,

A milagrosa canela de velho: uma aliada contra a artrose

Conheça a receita do chá conhecido como um verdadeiro milagre para quem sofre com as dores das doenças reumáticas

Cientificamente chamada de miconia albicans, a canela de velho é uma planta medicinal que pode ser usada para inúmeros tratamentos naturais. A principal característica conhecida da erva é a sua capacidade de tratar problemas como a artrose.

A canela de velho é uma planta subarbustiva, com um caule bastante fino, que pode chegar a medir até 1,20 metros. Existem mais de 15 variedades da planta e todas elas podem ser usadas no tratamento para combater dores.

Canela de velho para artrose

Conhecida como um verdadeiro milagre para quem sofre com as dores das doenças reumáticas, a canela de velho possui propriedades quem ajudam a aliviar os incômodos de enfermidades como artrose, a artrite reumatoide e inflamações nas articulações.

De todas as variedades dessa planta, todas combatem as dores

As doenças reumáticas podem ser aliviadas com essa planta (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Além de ajudar no combate às dores dessas doenças crônicas, o consumo da canela de velho também é uma excelente forma natural de aliviar incômodos de problemas como tendinites, torcicolo, dores na coluna, torções nos pés, bursites, hérnias de disco, complicações da diabetes e doenças estomacais e intestinais.

A planta também ajuda a a purificar o sangue, atua contra os radicais livres, funciona como estimulante sexual e a pode ser usado para tratar inflamações gerais.

Não somente um anti-inflamatório, o chá de canela de velho também tem propriedades antioxidantes, tônicas, digestivas, antimutagênicas, antitumorais, antimicrobianas e hepatoprotetoras.

Veja tambémRemédios caseiros para aliviar os sintomas da artrite

Chá de Canela de velho

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 15 a 20 folhas de canela de velho.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois que entrar em ebulição, adicione as plantas e deixe em fervura por aproximadamente 30 segundos. Desligue o fogo e deixe a bebida abafada por cerca de uma hora.

Antes de consumir o chá de canela de velho, coe-o. Procure ingerir uma xícara antes do café da manhã e outra antes do jantar. Evite adicionar adoçante ou açúcar à bebida.

Como escolher a erva?

Para conseguir usufruir de todos os benefícios trazidos pela canela de velho é importante saber escolher as folhas saudáveis para o preparo da bebida.

Ao comprar a planta, procure observar a tonalidade das folhas. Elas devem estar bem verdes, além de não conterem poeira, marcas de insetos ou aparência seca. Caso tenha a planta em casa, tenha cuidado com o armazenamento errôneo da planta que pode resultar na presença de mofo nas folhas.

Veja tambémCanela de velho: ‘poderosa’ planta contra a artrose

O armazenamento da canela de velho deve ser feito em recipientes de lata, porcelana ou vidro e nunca de plástico. Elas devem ser secas à sombra, dependuradas em varais e cobertas com tecido para poderem ser armazenadas.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de canela de velho não deve ser consumido em excesso. O tratamento para artrose deve durar, no mínimo, 30 dias e no máximo 60. Mas o mais aconselhável é buscar fazer o tratamento por 15 dias. Se houver uma melhora, continue consumindo a bebida pelo tempo indicado.

O consumo da erva medicinal não substitui o tratamento indicado por um especialista na área. Ele deve ser usado apenas como um complemento.

Artrose

A artrose é um problema que acontece devido ao desgaste da cartilagem articular e por alterações da estrutura óssea.

Das doenças designadas como reumáticas, a artrose, segundo o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia, é a mais frequente, representando cerca de 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.

Segundo o especialista Juraci Rosa de Oliveira, a artrose pode afetar todas as articulações, especialmente as articulações de carga, como o joelho.

“A artrose vai provocando uma destruição gradativa da cartilagem articular e a medida que isso vai progredindo, vai desenvolvendo dor, limitação de movimento, rigidez articular, deformidade e limitação para as atividades diárias de trabalho, esporte e até mesmo de locomoção”, esclarece Juraci.

Veja tambémOnde comprar chá de canela de velho? Saiba mais sobre essa planta

Embora não tenha cura, a artrose é um problema que possui tratamento. Procure um especialista da área para avaliar de perto cada caso.