8 drinks saudáveis para o Natal e Ano Novo

Algumas dessas bebidas são velhas conhecidas, mas suas versões saudáveis não. Confira

O Natal e Ano Novo estão chegando? Veja aqui 8 receitas de drinks saudáveis e deliciosos para essas festas. Aqui você vai aprender a fazer os melhores drinks e bebidas naturais e saudáveis, e que até crianças podem beber! Por isso, guarde logo na sua pasta ou caderninho de receitas!

Todo mundo sabe que ninguém quer passar as festas sem uma bebidinha gostosa na mão. Uns optam pelo famoso refrigerante, outros por bebidas alcoólicas (como champanhe ou batidas), e há aqueles que vão na tradicional cerveja. Mas, nenhuma dessas opções são saudáveis.

Pensando nisso, nós selecionamos as melhores receitas da internet de drinks que, além de deliciosos, fazem bem para a saúde. Por isso, se você está de dieta ou simplesmente evitando bebidas que prejudicam a saúde, a solução está aqui! Veja abaixo as receitas e benefícios de cada drink!

8 drinks saudáveis para Natal e Réveillon

Neste tópico, você encontrará as receitas dos drinks saudáveis mais gostosos que existem. Listamos os 8, do mais fácil de preparar até o mais complicado. Contudo, vale muito a pena preparar todos pelo menos uma vez na vida! Confira:

Limonada com gás

Primeiramente, vamos com a tradicional, querida e muito saborosa limonada! Esta é uma bebida que a maioria das pessoas gosta! Por isso, aprenda a transformá-la em um drink maravilhoso que substitui os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

Receita: Junte 500ml de água com gás bem gelada com o suco de 1 limão grande (do tipo taiti). Adicione 2 colheres de açúcar refinado e misture bem! Corte outro limão em rodelas e distribua nos copos junto com cubos de gelo para servir.

O limão é uma fruta rica em vitamina C e potássio. Além disso, tem efeito antisséptico, adstringente e possui antioxidantes, que ajudam no combate ao envelhecimento precoce e previnem doenças.

Vale lembrar também que esta é uma receita imediata, ou seja, tem que ser produzida e consumida logo após o preparo. Isto porque o suco do limão vai oxidando com o tempo e se tornando mais azedo. Essa bebida pode ser consumida até mesmo por crianças. Mas não ofereça bebidas com gás para menores de 5 anos.

Veja também: 8 saladas especiais para as festas de final de ano

Cidra de morango

Conhecido por vários nomes, esse drink é bastante famoso nas festas e eventos, porém na sua versão alcoólica. É muito conhecida como uma bebida de verão, devido ao fato de ser servida bem gelada. Veja como preparar:

Receita: Tire as folhas de 6 morangos, lave-os e congele. No liquidificado, adicione 1 copo de cidra de maçã sem álcool, os morangos congelados e bata até misturar bem. Em uma copo de vidro, adicione cubos de gelo à bebida e decore o copo com 1 morango na borda.

O morango é uma fruta rica em antioxidantes (que combate os radicais livres). Além disso, possui antocianinas e ácido elágico em sua composição. A soma dos seus nutrientes promove a prevenção de doenças do coração, inflamações e até mesmo o câncer.

Como esse drink leva cidra, procure a versão sem álcool e sem açúcar (ou com pouca quantidade). Compare entre as marcas olhando as tabelas nutricionais dos rótulos. Opte pela que tiver menos açúcar, acidulantes e conservantes na composição.

Drink “Maracugina”

Não, não estamos falando do remédio. Simplesmente é um drink que leva maracujá e tangerina! As pessoas acabaram dando esse nome ao drink como uma forma de brincadeira. Ele é muito fácil de preparar!

Receita: Descasque e separe os gomos de 1 tangerina, tire as sementes também. Distribua em dois copos. Corte 1 maracujá ao meio e com uma colher retire a polpa (cada metade em 1 copo). Com a mesma colher, esmague o conteúdo do copo. Adicione gelo e a cidra sem álcool até encher.

Esse drink é uma delícia e super refrescante. Como o maracujá é bem doce, você pode optar por usar uma cidra sem açúcar, o que aumenta os benefícios.

O maracujá possui vários nutrientes como vitamina A, C e sais minerais que fazem muito bem ao organismo! Já a tangerina é ótima para aumentar a imunidade e combater doenças causadas por vírus, como gripes e resfriados.

Ah, uma dica! Não exagere no consumo desse drink. Lembre que o maracujá tem ativos calmantes e pode acabar lhe dando sono. Antes da virada do ano, por exemplo, a sonolência pode ser um problema.

Batida de morango

A batida de morango também é uma bebida super conhecida. Quem nunca tomou batida de frutas em natais e ano novo? Mas tá na hora de você conhecer a versão saudável desse drink e surpreender todos com essa delícia gelada!

Receita: No liquidificador, adicione 6 morangos picados e congelados e 1 lata de leite condensado de soja. Bata até ficar homogêneo. Depois, adicione pedras de gelo e a mesma medida da lata de champanhe sem álcool e sem açúcar. Bata tudo. Decore o copo como 1 morango na borda!

Você nunca tinha ouvido falar sobre o leite condensado de soja? É um produto comum na vida de quem é vegano. Pode ser encontrado em lojas de artigos naturais ou mesmo em grandes supermercados. Você também pode usar o leite condensado diet, mas vai tirar alguns benefícios do drink.

Como já citado, o morango é uma fruta antioxidante capaz de prevenir várias doenças como problemas cardíacos e inflamações.

Drink “Mar de estrelas” (Carambola)

Além de super divertido, o drink Mar de Estrelas leva carambola: uma fruta deliciosa e bastante saudável! Confira:

Receita: Lave e corte em rodelas 2 carambolas. Esmague 2 rodela da fruta e distribua em 2 copos longos junto com as rodelas não amassadas. Complete com cidra sem álcool bem gelada e pronto! Você pode decorar o copo com 1 estrela de carambola na borda.

A carambola é uma fruta antioxidante, ricas em vitaminas como a A, C e algumas do complexo B. Serve para fortalecer as defesas do corpo, previne resfriados e combate radicais livres que causam o envelhecimento das células. Lembre de comer as carambolas quando acabar a cidra do copo. Assim, você vai consumir os benefícios naturais da fruta.

Drink verde de kiwi e limão

Quer ter o paladar surpreendido por um drink super saboroso e saudável. Veja essa receita de drink que leva kiwi, limão e hortelã!

Receita: Lave e corte em rodelas 1 kiwi. Coloque em 1 copo junto com 2 folhas de hortelã picadas. Esmague tudo usando um garfo. Corte ½ limão em rodelas. Coloque metade no copo e o restante coloque apenas o suco. Complete com cidra sem álcool.

Do limão, já falamos os benefícios acima. Já sobre o kiwi, você sabia que é uma das frutas mais nutritivas do mundo? Possui vitamina C, magnésio, potássio e vários outros nutrientes e sais minerais. O kiwi faz bem para a pele, melhora a circulação e a pressão, previne doenças do coração e é antioxidante!

Veja também: 8 pratos principais saudáveis para ceia de Natal

Coquetel de pêssego

Essa é uma receita simples e bem saborosa! Veja a receita abaixo:

Receita: Coloque em uma tigela 4 pêssegos em calda e esmague com uma colher. Coloque a massa de pêssego em dois copos, adicione gelo e ½ copo de cidra sem álcool. Misture e decore como preferir!

O pêssego é uma fruta meio difícil de encontrar no Brasil, mas é rica em nutrientes. Entre os principais estão as vitaminas A, E, K e seis vitaminas do complexo B. No geral, é uma fruta que melhora a imunidade, a visão e circulação.

Os pêssegos em calda possuem os mesmo nutrientes, porém, vêm com mais açúcar. Por isso, pode comê-los tranquilamente se não tiver problemas com o consumo de açúcar. Mas não exagere!

Sangria sem álcool

Que a sangria é famosa todo mundo sabe, mas poucos conhecem a versão natural e saudável dessa bebida!

Receita: Em 1 ½ litro de cidra de maçã sem álcool adicione as seguintes frutas lavadas: 2 tangerinas, 100 g de uva verde, 2 maçãs vermelhas, 1 maçã verde, 3 kiwis e 3 rodelas de abacaxi. Com exceção das maçãs e uvas, todas as frutas devem estar descascadas. Por fim, adicione 650 ml de suco de uva natural e 1 xícara de suco de laranja. Misture bem.

A cidra natural é, literalmente, um combo de vários nutrientes de várias frutas diferentes. Por isso, não tem como listar todos os benefícios. Mas, de modo geral, podemos dizer que vai fazer muito bem a imunidade, é super antioxidante e ajuda na saúde da pele e no emagrecimento.

Quais bebidas evitar?

Agora que você já sabe quais são os drinks saudáveis e deliciosos para substituir as bebidas cheias de exageros no Natal e Ano Novo, tá na hora de saber quais bebidas evitar.

  • Bebidas destiladas: Algumas delas têm alta quantidade de álcool, que prejudica a saúde e pode causar aquela enorme ressaca!
  • Aguardente: Essa bebida ganha um local especial nessa lista porque causa embriaguez rapidamente, seu cheiro impregna na pele e roupas e causa ressaca.
  • Batidas cremosas: Geralmente levam leite condensado e creme de leite na receita, o que é uma bomba calórica.

Além dessas dicas, vai a principal delas quando o assunto é bebida: Não misture bebidas alcoólicas! A embriaguez vem rapidamente dessa forma, assim como pode causar enjoos, mal-estar, tontura e, claro, uma enorme ressaca!

Como evitar ressaca?

Não tem segredo: muita água e boa alimentação! Muita gente tem diversos truques e dicas que não servem para nada. O único jeito de evitar a ressaca depois da embriaguez é se hidratando muito, bastante, muitão mesmo!

A ressaca nada mais é do que a falta de água no organismo (no cérebro e cabeça, principalmente). O fígado vai usar a maioria da água do corpo para tentar metabolizar o álcool. Sem contar que se urina mais quando se bebe, o que aumenta a desidratação.

Por isso, a conta é bem simples: para cada copo de álcool, 1 copo de água! Beba água também antes de dormir. Dessa forma, a ressaca não vai vir ou vir bem fraca.

Veja também: Aprenda a fazer uma ceia de Natal totalmente vegana

Já estou de ressaca: O que fazer para ela passar?

Por fim, vamos te dar dicas de como curar a ressaca mais rápido, se você já está passando por ela! Se liga nas dicas a seguir.

Para curar a ressaca mais rápida, tome bastante água, sucos de frutas com açúcar ou soro caseiro. Evite comer alimentos pesados e gordurosos. Tome café puro e bem forte, sem açúcar. Evite a claridade e tente dormir mais do que o costume.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.