Água de berinjela: Como fazer e benefícios

Além de acelerar a perda de peso, a água de berinjela é um dos segredos para melhorar a saúde

Você sabe como fazer e quais são os benefícios da água de berinjela? Se não conhece, não tem problema! Aqui nós vamos te contar tudo o que você deve saber sobre essa bebida que ajuda no controle do colesterol e tem feito um monte de gente emagrecer rápido!

A berinjela é um alimento bastante saudável. É rica em nutrientes, fibras, vitaminas, propriedades antioxidantes e minerais. Dessa forma, é também considerada um dos alimentos mais completos que podem ser incluídos na alimentação diária.

Como se já não bastasse, a berinjela ainda faz muito bem para o emagrecimento. Ela ajuda na eliminação de líquidos e promove saciedade, através das fibras. Portanto, é um alimento sempre indicado para a perda de peso.

Mas, apesar de todos esses benefícios, a berinjela não é um ingrediente tão popular assim na alimentação brasileira. Você pode até pensar “eu não conheço nenhuma receita com berinjela” e isso é bem comum. Contudo, não tem nenhum segredo no preparo da famosa água de berinjela. Veja.

Como fazer água de berinjela simples

Lave bem 1 berinjela média ou grande. É indicado usar bicarbonato de sódio na limpeza, pois elimina toxinas e impurezas. Depois corte em rodelas com espessura de 1,5 cm. Não retire a casca. Coloque em uma jarra com 1 litro de água e deixe na geladeira por 12 horas.

Para que você não precise esperar muito a água de berinjela ficar pronta, prepare à noite antes de dormir e deixe na geladeira. Desse modo, ela já deve estar ideal para o consumo na manhã seguinte.

Berinjelas

A água da berinjela se popularizou devido ao seu poder emagrecedor (Foto: depositphotos)

Sempre opte pelas berinjelas de origem orgânica pois, em geral, elas vêm sem agrotóxicos. Mas se você não tem acesso a produtos orgânicos, não tem problemas. Coloque água, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 colher de água sanitária em um recipiente e lave as berinjelas. Isso ajuda bastante.

Outras receitas

Quando o potencial emagrecedor da água de berinjela se popularizou, várias receitas começaram a surgir. A internet, por exemplo, está cheia de formas de fazer água de berinjela com novos efeitos e mais benefícios. Separamos algumas das principais receitas para te ensinar. Confira:

Água de berinjela com limão

Corte 1 berinjela com casca em rodelas ou pedaços médios e coloque em uma jarra. Adicione o suco de 1 limão e 1 litro de água filtrada. Deixe na geladeira por uma noite inteira. Beba 1 copo em jejum todas as manhãs.

O limão vai acrescentar, principalmente, dois grandes benefícios a receita: melhora da imunidade e ajudar na digestão. Sem contar o sabor da fruta, que dá um gostinho especial e diferente.

Veja tambémChá de berinjela emagrece e faz bem

Água de berinjela com gengibre

Lave e corte 1 berinjela com casca em rodelas ou pedaços de tamanho médio. Adicione em uma jarra com 1 litro de água filtrada e 1 raiz de gengibre cortada em pedaços pequenos. Deixe na geladeira por 12 horas. Beba 1 copo todas as manhãs.

O gengibre vai aumentar ainda mais a capacidade emagrecedora da receita. Isto porque é um alimento termogênico, que aumenta e melhora o metabolismo. Sendo assim, há uma maior queima calórica.

Água de berinjela com canela

Para preparar a água de berinjela com canela é tão simples quanto as duas receitas anteriores. Basta cortar 1 berinjela em rodelas ou pedaços grandes e colocar em 1 litro de água filtrada. Adicione 2 paus de canela e deixe na geladeira por, pelo menos, 8 horas. Tome 1 copo da água todas as manhãs.

A canela, além do sabor, vai aumentar a perda de peso proporcionada pela receita. Isto se deve ao efeito termogênico da canela que, assim como o gengibre, acelera a queima calórica.

Viu como é fácil incluir a água de berinjela no dia a dia? As receitas são tão simples que é possível prepará-las em poucos minutos. Mas você deve estar se perguntando quais são os benefícios dessa mistura. Confira abaixo.

Para que serve?

Em primeiro lugar, a berinjela é um legume muito rico, disso ninguém duvida. Seu consumo faz muito bem para a saúde. Além disso, é um alimento com poucas calorias, o que ajuda em dietas de emagrecimento. Conheça os benefícios da água de berinjela:

  • Ajuda a emagrecer
  • Combate a prisão de ventre
  • Faz bem para o coração
  • Combate a retenção de líquido
  • Regula o colesterol
  • Ajuda no controle da diabetes
  • Previne o câncer
  • Faz bem para os ossos e sistema nervoso
  • Reduz a celulite

Benefícios da água de berinjela

Agora que você sabe para que serve a água de berinjela, está na hora de conhecer melhor cada um destes benefícios. Portanto, entenda como a água de berinjela faz bem para as funções do corpo.

Ajuda a emagrecer

Esse potencial foi “descoberto” pelas pessoas há pouco tempo, mas sua comprovação científica data de, pelo menos, 3 décadas. A medicina já confirmou que a berinjela (principalmente quando junta ao limão), acelera o metabolismo. Isso é essencial para a queima calórica rápida e saudável.

Isso acontece graças a uma substância chamada saponina. Quando a berinjela fica de molho, ela libera a saponina na água, e esta atua diretamente na eliminação da gordura corporal. É ótima para perder muito peso ou mesmo reduzir medidas.

Além disso, neste legume existem propriedades capazes de promover saciedade, o que combate a fome e a compulsão alimentar. Ou seja, ao consumir berinjela, uma pessoa se sente satisfeita e saciada mais rápido.

Combate a prisão de ventre

Quando fica de molho na água, a berinjela libera substâncias benéficas para o sistema digestivo. Dessa maneira, ajuda a combater males como prisão de ventre, barriga inchada, indigestão e azia.

Faz bem para o coração

O consumo da berinjela faz muito bem para a circulação sanguínea, artérias e vasos. Os flavonoides presentes na casca do legume impedem a oxidação do colesterol ruim, o que evita inflamações e formação de placas. Falando de um jeito simples, comer berinjela faz o sangue circular melhor.

Isto é, a berinjela impede que o colesterol presente no sangue se transforme em placas nas paredes dos vasos sanguíneos. As placas são um sério problema, porque elas são como “obstáculos” no caminho do sangue. Desse modo, além de desacelerar o fluxo, ainda pode fazer as veias entupirem.

Portanto, comer berinjela ou ingerir a água preparada com esse legume é essencial se você quer evitar problemas circulatórios e doenças cardíacas ligadas a isso.

Combate a retenção de líquido

A água de beterraba possui ativos diuréticos, além de contar como ingestão de líquido e hidratação para o organismo. Dessa forma, a quantidade de urina aumenta, o que ajuda a combater a retenção de líquido.

Regula o colesterol

A berinjela possui antocianina, uma substância que fica na casca do legume e que é ótima para regular os níveis de colesterol. A antocianina é uma substância muito benéfica para o corpo e o metabolismo. Ela diminui o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Desse modo, se você está tendo problemas de colesterol alto, a saída pode ser consumir a água de berinjela.

Para melhorar ainda mais, você pode também comer a berinjela em refeições. As fibras solúveis presentes no legume vão reforçar o tratamento. Elas fazem com que o intestino absorva menos colesterol, o que vai causar baixa na suas taxas.

Ajuda no controle da diabetes

A berinjela é uma fonte indispensável de fibras para o organismo diabético. Elas desaceleram a digestão e diminuem a absorção de glicose no sangue. Dessa forma, este é um alimento chave no controle da diabetes.

Apesar deste benefício ser mais acentuado ao comer a berinjela, a água preparada com esse legume também é de muita ajuda. Em ambos os casos, há a diminuição da absorção de açúcar por parte do trato digestivo.

Previne o câncer

Você sabe por que a casca da berinjela é roxa? Não é apenas pela beleza, mas também para ajudar o organismo de vários formas, inclusive na prevenção do câncer. A cor do legume vem das antocianinas, flavonoides e proatocianinas em sua composição.

Todos estes são poderosos antioxidantes, que fazem bem às células. Eles protegem as células dos danos oxidativos provocados naturalmente e pela alimentação. Sendo assim, nos protegem do câncer e do envelhecimento precoce.

Veja também: Saiba como fazer uma pasta de berinjela nutritiva e saborosa

Faz bem para os ossos e sistema nervoso

A berinjela é um alimento rico em minerais que fazem bem aos ossos e sistema nervoso. Os principais são o cálcio, magnésio e potássio. Desse modo, consumir a berinjela ou água de berinjela é um hábito muito indicado na terceira idade.

Reduz a celulite

A água de berinjela tem ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a celulite. Caso você não saiba, a celulite são furinhos que aparecem em regiões “gordurosas” do corpo, como bumbum e coxas principalmente. São causadas por inflamações nas células e agravadas através de uma má alimentação.

Como emagrecer tomando esse líquido

Primeiramente, não pense que só tomar água de berinjela é o segredo para emagrecer sem esforço. Esse líquido não é milagroso, somente bastante benéfico. A água de berinjela vai acelerar a queima de gordura, reduzir medidas e deixar a aparência mais bonita, mas só se for usada da forma correta.

Rodelas de berinjela

A água da berinjela deve ser consumida em jejum, diariamente (Foto: depositphotos)

Para que a água de berinjela mostre os seus efeitos emagrecedores, é preciso seguir uma dieta pouco calórica. Se houver a prática de algum exercício físico, a perda de peso e medidas é ainda maior.

Vale salientar que os exercícios cardiovasculares são os melhores para perder peso. Por isso, a prática de corrida, caminhada, natação, bicicleta ou dança é indicada durante o período em que se ingere água de berinjela.

Posso tomar todos os dias?

Sim. A água de berinjela é uma receita natural que pode ser consumida diariamente. Inclusive, o seu consumo diário é bastante recomendado por médicos e nutricionistas, uma vez que os benefícios do legume são essenciais para uma vida saudável.

Qual o melhor horário para tomar?

O melhor horário para ingerir a água de berinjela é pela manhã em jejum. Contudo, se você usar limão no preparo, isso muda. Quando a receita tem limão, ela deve ser consumida após o café da manhã, e nunca em jejum devido a acidez.

Veja tambémVeja a forma correta de como escolher berinjela na hora da compra desse fruto

Muitas pessoas tomam 1 copo de água de berinjela pela manhã e um no fim da tarde. Esse hábito está na média saudável. Acima de 3 copos por dia já é exagero e pode causar efeitos colaterais como diarreia e fraqueza.

Cuidados e contraindicações

Como já foi citado antes, a água de berinjela é uma receita natural e não faz mal, entretanto é preciso ter alguns cuidados no seu consumo. Agora que você já sabe como fazer e os benefícios dessa receita, vamos te dar detalhes de como não correr nenhum risco acrescentado ela no seu dia a dia.

De início, é bom ressaltar que algumas pessoas têm alergia a berinjela. Dessa forma, logicamente, não podem consumir a água preparada com esse legume. A berinjela contém histamina na composição, que pode provocar reações alérgicas.

Não exagere no consumo da água de berinjela pois, assim como qualquer remédio caseiro, o tiro pode sair pela culatra se houver excessos. Isto pode causar sintomas como diarreia, dores de cabeça, fraqueza e mal-estar.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.