • Couve-flor – Fonte de  vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, B9 e vitamina K. A couve-flor é de fácil digestão e rica em sais minerais e vitaminas e composta por 92% de água.
  • Melão – Uma alimento leve e nutritivo, o melão tem 90%de água, além de ser um diurético e laxante natural.
  • Morango – Uma das frutas mais populares, o morango é composto por 90%de água e ainda é fonte de vitamina C, A, E, B5 e B6 , cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

Veja também: Alimentos ricos em vitamina D

  • Abacaxi – Uma fruta poderosa para saúde, o abacaxi contém 87%de água, ajuda  a regular o colesterol, diminui a pressão arterial, combate anemia, previne o envelhecimento, auxilia no problema da retenção de líquidos e ainda ajuda a emagrecer.