Mude sua rotina: 6 remédios naturais para viver bem

Entre as mudanças de hábitos estão: beber bastante água, regularizar o sono e a alimentação

Para viver bem é necessário, primordialmente, cuidar da saúde. Desta forma, é necessário que o indivíduo mude os seus hábitos, adotando um estilo mais saudável. Isto porque, prevenir é a melhor maneira de cuidar do bem-estar do corpo e da alma. Ao longo do tempo as mudanças vão surgindo e melhorando a qualidade de vida.

Pequenos hábitos rotineiros podem mudar a saúde para melhor, trazendo diversos benefícios. Influenciado pelo programa de mudanças da empresa SuperBom, especialista em produtos saudáveis, o Remédio Caseiro traz seis dicas para se colocar em prática e assim desfrutar de uma maior qualidade de vida. Confira!

6 dicas para viver melhor

1. Pratique exercícios

Wanna see your pictures posted in our account? Apply for a feature on worlderunners.com/feature (link in my bio: @worlderunners) #worlderunners | "It’s not about the gear. It was never about the gear. It will never be about the gear. Don’t get me wrong – I like cool stuff. Funky sunglasses, off beat shorts and colorful beanies make life fun. And tools are great — the latest gadgets allow us to share our activities, hold us accountable and help keep us on track to achieve our goals. But when the accoutrements begin to overshadow the what and how, we inevitably lose sight of the WHY – something that should be revered and protected. And never undermined or sacrificed. Bottom line? Don’t let the gear get in the way. And never ever let your lack of toys become a reason to sit on the sidelines and prevent you from just getting out there and DOING. (?: @richroll) Follow @worlderunners for more.

A post shared by Runners | Running | Adventure (@worlderunners) on

Quem deseja ter qualidade de vida e uma boa saúde precisa estar atento à pratica de esportes, mantendo-se ativo ao longo de toda a semana. Para a Organização Mundial da Saúde, os iniciantes devem fazer exercícios pelo menos três vezes na semana, durante uma hora. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, os benefícios das atividades físicas vão além da redução de peso.

“Um estudo de revisão lançado em 2015, publicado na revista ‘Cell’, apontou o exercício como fator protetor contra o desenvolvimento de mais de 17 tipos de doenças diferentes”, informa a instituição médica em seu site.

2. Aproveite o sol

Fin quando la nostra identità è in funzione di qualcun altro siamo dei riflessi. Trova la tua presenza! ✋?

A post shared by Daniele Di Benedetti (@danieledibenedetti) on

O sol é um grande amigo da saúde, pois ele é responsável pela síntese de vitamina D na pele. Este nutriente é essencial para fortalecer os ossos, evitar problemas nessas mesmas estruturas e eliminar a possibilidade de raquitismo. Além disso, os raios solares proporcionam equilíbrio na circulação, auxiliando na eliminação de toxinas do corpo.

Porém, é importante ressaltar que existem horários apropriados para tomar um banho de sol, são eles: pela manhã até às 9h e a tarde depois das 16h.

3. Atenção com a respiração

Inspirar e expirar são ações que acompanham os seres vivos desde o nascimento até a morte, por isso são vitais à vida. Realizar estes processos da respiração de forma intensa aumenta a produção de endorfina, hormônio mediador responsável por estimular a imunidade, o sentimento de bem-estar e eliminar as dores. Respirar também elimina a sensação de ansiedade.

4. Alimentação adequada

“Quanto mais colorido e variado estiver o prato, melhor será o equilíbrio nutricional. Isso é oferta de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e compostos bioativos benéficos à saúde”, informa o Hospital Albert Einsten. Assim, de acordo com os profissionais de nutrição da unidade, a alimentação adequada consiste em três pilares, são eles: variedade, moderação e qualidade.

5. Regularidade do sono

Regularizar o sono é um passo extremamente importante, uma vez que tanto o excesso como a escassez podem ser prejudiciais. Enquanto dormir muito pode provocar estado de cansaço, contribuir com o aumento de peso e ainda causar estresse; dormir pouco é capaz de prejudicar o raciocínio, causar falta de reflexo e ainda aumentar a falta de atenção. Sendo assim, regule os horários de dormir, inclusive nos fins de semana, nem menos e nem mais.

6. Consuma bastante água

Limpa, transparente, fonte de energia… Beber a grandes tragos extingue a sede #ficaadica #agua #luz #photo #galao #galaodeagua #water #follow #yolo #sede #matandoasede #boom

A post shared by Gabriela Germano (@gabigermain) on

“A água é um importante aliado para manter o corpo hidratado, principalmente em dias mais quentes”, ressalta o Hospital Albert Einsten. Ainda segundo a unidade, devido a importância desse líquido, é ideal ingerir de 5 a 10 copos de água por dia. Sendo assim, crie o hábito de se manter hidratado, seja no trabalho, na academia, no trânsito etc.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.