, ,

Alimentos para não comer no café da manhã

De todas as refeições, o café da manhã é a que precisa de maior atenção

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e a maioria das pessoas costuma ter um cuidado especial na hora de prepará-lo. Mas existem alguns alimentos que, apesar de naturais ou de parecerem ser saudáveis, podem causar danos à saúde. Saiba o que não se deve comer logo pela manhã.

Segundo a nutricionista Jacira Cristine, de todas as refeições, o café da manhã é a que precisa de maior atenção.

“É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes. Durante a noite, o nosso organismo continua trabalhando, sendo de extrema importância repor esses nutrientes perdidos durante o sono. O café da manhã precisa ser bastante nutritivo para que o nosso corpo comece o dia com bastante energia”, revelou a profissional.

Alimentos para evitar no café da manhã

1. Suco de laranja

O suco de laranja não é indicado para o café da manhã

Esse suco contem muita frutose (Foto: depositphotos)

A fibra saudável da fruta é totalmente desperdiçada quando ela é processada para virar suco. Mas o mal que o suco pode causar no organismo acontece graças à quantidade de frutose presente na bebida.

“Quando comemos uma laranja, ela é mastigada, sofre as ações dos sucos gástricos e passa para o intestino onde completa a digestão. À medida que ela vai sendo digerida, ela vai entrando em nosso sangue e vai até o pâncreas e estimula a produção de insulina. O tempo que este processo demora é de, mais ou menos, duas horas. E, a quantidade de insulina produzida por minuto está dentro de parâmetros adequados para a saúde”, relata o especialista Uronal Zancan.

Mas segundo o profissional, o problema está na produção do suco da fruta. “Agora, se eu fizer um suco com uma laranja, o tempo de digestão é quatro ou cinco vezes mais rápido (menos de quinze minutos) e estimula o pâncreas a produzir quatro ou cinco vezes mais insulina pela unidade de tempo. Esta quantidade de insulina será sempre prejudicial a qualquer organismo e gerará varias reações prejudiciais. Se o indivíduo for supersaudável, depois de várias horas (talvez mais de 12 ou 24 horas), ele conseguirá recuperar o estrago feito pela insulina. Mas, se já tiver obesidade ou outra doença, o estrago perdurará por vários dias. Então, imagine só o estrago de um suco feito com quatro laranjas ou mais?”, questiona.

Veja também: Cardápio fitness de café da manhã para a semana toda

2. Açúcares

Prefira evitá-los no cafezinho ou chás do café da manhã

O açúcar industrializado é inimigo da saúde (Foto: depositphotos)

Além dos sucos de frutas que contém muita sacarose, também é importante evitar o açúcar industrializado, que é algo ainda mais prejudicial à saúde. Por isso, na hora de tomar aquele cafezinho ou chás na hora do café da manhã, prefira não adoçá-los.

3. Embutidos

Os embutidos são ricos em sódio e estão cheios de conservantes

Peito de peru, presunto e salame são exemplos de embutidos (Foto: depositphotos)

Industrializados como peito de peru, presuntos, salame, entre outros podem até passar a impressão que são alimentos saudáveis, mas além de não serem excelentes fontes de proteínas, também contêm diversos aditivos químicos que podem prejudicar a saúde. 

“Esses alimentos além de serem ricos em sódio estão cheios de conservantes, corantes e nitratos que são substâncias que podem ser cancerígenas”, comenta Jacira.

O que devo comer no café da manhã

Banana

A banana é rica em potássio e muito indicada para o café da manhã

Comece o dia comendo banana (Foto: depositphotos)

A banana é uma fruta rica em potássio, fibras e triptofano, nutrientes ideais para ajudar a conter a fome e ativar os hormônios que promovem o bem-estar, fazendo com que o dia comece já com o pé direito.

Veja também: Saiba como fazer um maravilhoso café da manhã desintoxicante

Limão

Além de hidratar, o suco de limão saciará a vontade de comer doces

O limão é um poderoso antioxidante e detergente (Foto: depositphotos)

Segundo Zancan, o limão é uma fruta que auxilia a desenvolver a saúde. Um excelente antioxidante e detergente, o alimento pode ser usado como ingrediente para um benéfico suco que ajudará a manter o organismo hidratado e saciará a vontade de comer doces.

Cereais e pães

Pães e cereais estão liberados no café da manhã, desde que sejam integrais

Os pães e cereais dão resistência para o organismo começar o dia (Foto: depositphotos)

De acordo com Jacira, deve-se dar preferência aos cereais e pães integrais. Eles contêm carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais, ajudando a manter o organismo resistente para começar o dia.

Proteínas

As proteínas indicadas para o café da manhã são ovos, atum, ricota e frango

Ovo é uma fonte de proteína magra (Foto: depositphotos)

Escolha as fontes de proteínas que são magras e possuem alto valor biológico. Segundo a nutricionista, patês de atum, ovos, ricota ou frango desfiado com ricota são excelentes opções de café da manhã.

Veja também: Receita para um café da manhã contra o colesterol

Lacticínios

Para o café da manhã, leite e iogurte devem ser desnatados

Leite e iogurte desnatado possuem baixa quantidade de gordura (Foto: depositphotos)

Opte por aqueles que possuem uma baixa quantidade de gordura, como leite e iogurte desnatados. Eles são excelentes fontes de proteínas, cálcio, fósforo e vitamina D.