8 receitas de chás descongestionantes para o nariz

Para resolver o problema de nariz entupido aposte nas receitas de chás naturais

É um engano constante das pessoas pensarem que assoando o catarro, o nariz vai desentupir. Isso porque, por mais que seja atribuído à coriza, não é ela quem atrapalha a respiração.

O grande responsável por isso são pequenos órgãos chamados de cornetos que incham quando aumenta o fluxo de sangue nos vasos, fazendo com que a passagem do ar seja obstruída.

Para aliviar esse sintoma, muitas pessoas recorrem aos descongestionantes. Porém, existem receitas de chá naturais que também podem amenizar o incômodo. Confira algumas receitas.

Chás descongestionantes

8 receitas de chás descongestionantes para o nariz

Foto: depositphotos

1- Chá de Pimenta de Caiena

Coloque uma xícara (de chá) de água para ferver. Quando isso acontecer, coloque ¼ de colher (de chá) de pimenta caiena em pó. Mexa e tome conforme seu nariz ficar entupido. Mas, lembre-se: isso é pimenta e pode arder bastante. Em alguns casos, vale até cheirar pimenta, embora a sensação de queimação incomode muita gente.

2- Chá de Gengibre

Ferva um pedaço da raiz de gengibre em duas xícaras de água por 10 minutos. Depois desse tempo, coe e coloque limão e mel a gosto para ficar mais gostoso. Tome uma xícara a cada três horas.

3- Chá de alho

O alho é um aliado poderoso do nosso sistema imunológico. Ele atua na prevenção de gripes e resfriados e também é capaz de combater a congestão nasal. Para isso, coloque uma xícara de água e dois dentes de alho inteiros. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver. Depois disso, coloque uma colher de açafrão e desligue. Deixe a mistura em uma panela fechada por 10 minutos. Coe e beba.

4- Chá de Limão

O limão é rico em vitamina C. Por isso, ele pode ajudar no descongestionamento nasal. Para isso, coloque o sumo de um limão misturado com água e leve ao fogo. Deixe ferver. Em seguida, desligue e tampe a panela. Tome assim que esfriar.

5- Chá de menta

Pegue algumas folhas de hortelã e coloque em 300ml de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois disso, desligue o fogo e mantenha a panela por 10 minutos. Por fim, coe e tome à vontade ainda quente, para que o efeito seja mais rápido.

6- Chá por inalação

Junte em uma panela dois litros de água com um punhado de sálvia, outro de hortelã e um de eucalipto. Além disso, use meia colher (de café) de sal. Misture tudo e coloque para ferver. Quando levantar fervura, retire essa panela do fogo e faça uma inalação do vapor desse chá.

7. Chá de tomate

O tomate é um fruto rico em vitamina C, primordial para evitar gripes, resfriados e reforçar o sistema imunológico. Prepare uma xícara do suco de tomate, uma colher de alho, uma de limão e uma pitada de sal de aipo. Ferva tudo e beba duas vezes ao dia.

8. Chá de feno-grego

Conhecido por ser um anti-inflamatório natural, você pode preparar o chá com 10 gramas das sementes do feno-grego em 300ml de água. Coloque para ferver, coe e tome.