Agave: o que é, benefícios e receita de xarope

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

Já ouviu falar de agave? Apesar de pouco conhecida, essa planta medicinal é o ingrediente principal na produção de uma bebida alcoólica muito famosa, a tequila.

Chamada cientificamente de Agave tequilana, ela também serve para substituir o açúcar nas preparações do dia a dia. Para isso, é produzido uma calda que funciona como um adoçante.

Na saúde, os subprodutos dessa espécie auxiliam o sistema digestivo, os ossos e até o coração. Além disso, podem ser utilizados na luta contra a obesidade, pois contribui com o emagrecimento.

A agave é uma planta medicinal mexicana, também usada para fazer tequila (Foto: depositphotos)

Além de todos esses benefícios, a agave azul, como também é conhecida, é ainda uma planta ornamental. Exuberante, pode ser comparada com Aloe vera (babosa), mas há quem diga que ela parece um cacto.

Agave azul e outros tipos

Agave tequilana é apenas uma das 273 espécies existentes por todo o território das Américas e é sobre ela que vamos tratar nesse artigo. Mas antes de citar as propriedades e benefícios da agave azul, vamos conhecer um pouco de outras três plantas. Confira!

  • Agave attenuada: chamada popularmente de agave-dragão, essa planta é considerada a rainha das suculentas. Suas folhas são verdes e grandes. Na medicina, é tida como um ingrediente funcional e com propriedades antioxidantes (1)
  • Agave vivipara: assim como a attenuada, essa espécie também é nativa do México. As folhas variam da cor verde pálido para o cinza com borda branca. Entre as propriedades dessa variação estão os poderes laxativo, digestivo e antisséptico (2)
  • Agave angustifolia: nativa das ilhas do Caribe, essa planta possui folhas bem mais finas que as demais. O suco das folhas e caules ou a infusão das suas raízes podem ser utilizados para tratar inchaços, contusões e artrite. Também servem para doenças hepáticas e renais. (3)

Para que serve?

A agave azul e seus subprodutos têm uma substância chamada de inulina que é responsável pela maioria dos seus benefícios à saúde, como a ação prebiótica, o auxílio no tratamento do diabetes e o aumento de antioxidantes. (4,5)

Protege o sistema digestivo

A planta trabalha estimulando as defesas naturais da flora intestinal, pois tem ação probiótica. Além disso, contém a inulina que age como prebiótica no organismo.

Para quem não sabe a diferença entre esses termos, temos uma explicação. Ambos estão relacionados com a saúde intestinal e agem complementando um ao outro.

Probióticos são bactérias desejáveis para o organismo, pois estimulam o equilíbrio do intestino. Já os prebióticos são as fibras utilizadas por esses micro-organismos.

Por essas razões, o vegetal auxilia no tratamento de gastrite, prisão de ventre e diarreia. Outro efeito positivo é a prevenção do câncer e de outras doenças que acometem o cólon.

Esse último benefício é graças às fibras dietéticas solúveis chamadas de fructooligosacáridos. No organismo, esses compostos têm a capacidade de eliminar substâncias tóxicas como as gorduras, protegendo o cólon. (4,5)

Melhora a saúde óssea

A massa óssea é beneficiada por minerais como cálcio e magnésio, que fortalecem os ossos e previvem doenças como osteoporose. Justamente esses compostos são absorvidos em maior quantidade através do consumo de subprodutos da planta. (4)

Ajuda a regular o índice glicêmico

Por regular os níveis de insulina no organismo, a agave azul é indicada tanto para diabéticos quanto para pessoas com baixo nível de açúcar no sangue, os hipoglicêmicos.

Inclusive, a calda feita com essa planta é utilizada para substituir o açúcar nas receitas. Dessa forma, quem possui diabetes pode usufruir, com moderação, sem apresentar maiores problemas. (4,5)

Reduz colesterol

Colesterol e triglicerídeos são gorduras importantes para o corpo, porque enquanto a primeira é utilizada na produção de células, a segunda é capaz de fornecer energia para o organismo.

No entanto, como tudo na vida, o excesso dessas substâncias é prejudicial para a saúde. Além de dificultar o percurso do sangue, elas também são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Aterosclerose, acidente vascular cerebral e outras patologias podem ser evitadas com a redução do colesterol e triglicerídeos. Além de diminuir esses compostos, a planta ainda melhora a metabolização de toxinas.

Estudos também mostram que a composição desse vegetal rica em vitaminas (A, B2, B3 e C), minerais (ferro e fósforo) e proteínas, pode ser eficaz na drenagem e desintoxicação dos vasos sanguíneos, como as veias e artérias. (4)

Auxilia na prevenção de câncer

Você sabe o que quer dizer antioxidante? Para quem não está familiarizado com esse termo, é bom saber que se trata de substâncias capazes de bloquear a ação dos radicais livres no organismo humano.

Os radicais são moléculas instáveis que até certo ponto são inofensivas à saúde. Contudo, quando estão presentes em grandes quantidades, elas passam a atacar as células e os tecidos.

Dessa atividade podem surgir problemas sérios de saúde, como o envelhecimento precoce, doenças cardíacas, diabetes e até mesmo o câncer.

Então, surge a necessidade de aumentar o consumo de alimentos e bebidas antioxidantes, com é o caso da Agave tequilana. Com essa pática, é possível prevenir as células cancerígenas. (4)

Contribui com o emagrecimento

Assim como a calda pode substituir o açúcar para os diabéticos, ela também pode servir como substituta em dietas de emagrecimento. Isso ocorre porque ao mesmo tempo em que adoça bem os alimentos, ela apresenta baixas calorias.

Mas os benefícios com relação ao processo de emagrecimento não param por aí! A planta pode ser utilizada como um coadjuvante na luta contra a obesidade.

Como ela reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, esse efeito é especialmente benéfico para pessoas obesas, pois elas tendem a ter mais dessas gorduras no corpo.

Além disso, a planta possui uma substância chamada frutano, um tipo de composto orgânico que também facilita a perda de peso. Isso sem contar no efeito minimizador da gordura acumulada e do nível de glicose no sangue. (4,6)

Apesar de todos esses benefícios, é importante ressaltar que a perda de peso deve ser planejada com o auxílio de um profissional de nutrição ou de nutrologia.

Nenhum produto, natural ou sintético, tem o poder de emagrecimento. Para vencer a luta contra a balança, é necessário ter um equilíbrio da alimentação e praticar exercícios físicos.

Inibe o desenvolvimento de bactérias

Os subprodutos da agave azul podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de bactérias que causam sérios problemas de saúde como a E. coli, Listeria, Shigella e Salmonella.

Mas sabe por que isso ocorre? Segundo estudos, a planta contém bifidobactérias que são bactérias “do bem”. Elas são importantes no trato  gastrintestinal e ajudam a impedir o surgimento de micro-organismos maléficos. (4)

Como usar a agave?

A agave tequilana serve para diversas finalidades, desde a produção da tequila como também no preparo de um xarope. Nesse último caso, serve para substituir o açúcar ou outros adoçantes em receitas.

Também é uma versão vegana para o mel de abelha, pois trata-se de um produto de origem vegetal. Pode ser utilizado em qualquer horário do dia e em diversos pratos como panquecas, granola, pães, bolos etc.

Receita de xarope de agave

O xarope de agave pode substituir o açúcar em receitas e no dia a dia (Foto: depositphotos)
  • 1 copo de néctar de agave
  • 1 copo de água quente.

Junte os dois ingredientes e mexa até dissolver o néctar. Em seguida, deixe esfriar, coloque em um pote de vidro com tampa e guarde na geladeira. Essa receita caseira de xarope de agave pode durar até um mês. (7)

Mel de agave com panquecas

Um café da manhã repleto de benefícios pode contar com o xarope de agave. A combinação vegana desse mel vegetal com as panquecas é ensinado no canal VegTube. Confira os ingredientes a seguir e o modo de preparo no vídeo:

  • 1 copo de água
  • ½ copo de suco de cenoura
  • 1 colher (de sopa) de leite em pó de soja
  • ½ copo de farinha de trigo
  • ½ copo de farinha de aveia
  • 2 colheres (de sopa) de óleo
  • 4 castanhas-do-Pará
  • 1 pitada de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • ½ colher (de chá) de fermento em pó.

Agave e Aloe vera

A aparência dessas duas plantas pode causar uma certa confusão, pois ambas são suculentas. No entanto, a Aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é menor e possui folhas serrilhadas.

A agave, por sua vez, é uma planta de maior estrutura e suas folhas possuem espinhos afiados pelas bordas. A cor é outra diferença, pois nesse caso a planta tem tons de azul, enquanto a babosa é verde e possui manchas brancas.

Existe contraindicação e efeito colateral?

Não encontramos nenhuma contraindicação ou efeito colateral do agave azul. No entanto, é importante consultar um médico antes de começar a fazer uso dessa planta medicinal e de seus subprodutos, principalmente se você possui alguma doença crônica.

Referências

(1) RIZWAN, Komal; et al. “Phytochemical and Biological Studies of Agave attenuata“. International Journal of Molecular Sciences, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3382814/. Acesso em: 01 de abril de 2020.

(2) SIGRIST, Sérgio. “Agave“. Portal Medicinais, 2013. Disponível em: https://www.ppmac.org/content/agave. Acesso em: 01 de abril de 2020.

(3) Useful Tropical Plants. “Agave angustifolia“. 2020. Disponível em: http://tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Agave+angustifolia. Acesso em: 01 de abril de 2020.

(4) QUEIROGA, Vicente de Paula. “Agave tequilana Weber var. Azul“. Embrapa; A Barriguda, 2017. Disponível em: https://issuu.com/abarriguda/docs/livro_tequila. Acesso em: 01 de abril de 2020.

(5) TEBERGA, Patricia Marins Freire. “Avaliação do efeito de diferentes prebióticos sobre o desenvolvimento de cepas de Lactobacillus“. Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97132/tde-08062018-183427/publico/BID17010_C.pdf. Acesso em: 01 de abril de 2020.

(6) E. Padilha-Camberos; et al. “Effects of Agave fructans (Agave tequilana Weber var. azul) on Body Fat and Serum Lipids in Obesity.” Plant Foods Hum Nutrition, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29417384. Acesso em: 01 de abril de 2020.

(7) Food. “Agave simple syrup“. Disponível em: https://www.food.com/recipe/agave-simple-syrup-455438. Acesso em: 01 de abril de 2020.

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.